(1,0)
Observe o texto abaixo acerca de transporte de paciente enfermo.Primeiramente é preciso fazer uma avaliação das condições físicas da pessoa que será movimentada, de sua capacidade de colaborar, bem como a observação da presença de_______________________________. Também é importante, para um planejamento cuidadoso do procedimento, uma explicação ao paciente sobre o modo como se pretende movê-lo, como ele pode cooperar, para onde será encaminhado e qual o motivo da locomoção. O paciente deve ser orientado a______, sempre que for possível; o paciente não deve ser mudado rapidamente de posição e tem que estar usando chinelos ou sapatos com sola antiderrapante. Outro ponto muito importante é que _____________________________ precisam ser minuciosamente avaliados e planejados, usando-se, sempre que possível, ________________. (ALEXANDRE, N.M.C. Avaliação de determinados aspectos ergonômicos no transporte de pacientes.)Os termos que completam adequadamente este texto são, respectivamente:
Observe a imagem.
Trata-se da transferência de um paciente do leito para a cadeira de rodas usando o cinto de transferência. Numere os itens abaixo, colocando a ordem correta da movimentação, usando número 1 para o primeiro e 4 para o último movimento.( ) Colocar a cadeira ao lado da cama, com as costas para o pé da cama e travar as rodas e levantar o apoio dos pés.( ) Segurar o paciente pela cintura, auxiliando-o a levantar, virar-se e sentar-se na cadeira.( ) Ajudar o paciente a encaixar e calçar o sapato ou chinelo antiderrapante.( ) Sentar o paciente na beira da cama. A numeração correta é:
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.São propostas de inovações em saúde pelo PNH:I- Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;II- Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;III- Declínio da autonomia dos sujeitos e dos coletivos.IV- Aumento do grau de corresponsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;V- Proposta de um trabalho mais individual para que o SUS seja mais eficiente.;VI- Qualificação do ambiente, sem precisar alterar as condições de trabalho e de atendimento.Dos itens acima citados, estão corretos, apenas:
O que causa as Infecções Hospitalares são bactérias, fungos, vírus e protozoários. Esses microrganismos podem estar presentes no ambiente hospitalar ou no próprio organismo do paciente, podendo ser transmitidos por meio de água ou alimentos contaminados, entre pessoas por gotículas de saliva ou pelo ar com pó ou poeira. A prevenção é uma ótima maneira de reduzir os casos de infecções hospitalares. São exemplos de medidas preventivas :I- Lavar sempre as mãos e utilize o álcool gel;II- Observar os procedimentos de assepsia do paciente antes dos procedimentos cirúrgicos;III- Manter jalecos sempre limpos;IV- Procurar passear com o paciente pelo ambiente hospitalar, mesmo que não seja necessário;V- Seguir apenas os itens protocolos de limpeza apenas se você concordar com eles;VI- Descartar resíduos infectantes em local apropriado.VII- Ao visitar pacientes internados, não sentar nas macas e camas.Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
Durante o transporte de um paciente com soro, o maqueiro dever ter os seguintes cuidados:I- Observar para que o cateter não fique obstruído;II- O soro deve ser mantido na altura da cabeça face à pressão arterial do paciente;III- Manter o equipo tracionado;IV- No caso de haver formação de soroma (infiltração de soro no tecido subcutâneo), o gotejamento deve ser interrompido.Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
Atualmente, a Tomografia Computadorizada (TC) tem sido associada ao estudo com cintigrafia na investigação, principalmente, de tumores e metástases. Com o objetivo de aumentar a eficácia desse método radiográfico, Hounsfield elaborou modificações na aparelhagem que promoveram reconstruções de imagens de diferentes densidades. Este método é a TC, que tem 3 unidades básicas, denominadas unidades de:
A ressonância magnética (RM) é um método de imagem que se baseia no comportamento dos prótons de hidrogênio (H+), o átomo mais abundante no corpo humano, pois este é composto por cerca de 70% de água (H2O). O equipamento de RM é constituído por alguns elementos tais como:I - sistema de campo magnético principal;II - sistema de corte magnético;III - sistema gradiente do campo magnético;IV - sistema de tratamento da imagem.Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:
O estudo por imagem das mamas faz parte da rotina preventiva para o diagnóstico de câncer nas mulheres, a partir da 5ª década de vida, haja vista a sua elevada incidência. Pode ser realizado por mamografia, ultrassom (US) e/ou Ressonância Magnética (RM), dependendo da idade da paciente e da indicação. A respeito da mamografia, é correto afirmar que:
Na avaliação do crânio e da face pode-se realizar desde exames radiológicos convencionais a exames contrastados especiais. Para o estudo radiológico adequado do crânio e da face, tornam-se necessários os seguintes elementos:I – conhecimento da anatomia dessas regiões;II – exame clínico minucioso para caracterizar especificamente a(s) possível(eis) região(ões) lesada(s);III – conhecimento das diversas incidências para que sejam solicitadas as mais adequadas às diferentes regiões a serem estudadas;IV – conhecimento sobre procedimentos anestésicos e infusão de contraste sedativo.Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:
O estudo convencional mais simples do tórax é composto pelas radiografias torácicas lateral e poster anterior, obtidas na unidade radiográfica especialmente designada para esses exames. Sobre a radiografia torácica em perfil e poster anterior, pode-se afirmar que, EXCETO:
Os meios de contraste radiológicos são compostos introduzidos no organismo por diferentes vias, que permitem aumentar a definição das imagens radiográficas devendo ser do conhecimento do profissional de radiologia, toda a sua composição, forma de administração e possíveis reações adversas. Algumas reações alérgicas podem surgir durante a administração do contraste, tais como:A – desconforto respiratório, arritmias como bradicardia, convulsões, choque e parada cardiopulmonar;B – tosse, prurido e congestão nasal;C – dispneia, sibilos, alterações ligeiras no pulso e pressão arterial.Classificadas em:( ) reação leve.( ) reação moderada.( ) reação grave.A sequência correta que correlaciona os tipos de sintomas apresentados e a classificação da reação ao contraste é:
São atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho especificar, controlar e fiscalizar equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual (EPI’s), assegurando-se de sua qualidade e eficiência. São várias as exigências legais, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para proteção radiológica do empregado tais como:I - a avaliação obrigatória, avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental conforme periodicidade estabelecida pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;II – a realização de Hemograma completo e contagem de plaquetas para monitorização da exposição ocupacional alguns riscos à saúde na admissão de uma nova atividade laboral e anualmente;III - o serviço de radiologia deve possuir sala com, no mínimo, 25 m², com paredes baritadas ou com revestimento de chumbo, com portas blindadas com chumbo, com avisos de funcionamento e luz vermelha para aviso de disparo de Raios-X;IV – para proteção de membros superiores o EPI necessário é a luva para proteção das mãos contra radiações ionizantes.Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:
Para determinar a técnica radiográfica adequada (e, consequentemente, obter a melhor resolução possível da imagem), três grupos de fatores deverão ser observados, o 1° grupo dos fatores técnicos de exposição, o 2° grupo dos fatores associados ao paciente e o 3º grupo dos fatores de qualidade da imagem radiológica, sendo importante que o profissional das técnicas radiológicas tenha um conhecimento da influência de cada um destes fatores no processo de formação da imagem radiográfica. Pode-se citar como exemplo de fatores associados ao paciente:
O sistema esquelético inclui os diferentes ossos do esqueleto, além de cartilagens, ligamentos e outros tecidos conectivos que os estabilizam ou interligam. Os ossos são mais do que simples estruturas rígidas que sustentam os músculos. As características básicas do esqueleto têm sido configuradas por meio do processo evolutivo. Dos 206 ossos que compõem o esqueleto humano, os ossos occipital, parietais, frontal, temporais, esfenoide e etmoide fazem parte da estrutura óssea chamada de:
O sistema esquelético é dividido em esqueleto apendicular e esqueleto axial. São exemplos de ossos que fazem parte do esqueleto axial:
Recuperar senha