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Julgue o próximo item, relativo à psicologia da saúde.
A intervenção psicológica em recaída de alcoolismo baseia-se em estratégias terapêuticas de prevenção, tais como a monitoração dos estados afetivos ou cognitivos do paciente associado ao desejo do uso; devendo-se evitar elogios pelo sucesso obtido, devido às frustrações em casos de recaída.
Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde. A atividade do psicólogo de gestão de pessoas inclui práticas integradas com o objetivo de promover a saúde do trabalhador, além de avaliar, melhorar ou manter sua qualidade de vida.
Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.
De acordo com a moderna vertente da psicologia do trabalho, a prioridade do psicólogo nessa área deve ser a saúde do trabalhador em vez das tarefas tradicionais de seleção de pessoal, treinamento e avaliação, atualmente consideradas secundárias.
Com o objetivo de promover a saúde ou reduzir o estresse do trabalhador, é adequado que o psicólogo inclua em sua prática oficinas ou diferentes tipos de grupos que envolvam profissionais de variadas áreas da instituição, como, por exemplo, administradores e advogados.
A realização de tarefas perigosas ou em ritmo de produção que ultrapasse o conforto pessoal, fora das atribuições formais do trabalhador, pode ser eventualmente estimulada pelo psicólogo, por ser um desafio que trará maior percepção de competência ao trabalhador, maior visibilidade dele frente aos colegas e superiores, além de favorecer eventual promoção.
A ergonomia é um dos aspectos da psicologia do trabalho que mais podem se beneficiar de equipes interdisciplinares, porque visa preservar a saúde do trabalhador e, ao mesmo tempo, incrementar a produtividade e o bom uso de equipamentos.
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho. No contexto de trabalho, podem estar presentes variáveis responsáveis pelo adoecimento físico, que, por sua vez, pode desencadear o adoecimento psicológico - a ansiedade e a depressão, por exemplo.
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.
Para que uma variável ou situação seja considerada fator de risco para o desenvolvimento do estresse no ambiente de trabalho, ela precisa estar relacionada à quantidade de tarefas ou ao relacionamento com a chefia imediata ou com pares.
Em situações de acidente no trabalho que causam lesão clinicamente significativa e dor, é esperado que o trabalhador interrompa a tarefa de imediato porque a percepção de dor é proporcional à lesão e induz e demanda a interrupção da atividade.
A pessoa que sofre um acidente de trabalho pode experimentar sentimentos de menos valia e de incompetência que favorecem a culpa, o sofrimento e o adoecimento, muitas vezes por temor de uma avaliação negativa que possa levar à perda do emprego.
A formação e a evolução de grupos de trabalho, formais ou informais, passam pelo estágio da tormenta, que se define como o período durante o qual os membros disputam a liderança e impõem os próprios valores e ritmos de trabalho, chegando-se à exigência da dissolução do próprio grupo.
Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir. As práticas de gestão de pessoas e o ajustamento do quadro de pessoal são elementos prévios que contribuem para a avaliação interna e externa da organização, com vistas à formulação da estratégia.
Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
A gestão de pessoas fornece insumos para o processo de formulação da estratégia em termos de disponibilidade de pessoas e de competências profissionais necessárias à implementação da própria estratégia.
Para uma melhor alocação de pessoal, a implementação da estratégia requer medidas de avaliação do capital humano e de indicadores de produtividade.
A missão, a visão e os valores da organização norteiam a gestão de pessoas em termos de previsão de demanda de contratação e de recrutamento de pessoal.
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