Com relação à tecnologia de redes sem fio baseada no padrão IEEE 802.11 (redes Wi-Fi), são feitas as seguintes afirmativas. I - A interligação de todos os pontos de acesso em uma rede (Wi-Fi) é baseada no protocolo IP; II - no campo Controle de Quadros de um quadro 802.11, o bit MF significa que haverá mais fragmentos; III - se for considerado como base exclusivamente a faixa nominal de frequências utilizadas pela rede Wi-Fi, os fornos de micro-ondas e os telefones sem fio operando em 2,4 Ghz podem ser considerados possíveis fontes de interferência. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre as redes do padrão IEEE 802.16 (WiMax), tem-se que a(o)
Dado o endereço IP 130.4.102.1 e máscara 255.255.252.0, qual é o último endereço IP válido na sub-rede?
Sobre pontes e hubs utilizados nas redes locais Ethernet, são feitas as seguintes afirmativas: I - os hubs não gerenciáveis utilizam o método de broadcast para enviar as informações através da rede, o que gera lentidão na troca de informações, uma vez que ocorre o aumento do domínio de colisão; II - as pontes podem ser utilizadas para ajudar a reduzir a propagação do tráfego de broadcast, além de unir segmentos de redes que utilizam diferentes tipos de pacote; III - as pontes montam uma tabela com os endereços MAC dos computadores da rede, chamada tabela CAM, que é utilizada no encaminhamento de quadros, sendo essa tabela montada à medida em que as pontes avaliam os quadros que passam por elas. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Acerca de sistemas e subsistemas de cabeamento estruturado e aspectos correlacionados, tem-se que
Com base no padrão 802.3af, afirma-se que
Dois dos protocolos data-link WAN mais populares são o HDLC e o PPP. Sobre esses protocolos, são feitas as seguintes afirmativas: I - o HDLC e o PPP entregam dados em links seriais síncronos, sendo que o PPP suporta também links seriais assíncronos; II - o protocolo PPP pode ajudar um roteador a reconhecer um enlace em loop, permitindo que ele possa desativar a interface e, sendo possível, utilizar uma rota alternativa; III - o protocolo PPP é orientado a bits enquanto que o HDLC é orientado a caracteres. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Para os protocolos utilizados em redes de computadores, analise as afirmativas a seguir. I - Um determinado host A está recebendo dados de um host B em uma taxa mais alta do que pode processar, e para reduzir a taxa de transmissão, o host A pode enviar para o host B uma mensagem ICMP source quench. II - Para um host determinar um endereço Ethernet, a partir de um endereço IP, deve enviar uma mensagem ARP Request. III - No protocolo SNMP, a MIB é um componente de hardware independente utilizado para realizar funções complexas de gerenciamento de rede. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Uma SAN (Storage Area Network) é uma arquitetura que permite a conexão de computadores a dispositivos de armazenamento, como arrays de discos. Sobre a SAN, são feitas as afirmativas a seguir. I - Permite que servidores executem o seu processo de boot através da própria SAN. II - Utiliza protocolos baseados em arquivos como o NFS para disponibilizar informações. III - Por ser uma rede de alta velocidade, não suporta RAID 5, e os cabos de conexão devem ter no máximo 1 metro de comprimento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Um usuário está utilizando o TSO para trabalhar em um ambiente z/OS. Para criar um data set no disco, ele poderá utilizar o comando
Quando um usuário do Windows XP acessa e-mails por meio de uma ferramenta de Webmail rodando no Internet Explorer, o protocolo utilizado para acessar os e-mails é o
Que daemon do SUSE é utilizado para distribuir endereços IP dinamicamente a clientes de rede?
Sobre o protocolo TCP/IP, são feitas as afirmativas a seguir.I - O protocolo RARP (Reverse Address Resolution Protocol ) pode ser utilizado por um computador sem disco rígido para obter seu endereço de IP de um servidor RARP. II - Se um roteador se torna muito congestionado para armazenar em buffer quaisquer outros datagramas, as mensagens de ICMP (Internet Control Messaging Protocol) podem ser utilizadas para diminuir o fluxo de datagramas desse roteador. III - O procedimento adotado pelo TCP/IP para detectar a perda de um pacote é o recebimento de uma mensagem de um roteador de rede informando que um pacote foi descartado.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Switches são equipamentos que têm a função de realizar primordialmente a comutação em uma rede. Sobre os switches das camadas 2 e 3, são feitas as seguintes afirmativas:I - Switchs L2 tomam decisões de comutação com base no endereço MAC dos quadros, enquanto que os switchs L3 tomam decisões de comutação com base no endereço IP dos pacotes; II - um switch store-and-forward recebe o quadro inteiramente, computa o CRC e verifica o tamanho do quadro, sendo que se o CRC ou o tamanho do quadro não forem válidos, o switch descarta o quadro; III - os switchs L2, assim como os roteadores, atuam na camada de enlace do TCP/IP, sendo que os switchs L2 possuem hardware projetado para trabalhar com altas taxas de transmissão e os roteadores, não.É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre pontes e hubs utilizados nas redes locais Ethernet, são feitas as afirmativas a seguir.I - Os hubs não gerenciáveis utilizam o método de broadcast para enviar as informações por meio da rede, o que gera lentidão na troca de informações, uma vez que ocorre o aumento do domínio de colisão. II - As pontes podem ser utilizadas para ajudar a reduzir a propagação do tráfego de broadcast, além de unir segmentos de redes que utilizam diferentes tipos de pacote. III - As pontes montam uma tabela com os endereços MAC dos computadores da rede, chamada tabela CAM, que é utilizada no encaminhamento de quadros e montada à medida em que as pontes avaliam os quadros que passam por elas.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)