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Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
A satisfação é um fenômeno de natureza afetiva, mas não cognitiva, em que as pessoas demonstram o quanto gostam ou não dos diferentes aspectos do trabalho, evidenciando a qualidade de vida no trabalho.
Julgue os itens subsequentes, que tratam da organização racional do processo decisório e do processo racional de solução de problemas.
Disponibilidade de informações, conhecimento do assunto, tempo existente e conflito de interesses são fatores que afetam a decisão.
Uma decisão autocrática poderá ser utilizada com vistas à aceleração do processo decisório.
A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.
Acerca de estrutura e cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os problemas de controle na estrutura funcional podem decorrer do próprio sucesso da organização, resultado do aumento da complexidade interna provocada pelo natural crescimento no conjunto de bens e(ou) serviços ofertados pela organização.
A hierarquia na organização surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da mudança, julgue os itens que se seguem.
A improvisação organizacional é um tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.
As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.
O objetivo da mudança organizacional estratégica é alterar o posicionamento da organização em face do ambiente.
A escassez de recursos disputados, em termos de acesso e disponibilidade, pelos integrantes de um grupo provoca os conflitos de interesse.
A estratégia assertiva de gerenciamento de conflitos implica a adoção de comportamentos de compromisso e o engajamento dos integrantes do grupo.
A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e normas que são compartilhados pelos membros de uma organização e controlam a forma como eles se relacionam entre si, com fornecedores, clientes e membros externos.
A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade indicada para descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados na organização.
Em uma organização privada que, na condução de seus projetos, adota uma estrutura de matriz fraca, tanto o gerente como as equipes dos projetos desenvolvem trabalhos paralelos a suas áreas funcionais concomitantemente à atuação no projeto para o qual estão alocados, ou seja, não há alocação exclusiva desse pessoal para as atividades de projeto.
A organização privada que adota o modelo da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o nível de suas práticas de gestão tem a sociedade como critério de excelência a ser analisado.
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