(1,0)
O tipo de administração definido como “uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações” é a administração”:
O ambiente empresarial pode ser composto pelo ambiente imediato e pelo macroambiente. A alternativa que apresenta apenas elementos do ambiente imediato é:
Em administração, pode-se identificar pelo menos três tipos de sistemas organizacionais no ambiente empresarial: o social, o estrutural e o tecnológico. A alternativa que apresenta um componente de cada sistema, na ordem apresentada acima, é:
Os autores Fayol, Follett e Barnard foram os principais personagens a enfatizar os aspectos:
Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acon- tecimentos. Leia atentamente a relação de eventos em Administração apresentada abaixo.
1. expansão do movimento do controle estatístico da qualidade na indústria de guerra 2. aplicação em larga escala de microcomputadores 3. abertura das economias nacionais, enxugamento do Estado e surgimento de mercados globais 4. a riqueza das nações que descreve e advoga o princípio da divisão do trabalho e a especialização dos trabalhadores
A seqüência cronológica correta desses eventos é
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
Gestão estratégica compreende o modo de gerir uma organização com foco em resultados tangíveis, muito bem estruturados e predeterminados. Na prática, é planejar estrategicamente os passos da organização, definindo metas e objetivos, antevendo de certa forma o futuro, de modo a se prevenir e poder aplicar o quanto antes as ações corretivas necessárias.
Em relação a organização para a administração, julgue os itens a seguir.
Os tipos de estruturas organizacionais mais usuais são: clássica ou linear; funcional; linha e assessoria; comissional ou colegiada; matricial.
Estrutura organizacional é a forma pela qual representa-se graficamente uma organização formal.
As funções devem ser distribuídas de forma a assegurar equilíbrio na organização e evitar: duplicidade, omissão de funções essenciais e supervalorização de funções secundárias.
A organização deve ser estruturada em função das pessoas ou grupos que a integram e não em função de seus objetivos.
O ato fundamental em administração é a criação de estruturas organizacionais, que servirão de base para a aplicação das diversas técnicas administrativas. Na prática, pode-se definir organização como uma correlação de deveres ou funções para a consecução de objetivos específicos.
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens.
A qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível segundo a abordagem transcendental da qualidade.
A gestão da qualidade no âmbito dos serviços busca estabelecer de maneira objetiva os limites entre produção e consumo, ou seja, delimitar onde termina a produção e onde começa o consumo.
A abordagem da qualidade fundamentada no produto concentra-se basicamente nas práticas relacionadas com a engenharia e a produção.
No ciclo PDCA, o controle implica não só o estudo de um processo, mas também a observação de seus efeitos.
Recuperar senha