(1,0)
Segundo os PCN de ARTE, a experiência do Teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a tolerância e a convivência com a ambiguidade. No processo de construção dessa linguagem, o jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua imaginação criadora com a prática e conscientizando-se disso por meio da observação de regras. O Teatro, como diálogo entre palco e plateia, pode-se tornar um dos parâmetros de orientação educacional. As aulas de Teatro, para tanto, deverão integrar-se
A fala pode ser considerada como primeiro texto. É nos jogos simbólicos da primeira infância que nasce o texto. Esse fio condutor pode ser retomado pelos jogos teatrais, nas aulas de Teatro, nas quais o exercício espontâneo com a fala promove processos de cooperação que brotam, geralmente, do trabalho focado no(s) plano(s)
A utilização dos jogos tradicionais visando ao aquecimento pode contribuir para reunir os jogadores, fazendo com que aceitem as regras dos jogos e compreendam as vantagens de jogar. Tais procedimentos também contribuem para
Qualquer jogo tradicional é realizado tendo, como suporte, certo número de regras aceitas para colocá-lo em movimento. Os Jogos Teatrais apresentam como pressupostos básicos a combinação de regras que são estabelecidas entre os jogadores. Para que o jogo se encaminhe de forma satisfatória, é necessário que haja
O conceito de Ações Físicas, elaborado e colocado em prática por Stanislavski, pressupõe que o ator, para a construção de personagens, utilize elementos que abrangem
A atuação do ator na Europa do século XIX era concretizada pelo representar, seguindo certos códigos, constituídos por poses e gestos que corresponderiam a situações, sentimentos, etc. A partir das pesquisas e experimentos de Delsarte e Stanislavski, entre outros, efetua-se um deslocamento conceitual fundamental que passa a conceber a passagem da representação à
O dramaturgo e teatrólogo Bertold Brecht é uma das fortes influências da linguagem teatral. Suas experimentações são consideradas referências para os estudos teatrais. Brecht chegou a um conceito próprio de epopeia para tornar o espetáculo mais eficaz na luta social, fornecendo meios para a realização do Teatro político, denominado Teatro Épico.Como forma de narrativa, o Teatro Épico é caracterizado, principalmente, a partir de
Determinado movimento artístico, por volta dos anos de 1880 e 1890, preconizou uma total reprodução de uma realidade não estilizada e embelezada. As características básicas de sua representação são• o meio, através de seus cenários verdadeiros;• a língua empregada sem modificações dos diferentes níveis de estilo;• a interpretação do ator que visa à ilusão.Esse movimento que influenciou uma corrente contemporânea, incluindo o boulevard e as telenovelas, é conhecido como
A dramaturgia teatral da Renascença tem como um dos seus maiores expoentes o inglês William Shakespeare. Na perspectiva e no conteúdo geral da obra desse dramaturgo, encontra-se a súmula de uma grande época, remetendo a uma universalidade.Nesse sentido, é correto dizer que a obra de Shakespeare abrange, principalmente,
Recuperar senha