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Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção quenão apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.
Considerado uma ferramenta de mudança organizacional, o planejamento estratégico pode ser caracterizado pelas seguintes afirmações,exceto:
Como instrumento gerencial contemporâneo, é correto afirmar sobre os mecanismos de rede:
Sobre o benchmarking, compreendido como um processo de pesquisa contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho, com o propósito de melhoria organizacional, é correto afirmar:
"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.
Sobre accountability, analise as afirmações que se seguem e selecione a opção que melhor representa o resultado de sua análise:( ) A accountability diz respeito à capacidade que os constituintes têm de impor sanções aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua missão e destituindo os que possuem desempenho insatisfatório; ( ) A accountability inclui a prestação de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestação de contas; ( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existência de eleições competitivas periódicas.
Considere a seguinte definição: Indicadores são desenvolvidos e utilizados pelos gerentes visando atingir metas organizacionais. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção que melhor representa o resultado de sua análise:( ) Uma das razões para que muitas empresas sejam incapazes de gerenciar a sua manutenção é a falta de indicadores de desempenho adequados;( ) A principal função dos indicadores de dempenho é indicar oportunidades de melhora dentro das organizações;( ) Medidas de desempenho devem ser utilizadas para apontar pontos fracos dos processos organizacionais.
O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.
Max Weber identificou a autoridade com base em preceitos racionais e legais, como o eixo das organizações burocráticas. Assinale a alternativa que corresponde aos três tipos de autoridade, segundo Weber.
A pesquisa operacional (PO), também chamada de ciência da administração, é um mérito quantitativo que ajuda no planejamento, na solução de problemas e no processo de tomada de decisão. Essa pesquisa pode ser baseada em uma metodologia, sobre a qual NÃO podemos considerar a característica descrita na alternativa:
No final da década de 1960, Henry Mintzberg realizou uma pesquisa com cinco executivos para determinar o que eles faziam no trabalho, e concluiu que os gestores desempenham dez papéis diferentes, separados em três grupos fortemente interligados, identificados corretamente na alternativa:
No âmbito organizacional, a tomada de decisão é um processo que demanda grande responsabilidade e precisão. As organizações podem até mesmo entrar em estado de falência caso efetuem uma decisão equivocada. De acordo com o livro Comportamento Organizacional, são comuns alguns erros e vieses na tomada de decisão. Assinale a alternativa referente ao viés conceituado como a tendência de fixar uma informação como ponto de partida e a dificuldade de ajuste diante de informações posteriores.
No final da década de 1960, Henry Mintzberg realizou uma pesquisa com cinco executivos para determinar o que eles faziam no trabalho, e concluiu que os gestores desempenham dez papéis diferentes, separados em três grupos fortemente interligados, explicitados na alternativa:
Considerando a estrutura de uma organização, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Dentro do ambiente organizacional, a percepção atua como uma ‘rede’ ou um filtro pelo qual a informação passa antes de causar impacto nas decisões e ações individuais. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno que ocorre quando um atributo é usado para desenvolver uma impressão geral sobre uma pessoa ou situação, como, por exemplo, formar opinião pela maneira de vestir, ou pelo corte de cabelo.
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