(1,0) As fronteiras contemporâneas, cada vez menos porosas, exigem atenção moderada no campo da defesa nacional.
(1,0) Entre as ações do poder público consideradas importantes instrumentos para enfrentar situações de acentuada carência material de milhões de brasileiros, o Programa Bolsa Família apresenta enorme capilaridade e, ao contrário de programas semelhantes, tem no vigoroso controle social de suas ações - com o pleno envolvimento das comunidades e dos governos municipais e estaduais - a principal razão de seu êxito.
(1,0) A denominada globalização pressupõe, entre outros importantes aspectos, a ampliação do comércio em escala planetária, o que, pelo menos em tese, requer a redução ou mesmo a eliminação das barreiras que dificultam a circulação de bens e de capitais.
(1,0) A valorização do euro, que está na base do atual dinamismo da economia do Velho Mundo, decorre de sua adoção por todos os integrantes da União Européia, o que conferiu à moeda única do bloco a força de que necessitava para se impor ao dólar norte-americano.
(1,0) Segundo os especialistas, o progresso do Brasil no comércio mundial, altamente competitivo, em muito depende da formulação e da adoção de consistentes políticas industriais, que, entre outros resultados, induzam ao aumento das exportações de manufaturados.
(1,0) Mais de 340 pessoas - entre elas 155 crianças - morreram no desfecho trágico da tomada de reféns na escola de Beslan. Funcionários dos hospitais da região indicam que pelo menos 531 pessoas foram hospitalizadas, das quais 336 eram crianças. O presidente russo Vladimir Putin culpou o terror internacional pelo ataque, após visitar o local do massacre e ordenar o fechamento das fronteiras da região da Ossétia do Norte, para evitar a fuga de um número indefinido de terroristas que escapou. Para especialistas ocidentais, a operação das forças de segurança russas foi um fiasco total. Mortos no massacre passam de 340. In: O Estado de S. Paulo, 5/9/2004, capa (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando algumas características marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens que se seguem. A ação do terrorismo internacional, na atualidade, assusta a opinião pública mundial, eleva consideravelmente os gastos governamentais com segurança e dissemina o temor ante a expectativa de ataques a qualquer tempo e lugar.
(1,0) Osetor de turismo é umdosmais importantes, e encontra- se em franco desenvolvimento no Rio Grande do Norte. Apesar de inúmeros aspectos favoráveis ao desenvolvimento desse setor, outros, de certa forma, limitam seu melhor aproveitamento. Um fator favorável e o outro limitante ao seu aproveitamento são, respectivamente:
(1,0) Pobreza, guerras civis, AIDS e, mais que tudo, exclusão social, tecnológica e econômica no mundo globalizado marcama atual situação do continente africano. Além das considerações acima, inúmeras outras podem ser feitas em relação ao continente africano. Assinale a alternativa que NÃO retrata uma caracterização do continente.
(1,0) AAssembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1milhão de hectares de florestas. O ato foi formalizado por leis complementares. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares – o equivalente amais de seis cidades de São Paulo. Abaixo, você encontra uma opção que destaca corretamente a justificativa para a medida aprovada pelo Poder Público. Assinale-a.
(1,0) Responda esta questão com base na previsão do tempo para 19/08/2009. Mais uma “friagem” deve atingir Rondônia esta semana – a quinta do ano – provocando acentuado declínio nas temperaturas, principalmente no sul e oeste do estado. A justificativa para o avanço da frente fria na região Norte, nesta época do ano é:
(1,0) O Brasil subiu quatro posições no ranking global de bem-estar das populações em 2010. Saltou da 77ª para a 73ª colocação. A escalada brasileira de quatro posições obtida em 2009 foi o melhor desempenho no ranking, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – refletem o país de 2009 para a maioria dos indicadores e poderíamos estar em melhor posição caso tivesse havido avanços em todos os setores avaliados pela ONU. Neste caso, o setor que pode ter impedido umamelhor colocação para o país foi:
(1,0) Os principais líderes mundiais estiveram reunidos em Seul, capital da Coreia do Sul, durante a segunda semana de novembro, para debaterem problemas relacionados à economia mundial, principalmente a questão cambial, já que a prática chinesa de manter a sua moeda desvalorizada artificialmente é considerada uma prática desleal pelas demais nações. Devido à prática cambial chinesa, o comércio internacional está sendo marcado por:
(1,0) Ao se analisar a situação econômica da região Norte, pode-se constatar que a geração de energia comprometeu o seu crescimento e o grande obstáculo para ummelhor desempenho no setor foi:
(1,0) “Os lagos formados pelas barragens das usinas hidrelétricas de Jirau e do Santo Antônio, que serão construídas ao longo do rio Madeira, em Rondônia, deverão ser maiores do que o sugerido nos estudos de impactos ambientais realizados por técnicos de Furnas Centrais Elétricas e da Construtora Norberto Odebrechet.” Do ponto de vista geográfico, as hidrelétricas vêm desempenhando um papel destacado no processo de desenvolvimento econômico brasileiro. No entanto, na fase de construção, elas causam diversos impactos diretos sobre o meio ambiente, conforme sugerido na notícia acima e constatados na realidade. Entre eles: I. esvaziamento demográfico com movimentos migratórios em direção às cidades. II. terraplanagem para a instalação das obras de apoio. III. desmatamento em grande escala para a abertura de estradas. IV. grandes mudanças climáticas. V. possível alteração do curso do rio nas proximidades da obra. Estão corretas:
(1,0) “Ruanda, na África, é um exemplo radical de como o favorecimento racial pode gerar desastres. Quando tomaram o país, os colonizadores belgas encontraram dois grupos sociais, tutsis e hutus, que viviam em paz. Os belgas criaram cotas para favorecer os tutsis no serviço público. Após a independência, nos anos 1960, os hutus tomaram o poder e inverteram o favorecimento. Surgiu um conflito, que culminou no genocídio de 1994, quando os hutus exterminaram 1milhão de tutsis.” Tendo como reflexão o texto acima e o sistema de cotas raciais implantados pelas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, podemos afirmar que:
Recuperar senha