(1,0)
O preço internacional de uma cesta de produtos siderúrgicos é de R$ 1.500,00 a tonelada e o preço em uma economia fechada (autarquia) é de R$ 2.000,00 a tonelada. A demanda no país por produtos siderúrgicos é alta e o produtor nacional desses produtos é pequeno em relação ao mercado internacional. Sobre o impacto de políticas que afetam o fluxo de comércio, assinale a alternativa correta.
Seja C(q) uma função de custos totais de uma empresa para a quantidade q produzida. A respeito do comportamento das curvas de custos marginais e fixos, analise as afirmativas a seguir: I. Se C(q) = F + cq onde F e c são constantes positivas, então custos marginais são crescentes em relação a q, exceto quando q é zero e os custos médios, maiores que o custo marginal. II. Se C(q) = F + aq.2 onde F e a são constantes positivas, então custos marginais são crescentes em relação a q e a curva de custo médio é decrescente até determinado nível de produção q* positivo, passando a constante a partir de então. III. Curvas de custo marginal crescentes para toda quantidade q positiva implicam custos médios decrescentes para toda quantidade q positiva. Assinale:
O Estado, com o objetivo da tributação ótima, deve arrecadar uma dada receita tributária ao menor custo para a sociedade. Como os contribuintes com maior capacidade contributiva terão como estratégia serem vistos como contribuintes de menor capacidade contributiva e como os custos de fiscalização e punição são importantes, a tributação ótima caracteriza-se por:
A respeito do sistema de tributação, assinale a afirmativa incorreta.
A respeito das curvas de indiferença com relação aos bens X e Y, analise as afirmativas a seguir: I. Caso os consumidores prefiram ter mais dos bens X e Y a ter menos, as curvas de indiferença mais afastadas da origem são preferíveis às mais baixas. II. As curvas de indiferença convexas em relação à origem indicam uma preferência dos consumidores com relação à variedade de bens. III. As curvas de indiferença possuem inclinação positiva indicando que o consumidor está disposto a substituir um bem por outro. Assinale:
Quando a renda líquida enviada ao exterior (RLEE) é deficitária, pode-se dizer que:
A respeito da atuação das firmas nos diferentes ambientes de concorrência, analise as afirmativas a seguir: I. Firmas que atuam em mercados de concorrência perfeita maximizam o lucro ofertando a quantidade em que a receita marginal iguala o custo marginal. II. Firmas monopolistas maximizam o lucro ofertando a quantidade em que a receita marginal iguala o custo marginal. III. Na competição monopolística as firmas maximizam o lucro ofertando a quantidade em que a receita marginal iguala o custo marginal. Assinale:
A respeito das empresas monopolistas, é correto afirmar que:
A respeito dos custos de produção, analise as afirmativas a seguir: I. O custo variável médio cruza a curva de custo total médio no mínimo. II. Uma firma deve suspender a sua operação quando a receita total for inferior ao custo total médio. III. A curva de custo marginal intercepta as curvas de custo total médio e custo variável médio no mínimo. Assinale:
Uma seca no Centro-Oeste reduz a produção de soja. Ao mesmo tempo, é divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardíacos. Com base nesses dois eventos, a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de soja, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que apresente corretamente exemplos de despesas extraorçamentárias.
sabido que não são permitidas compensações no plano orçamentário. Dessa forma, os valores na proposta orçamentária devem constar pelos seus totais, sendo vedadas as deduções a título de ajuste ou compensação. Se não fosse dessa forma, ao elaborar a proposta orçamentária, um determinado Município, credor e devedor da União, poderia elaborar seu budget pelo valor líquido, o que dificultaria sobremaneira o entendimento e a execução orçamentária. O princípio citado acima corresponde ao (à)
A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, criada pela atual Carta Magna, inovou em matéria orçamentária ao estabelecer uma ponte, um link entre o PPA e a LOA. Nesse diapasão, compete à LDO, com base no previsto no PPA, dentre outros aspectos, elencar as metas e prioridades que deverão ser observadas na confecção do orçamento. Considerando o enunciado na Carta Magna e em outros normativos aplicáveis, é possível afirmar que ela NÃO conterá
Os créditos adicionais são autorizações concedidas ao chefe de Poder para que ele realize despesas além (ou de forma diferente) do que estava previsto no orçamento. Na prática, corresponde a uma autorização concedida pelo Poder Legislativo ao Poder Executivo. É necessário que essa autorização seja concedida por meio de lei, uma vez que o orçamento no Brasil é uma lei (LOA) e, para modificá-la, é preciso outra lei. Nesse diapasão, caso o Poder Executivo arrecade um valor maior do que o previsto (superávit na arrecadação), solicitará que o orçamento seja alterado, aumentando-se o poder de gasto. Assim, encaminhará ao Parlamento um projeto de lei pleiteando autorização para gastar um valor a maior em determinado programa de trabalho. Uma vez que a iniciativa no processo orçamentário compete ao Poder Executivo, somente ele poderá fazer esse encaminhamento. Ou seja, caso outro chefe de Poder (Judiciário ou Ministério Público) queira aumentar seu poder de gasto, deverá negociar sua solicitação com o Executivo. De acordo com a Lei 4.320/1964, os créditos adicionais compreendem três espécies, que alteram os valores originais constantes na LOA (créditos ordinários). A espécie que se destina a atender programas de trabalhos novos, que não estavam inicialmente previstos no orçamento, como, por exemplo, a criação de um novo órgão, pode ser definida como
Uma receita de imposto inscrita na dívida ativa, por não ter sido arrecadada no exercício em que foi previsto, começou a ser arrecadada no exercício da inscrição na dívida ativa, estendendo-se por 60 vezes mensais, de acordo com parcelamento combinado. Nesse caso pode-se afirmar que:
Recuperar senha