(1,0)
No Brasil, o sistema de justiça criminal e prisional deve ser harmônico e integrar os poderes, de modo a apresentar processos ágeis, competências definidas e ser capaz de assegurar a ordem pública, ao executar e garantir a aplicação coativa das leis, cumprir os objetivos da execução penal e promover a paz social. O sistema de justiça criminal e prisional deve, ainda, zelar pelos recursos públicos, garantir a supremacia do interesse público e priorizar a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas.
A cerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Atualmente, existem mais de 700 mil pessoas encarceradas no Brasil, entre as quais a maioria é de detentos em caráter provisório, ou seja, presos que não foram julgados e que muitas vezes cumprem integralmente a pena, antes mesmo de seu caso ser avaliado por um juiz.
Se uma mulher maior de setenta anos de idade for condenada por crime tipificado em lei, ela deverá ser recolhida em estabelecimento penal adequado a sua condição pessoal.
O crescente aumento da criminalidade está diretamente relacionado ao inchaço das grandes metrópoles, que se soma à situação econômica, à ausência de políticas públicas e sociais, bem como à impunidade que ainda vigora em grande parte dos crimes praticados atualmente.
Com relação ao sistema prisional brasileiro, julgue o item seguinte.
Parte significativa das pessoas presas para cumprimento de pena estão sob custódia nos distritos policiais, uma prática que ainda é legalmente permitida pela política do sistema prisional brasileiro devido à insuficiência de presídios para o acolhimento dessas pessoas.
Julgue o próximo item, relativo ao sistema de justiça criminal.
O programa Sistema Único de Segurança Pública é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e visa articular as ações federais, estaduais e municipais tanto na área de segurança pública quanto na de justiça criminal.
Cabe à Secretaria Nacional de Segurança Pública apurar infrações penais cometidas contra a ordem política ou em detrimento de bens, serviços ou interesses da União ou outros delitos de repercussão interestadual.
No que diz respeito a teorias e processo de enfermagem, julgue o item subsequente.
As teorias de enfermagem que direcionam as ações dos enfermeiros eliminam o caráter empírico da intervenção, de modo a responsabilizá-los pelos cuidados prestados aos pacientes.
Na prática profissional, o processo de enfermagem ocorre em etapas, de forma isolada e linear.
Julgue o item subsecutivo, referente à assistência de enfermagem perioperatória.
O correto registro, no prontuário do paciente, de cada uma das intervenções de enfermagem realizadas pelo enfermeiro e pela equipe de enfermagem reduz os riscos do processo cirúrgico, devendo ocorrer desde a admissão do paciente até o período pós-operatório.
Estudos recentes no campo da assistência de enfermagem perioperatória apontam que a utilização de lista de checagem - checklist - como medida preventiva pouco contribui para a segurança do paciente.
No que diz respeito ao abuso de álcool e drogas, julgue o item a seguir.
Casos de intoxicação e abstinência provocados por abuso de álcool ou drogas nas emergências hospitalares são crescentes e demandam diagnóstico diferencial.
A alucinose alcoólica se caracteriza pela ocorrência de alucinações visuais e atividades autonômicas intensas, razões por que ela é considerada sinônimo de Delirium tremens.
Julgue o próximo item com relação às ações de vigilância epidemiológica voltadas a tuberculose.
Um sistema de informação confiável é a base essencial da vigilância e do controle da tuberculose, tanto do ponto de vista epidemiológico quanto operacional.
Todos os suspeitos de tuberculose devem ser examinados prontamente. No caso de confirmação do diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento do paciente o mais cedo possível, com vistas a minimizar a transmissão da doença.
Recuperar senha