(1,0)
De acordo com o método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), relacionado à avaliação dos estoques, o valor unitário de cada item no estoque é variável, devendo ser redefinido a cada nova entrada de item.
O estoque de segurança é criado a partir da antecipação de uma demanda futura conhecida.
Considere que se deseje acomodar, em um galpão, 20.000 caixas de determinado produto sobre pallets. Nessa situação, se, sobre cada pallet, for possível acomodar, no máximo, 50 caixas e se a altura do galpão permitir a utilização de três pallets por posição, serão necessárias, no mínimo, 140 posições de pallets para a acomodação das referidas caixas.
Durante o processo de inventário, é imprescindível que se proceda a uma segunda contagem dos itens para a conferência da primeira contagem, ainda que por amostragem.
Em um sistema ideal de revisão contínua, o ponto de pedido é determinado com base no consumo médio mensal, no tempo de reposição e nos estoques mínimo e máximo.
O estoque de segurança destina-se ao consumo normal da instituição no período compreendido entre o momento do pedido e o da entrada efetiva do produto no almoxarifado.
No processo de fornecimento por pressão, a entrega de material ao usuário ocorre mediante tabelas de provisão, previamente estabelecidas pelo setor competente, nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário.
No Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), são cadastradas e habilitadas, parcialmente, as pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em participar de licitações realizadas por órgãos e(ou)entidades do Poder Executivo Federal. Nesse sistema, também é acompanhado o desempenho dos fornecimentos contratados.
A descrição do material para o pedido de compra elaborada pelo método referencial identifica indiretamente o item, por meio do nome do material, aliado ao seu símbolo ou número de referência estabelecido pelo fabricante, não representando necessariamente preferência de marca.
Compras e doações são as únicas origens de recebimento de bens patrimoniais nos órgãos sistêmicos.
Julgue os itens que se seguem, acerca de administração de material. A eficiente gestão de recursos materiais de uma organização compreende etapas relativas à adequada identificação de fornecedores, compras, transporte e armazenagem, bem como a informações financeiras e gerenciais que confiram confiabilidade ao processo.
Estoques são considerados um dos ativos mais importantes das empresas porque representam a possibilidade de conseguir uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Para efeito contábil, os estoques são classificados em cinco categorias. Aquela que diz respeito aos itens utilizados nos processos de transformação em produtos acabados é:
A Empresa X utiliza o sistema de reposição periódica de estoque. O pedido de reposição da peça M34 é feito no dia 20 dos meses pares do ano. O estoque existente no dia do pedido é de 1.250 unidades. O estoque da peça não pode ultrapassar 3.500 unidades. A quantidade a ser pedida, em unidades, é de:
As empresas necessitam ter estocadas peças de reposição, matérias-primas, produtos em processos, produtos acabados. Sem estoque é impossível trabalhar e atender ao mercado comprador, pois nele está o suprimento de todas as atividades produtivas. Altos estoques de qualquer natureza geram conflitos internos na organização, pois implicam perdas financeiras. A conciliação dos conflitos inclui uma política de estoque que deve focalizar o(a):
Uma empresa mantém em níveis muito baixos, quase zero, o estoque de produtos acabados. A característica dessa empresa é:
Recuperar senha