(1,0)
Julgue o próximo item com relação às ações de vigilância epidemiológica voltadas a tuberculose.
Na investigação de indivíduos que estejam sob suspeita de tuberculose, os exames para confirmação bacteriológica são facultativos, devendo-se dar prioridade ao exame radiológico e ao PPD (purified protein derivative).
Atualmente, a tuberculose já não é mais considerada agravo de notificação compulsória, pois suas formas de transmissão estão controladas no Brasil.
Julgue o item que se segue, relativo à vacina BCG e às recomendações pertinentes à administração dessa vacina.
A vacina BCG possui em sua composição o bacilo de Calmette-Guérin atenuado e deve ser administrada por via intradérmica, preferencialmente no braço direito, na altura da inserção do músculo deltoide.
A vacina BCG deve ser administrada em crianças HIV positivas, inclusive naquelas com sinais e sintomas de imunodeficiência.
A vacina BCG pode ser administrada ainda na maternidade para nascidos com peso não inferior a 2 kg.
Acerca do Programa de Prevenção e Controle da Tuberculose, julgue o item subsequente.
As tuberculoses pulmonar e laríngea são de transmissão aérea e requerem medidas administrativas e ambientais que diminuam o risco de transmissão dessas doenças.
Com relação às doenças de notificação compulsória, a lei prevê que as secretarias municipais e estaduais de saúde devem notificar e investigar os casos de doenças transmissíveis, entre as quais se inclui a tuberculose.
O controle da tuberculose deve envolver, predominantemente, ações de alta complexidade, devido ao número crescente de casos dessa doença em pacientes acometidos pelo vírus HIV.
Fatores como gênero e idade avançada não influenciam o risco de desenvolvimento de tuberculose, mas o estado de competência do sistema imunológico e o uso de medicamentos imunossupressores são considerados fatores de risco para a aquisição dessa doença.
No que diz respeito às ações e programas do Sistema Único de Saúde, julgue o item a seguir.
Entre as ações do Programa de Controle do Tabagismo, incluem-se medidas legislativas e econômicas que favoreçam o controle do tabagismo bem como a sua vigilância e o seu monitoramento.
A Política Nacional de Humanização tem como um de seus princípios norteadores a inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde e entre os sujeitos envolvidos nesses processos.
O Programa de Integração Docente Assistencial na Área de Câncer regula os convênios entre as instituições de ensino superior e o Instituto Nacional do Câncer para favorecer o estudo da oncologia para os cursos de graduação de medicina e enfermagem.
Com relação aos efeitos farmacológicos de agentes anti-hipertensivos, julgue os itens subsecutivos.
Os fármacos tiazídicos podem produzir hiponatremia, hiperuricemia e hipercalemia.
A pressão arterial-alvo em pacientes com diabetes deve ser inferior a 130 mmHg × 80 mmHg, sendo os betabloqueadores não seletivos a classe farmacológica de escolha para o controle da hipertensão nesses pacientes.
Achado endoscópico de lesão na mucosa gastroduodenal aparece em 20% a 40% dos pacientes que utilizam anti-inflamatório não esteroidal (AINE), principalmente em adultos e idosos, nos quais os riscos de complicações e necessidade de internação são maiores. Acerca dos efeitos adversos de AINE, julgue os itens que se seguem.
O risco de sangramento gastrintestinal aumenta quando um AINE é administrado concomitantemente com inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
Recuperar senha