(1,0)
Segundo o estudo comparativo das duas teorias de Douglas M. McGregor quanto ao estilo de administrar, marque (F) para as Falsas e (V) para as Verdadeiras: ( ) A teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou objetivos pessoais. ( ) A teoria Y afirma que as pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras. ( ) A teoria X afirma que as pessoas são ingênuas e sem iniciativa e que precisam ser controladas e dirigidas. ( ) A teoria Y propõe um estilo de administração francamente participativo, baseado nos valores humanos e sociais. A seqüência correta de cima para baixo é:
A teoria administrativa na qual a organização é visualizada como um organismo social que tem vida e cultura próprias, onde se desenvolvem estilos de administração e sistemas de organização para lidar com as pessoas é a:
Para Maslow as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação. Nesta hierarquia de necessidades, visualizadas por Maslow como uma pirâmide, são consideradas necessidades secundárias, EXCETO:
Frederick Herzberg formulou a chamada teoria dos dois fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Esses dois fatores são especificamente:
O conceito de homo economicus, segundo o qual toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais está diretamente relacionado a administração:
Com base nos conceitos gerais e no histórico da administração, julgue o item abaixo.
Os modelos de administração, organização e sociedade que emergiram da Revolução Industrial tiveram Marx como um de seus principais críticos, o qual exerceu forte influência sobre sindicatos e partidos políticos. Entre outros aspectos, Marx propunha, em contraposição ao poder dos capitalistas sobre o Estado, um modelo alternativo de gestão embasado na propriedade coletiva dos meios de produção.
A respeito de administração financeira, julgue o próximo item.
As decisões financeiras inerentes à atividade de uma empresa - de captação e aplicação de recursos - são interdependentes, pois a viabilidade dos negócios a longo prazo tem de assegurar aos capitais investidos na empresa remuneração superior ao retorno esperado pelos investimentos que ela realiza.
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje, 65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
As mudanças previstas para 2050 na estrutura da população brasileira demandam um consistente processo de planejamento, que pressupõe o desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras. Como a organização Previdência Social opera em ambientes complexos, devem ser gerados cenários alternativos para as futuras ações, analisando-se o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
O planejamento operacional está relacionado com a adaptação da previdência social ao ambiente mutável externo, ou seja, está focalizado no exterior da organização.
Para se alcançar uma situação de equilíbrio na previdência social nos próximos anos, deve-se garantir, no planejamento, que os objetivos de nível mais elevado - os fins - estejam claramente interligados aos objetivos de nível mais baixo - os meios.
Para se detectarem as causas do problema e se estabelecer uma relação de causa e efeito do desequilíbrio da previdência social, é recomendada a utilização da técnica GUT.
As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do modelo de previdência vigente podem ser identificadas por meio da análise SWOT.
A análise SWOT aponta o envelhecimento da população brasileira como um dos exemplos de fraqueza do modelo de previdência social.
Um planejamento estratégico do INSS que vise à obtenção de respostas para solucionar os problemas deste novo contexto de envelhecimento deverá ter uma visão de longo prazo.
Um exemplo de ameaça no âmbito do INSS, de acordo com a análise SWOT, seria o caso em que os técnicos que realizam os cálculos e projeções atuariais não tivessem formação necessária para realizar corretamente essa atividade.
Recuperar senha