(1,0)
Uma puérpera com 4 dias após o parto se apresenta no consultório encaminhada pelo médico assistente por suspeita de depressão pós-parto. Durante a avaliação você se informa de fatores de risco para o quadro. Quanto aos fatores de risco para esse quadro clínico, assinale a alternativa incorreta.
Em relação aos diagnósticos diferenciais, conforme a Classificação Internacional de Doenças (10ª edição) alguns quadros não podem ser comórbidos, portanto, não podendo ocorrer ao mesmo tempo. A respeito dos pares diagnósticos que podem ocorrer ao mesmo tempo, assinale a alternativa incorreta.
Pensando-se em controle de sintomas psicóticos durante a gestação, assinale a alternativa que apresenta a opção terapêutica adequada às gestantes.
Em relação aos transtornos do sono e seus critérios diagnósticos, analise as afirmativas abaixo:
I. Insônia devido a efeito do uso de substâncias -> Transtorno do sono não especificado.
II. Períodos recorrentes de uma necessidade irresistível de dormir, acompanhados por catalepsia, deficiência de hipocretina ou achados de latência múltipla na polissonografia -> Narcolepsia.
III. Insônia ocorrendo como resultado de impulsos para mover as pernas em resposta a sensações desagradáveis no período -> Período não-REM prolongado.
Assinale a alternativa correta.
No diagnóstico diferencial dos transtornos de personalidade, a avaliação dos fatores de risco é determinante para auxiliar a guiar o processo diagnóstico e terapêutico. Em relação ao fator de risco e o transtorno de personalidade associado, assinale a alternativa correta.
Sintomas depressivos não são sinônimo de transtorno depressivo. Dentre os exames que você nmo pode ³abrir mmo´ para o diagnystico diferencial de transtornos orgânicos, com sintomas depressivos, assinale a alternativa incorreta.
A Terapia Cognitivo Comportamental se vale de técnicas terapêuticas que compõem sistemas modificadores de crenças e flexibilização de comportamentos. Quanto às técnicas de TCC, assinale a alternativa incorreta.
A avaliação de efeitos adversos associados à psicofármacos é de grande valor na prática clínica. Em relação a isso, assinale a alternativa que associa o fármaco ao efeito adverso corretamente.
Para o diagnóstico diferencial dos transtornos de personalidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente os transtornos, conforme o DSM 5 e sua esperada associação com o domínio de personalidade.
O Ministério da Saúde possui portarias específicas para o funcionamento da saúde mental no contexto do Sistema Único de Saúde. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é estabelecida por essas portarias e determina dispositivos de saúde que estejam disponíveis para atuar no auxílio do paciente com transtorno mental. Nesse sentido, em relação aos critérios de internação, assinale a alternativa correta.
Comunidades terapêuticas são espaços que no Brasil têm sido cenário amplo de prática e cuidado após a reforma psiquiátrica. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O trabalho multidisciplinar em saúde mental ocorre previsto na Política Nacional de Saúde Mental (PNSM). Sobre a PNSM e o cuidado multidisciplinar e integral assinale a alternativa incorreta.
As instituições que promovem o cuidado comunitário em saúde mental devem estar equipadas com recursos que sigam princípios centrais para promoção de reabilitação, essas ações são campo de trabalho multiprofissional e seguem alguns preceitos universais. Quanto aos preceitos do cuidado comunitário, assinale a alternativa correta.
A reforma psiquiátrica brasileira decorre com a grande influência em modelos de cuidado centrados em comunidade, como o modelo francês e italiano. As repercussões que envolvem reabilitação social são decorrentes em grande parte dessa influência. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O papel do psiquiatra forense é bastante específico e possui atribuições claras. Sobre a atuação geral do psiquiatra forense, assinale a alternativa incorreta.
Recuperar senha