(1,0) A legislação brasileira autoriza, como um dos critérios para a avaliação de estoques, que o valor dos bens existentes no encerramento de cada período de apuração seja calculado subtraindo-se, do preço de venda, a margem de lucro e as despesas necessárias às vendas.
(1,0) Para as companhias abertas, além da apresentação e publicação de demonstração das origens e aplicações de recursos, passou a ser obrigatória também a demonstração do fluxo de caixa, nesse caso, porém, apenas quando o patrimônio líquido exceder R$ 2 milhões.
(1,0) De acordo com os princípios internacionais, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.
(1,0) Se os dividendos fixos de acionistas preferenciais consistirem na aplicação de um percentual sobre o lucro, a única reserva que deve ser constituída antes da aplicação do referido percentual é a reserva legal.
(1,0)
Na apuração e posterior alienação das próprias ações da companhia, o eventual resultado negativo apurado deverá ser debitado às contas de reservas ou lucros que registrarem a origem dos recursos aplicados em sua aquisição.
(1,0) Perdas realizadas constituem despesas. Como exemplos de perdas realizadas citam-se as que resultam dos efeitos dos aumentos na taxa de câmbio de uma moeda estrangeira com relação a aplicações financeiras mantidas pela empresa em tal moeda.
(1,0) De acordo com o princípio da prudência, quando as opções forem igualmente aceitáveis frente aos demais princípios fundamentais de contabilidade, deve-se escolher a hipótese de que resulte maior patrimônio líquido.
(1,0) A observância do princípio da continuidade é indispensável à correta aplicação do princípio da competência, pelo fato de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração desse resultado.
(1,0) As receitas e despesas são consideradas contas patrimoniais porque os seus saldos devem ser encerrados (zerados) ao final de cada período de apuração dos resultados.
(1,0) O ativo evidencia os bens, direitos e obrigações das entidades.
(1,0) O método das partidas dobradas significa que para cada lançamento devedor haverá somente um lançamento credor de igual valor.
(1,0) Para estornar lançamento feito a débito, indevidamente, é necessário realizar lançamento a crédito na conta de despesas.
(1,0) As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.
(1,0) O patrimônio líquido da companhia será segregado em: capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
(1,0) No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: I – ativo circulante; e II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Recuperar senha