(1,0)
Considere que um paciente de 45 anos de idade, com diagnósticode diabetes melito do tipo 2, seja levado ao pronto-socorro comquadro clínico e laboratorial compatível com cetoacidose diabética.Acerca desse caso clínico emergencial, julgue os itens de 20 a 25.Hipoglicemia, edema cerebral, pancreatite aguda, mielinólise bulbopontina e infarto do miocárdio são exemplos de complicações decorrentes da cetoacidose diabética.
Considere que um paciente de 45 anos de idade, com diagnósticode diabetes melito do tipo 2, seja levado ao pronto-socorro comquadro clínico e laboratorial compatível com cetoacidose diabética.Acerca desse caso clínico emergencial, julgue os itens de 20 a 25.Nessa condição clínica, ainda que os níveis plasmáticos de potássio estejam normais ou mesmo aumentados na abordagem inicial do paciente, verifica-se significativo deficit corporal desse eletrólito.
Considere que um paciente de 45 anos de idade, com diagnósticode diabetes melito do tipo 2, seja levado ao pronto-socorro comquadro clínico e laboratorial compatível com cetoacidose diabética.Acerca desse caso clínico emergencial, julgue os itens de 20 a 25.Do ponto de vista fisiopatológico, nessa situação clínica, três corpos cetônicos são produzidos: o ácido beta-hidroxibutírico, o ácido acetoacético e a acetona.
Considere que um paciente de 45 anos de idade, com diagnósticode diabetes melito do tipo 2, seja levado ao pronto-socorro comquadro clínico e laboratorial compatível com cetoacidose diabética.Acerca desse caso clínico emergencial, julgue os itens de 20 a 25.Poliúria, polifagia, vômitos, sede intensa, fraqueza e dor abdominal difusa são possíveis sintomas nessa emergência médica.
Um paciente de 28 anos de idade, com diagnóstico dehanseníase, em tratamento poliquimioterápico há 2 meses, procurouatendimento médico com manifestação de aparecimento súbito denódulos vermelhos e dolorosos, febre, dores articulares, dor eespessamento nos nervos e mal-estar generalizado, constatando-seque as lesões cutâneas antigas permanecem inalteradas.Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.Quadros clínicos semelhantes ao descrito geralmente estão associados a pacientes com diagnóstico de hanseníase no polo tuberculoide.
Um paciente de 28 anos de idade, com diagnóstico dehanseníase, em tratamento poliquimioterápico há 2 meses, procurouatendimento médico com manifestação de aparecimento súbito denódulos vermelhos e dolorosos, febre, dores articulares, dor eespessamento nos nervos e mal-estar generalizado, constatando-seque as lesões cutâneas antigas permanecem inalteradas.Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.A principal hipótese diagnóstica é de reação hansênica do tipo 2 (eritema nodoso hansênico).
Acerca da difilobotríase - infecção causada por um parasitaencontrado em peixes -, julgue os itens que se seguem.Para essa parasitose intestinal, o tratamento de primeira linha é feito com uso de secnidazol.
Acerca da difilobotríase - infecção causada por um parasitaencontrado em peixes -, julgue os itens que se seguem.O diagnóstico dessa doença é feito por meio do exame parasitológico de fezes, no qual podem ser encontrados ovos operculados característicos.
Acerca da difilobotríase - infecção causada por um parasitaencontrado em peixes -, julgue os itens que se seguem.Os peixes de água doce anádromos (como o salmão, que migra da água salgada para a água doce para procriar) são os hospedeiros definitivos no ciclo vital do agente etiológico.
Acerca da difilobotríase - infecção causada por um parasitaencontrado em peixes -, julgue os itens que se seguem.O agente etiológico dessa parasitose pertence ao grupo dos cestódios intestinais (tênias).
Recuperar senha