(1,0)
No mundo contemporâneo, as competições esportivas, particularmente as internacionais, envolvem grande número de atletas e as atenções de um público gigantesco, assim como interesses financeiros de grande porte.
Para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro entrou em disputa com grandes cidades, tendo vencido fortes concorrentes, como Madri, Tóquio e Chicago.
Demorou cerca de dez minutos a votação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que tornou o Rio de Janeiro sede dos Jogos de 2016. Demorou 17 anos para o Brasil concretizar o sonho olímpico. Demorou 113 anos para a América do Sul ter direito a receber o maior evento multiesportivo do planeta. A decisão torna o Brasil o centro esportivo mundial na próxima década: a Copa de 2014 já estava garantida. Folha de S.Paulo, 3/10/2009, 'Especial', p. 1 (com adaptações). Com base no texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem. Capital do Brasil até a inauguração de Brasília, o Rio de Janeiro será a primeira cidade sul-americana a sediar uma Olimpíada.
A decisão histórica a que o texto se reporta deve ser entendida como o retorno, ainda que de forma atenuada, aos tempos da polarização ideológica que caracterizava a Guerra Fria.
Ao se afastar do comando do governo cubano, por problemas de saúde, Fidel Castro foi substituído por seu irmão Raul Castro, que o acompanha desde o início do processo revolucionário no país.
O atual presidente norte-americano, Barack Obama, demonstra disposição em mudar o comportamento de seu país em face de Cuba, relação que se tornou conflituosa desde a adoção do socialismo pelo regime castrista.
Em todos os países das Américas, ocorreram manifestações populares de regozijo pela volta de Cuba aos quadros da OEA , em clara demonstração de apoio ao regime cubano e de oposição à grande potência continental.
Em decisão histórica, a reunião da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009, tornou sem efeito a resolução que excluía Cuba do Sistema Interamericano de Nações. Passaram-se 47 anos de isolamento desde a reunião de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando foi oficializado o afastamento da ilha. Folha de S.Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue os itens seguintes. Na atualidade, governos como os da Venezuela, Bolívia e Equador defendem posições políticas assemelhadas, algumas delas claramente convergentes, e tendem a prestar apoio e solidariedade ao regime cubano.
A questão ambiental passou a fazer parte da agenda do mundo contemporâneo desde as décadas finais do século passado e tem ampliado sua importância, realidade que se manifesta no trabalho de especialistas, na atuação de setores organizados da sociedade, em reuniões multilaterais e em ações governamentais.
No Brasil, o tema do meio ambiente, conquanto adotado por organizações não-governamentais, centros de pesquisa e instituições acadêmicas, é pouco presente no debate político, nem mesmo conquistou espaço na estrutura político-administrativa do Estado.
Infere-se do texto que o uso maciço do petróleo como matriz energética do sistema produtivo mundial está com os dias contados.
Entre as enormes consequências das mudanças climáticas, a que o texto alude, são apontados por muitos estudiosos a elevação do nível dos mares e seus efeitos trágicos para determinadas regiões litorâneas.
Devido ao estágio de desenvolvimento econômico e ao grau de sofisticação tecnológica alcançado, os Estados Unidos da América (EUA) são, ao mesmo tempo, uma das maiores economias do mundo e o país cuja taxa de emissão de gases poluidores na atmosfera é a menor.
Segundo o premiado cientista a que o texto se refere, para se resolverem definitivamente os problemas decorrentes do aquecimento global é suficiente que os países mais ricos do mundo reduzam significativamente suas emissões de dióxido de carbono.
O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em 1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das mudanças climáticas, além da necessidade de redução das emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir para as enormes consequências das mudanças climáticas, o cientista admitiu que a dependência mundial em relação aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as energias renováveis não serão consagradas totalmente nos próximos 50 anos. Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem. Embora não tenha sido ratificado pelos EUA, o Protocolo de Kyoto consistiu em tomada de posição política multilateral e, ainda que considerado pouco abrangente por muitos, constituiu uma espécie de ponto de partida para uma ação global com o objetivo de reduzir as agressões à natureza advindas de um modelo econômico historicamente predatório.
Recuperar senha