(1,0)
A respeito de avaliação psicológica e dos instrumentos de avaliação, julgue o item seguinte.
Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas e psiquiátricas que constituem um método ou técnica de uso privativo do psicólogo.
Julgue o próximo item, relativo a teorias e técnicas psicoterápicas.
Na terapia gestáltica, o paciente é estimulado a falar sobre seus traumas e problemas do passado que estão reverberando no presente, com o objetivo de fechar situações inacabadas.
Na situação transferencial do processo de psicoterapia de grupo pela abordagem psicanalítica, a transferência é um espelhismo que o analista precisa manter, haja vista ser ele o sujeito do suposto saber.
A abordagem cognitivo-comportamental nas intervenções de pacientes em crise deve ser evitada, uma vez que por meio dela enfatizam-se os pensamentos automáticos e esquemas do indivíduo, que o fazem lidar com os sistemas de crenças, suposições com ele mesmo e percepções futuras e gerais.
Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que "nada valia a pena" e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.
Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
Os sintomas do paciente descritos no referido caso clínico indicam quadro de transtorno depressivo maior.
Trata-se de psicose reativa breve sem sequelas no psiquismo ou deterioração da personalidade, uma vez que o desligamento do trabalho foi o único motivo aparente entre o quadro mórbido apresentado e a vida pregressa do paciente, assim como os pródromos com sintomas negativos comumente presentes em casos de sofrimento psíquico grave.
A mania e a melancolia são conhecidas apenas como estrutura perversa afetiva, sendo a mania uma hiperinflação egóica - loucura dos ritmos e ciclos da vida -, e a melancolia um esvaziamento egóico - ausência de ciclicidade e ritmos na vida.
No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue. As intervenções terapêuticas indicadas para o TEPT incluem terapias cognitivas e comportamentais; reprocessamento e dessensibilização de traumas por meio do movimento ocular (EMDR); psicoterapia psicodinâmica; interrogatório psicológico (debriefing); e psicoeducação e apoio.
No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.
O tratamento de TEPT pode incluir a EMDR, que se baseia em exposição (com múltiplas exposições breves e ininterruptas ao material traumático), movimento ocular, lembrança e verbalização de memórias traumáticas de um ou mais eventos.
Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir. Tanto as neuroses quanto as psicoses se distinguem nitidamente do estado hígido.
Com relação a neuroses, psicoses e transtornos de personalidade, julgue o item a seguir.
Neuroses são definidas como os desvios psíquicos que não envolvem inteiramente o próprio homem; psicoses são os desvios psíquicos que acometem o homem em sua totalidade.
O transtorno de personalidade borderline encontra-se agrupado no subgrupo C (ansiedade e(ou) controle), tendo como características indivíduos com relações pessoais muito instáveis, atos autolesivos repetitivos e sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.
Julgue o próximo item, relativo à psicologia da saúde.
Na prevenção primária relacionada ao uso e consumo de substâncias, a intervenção breve, que pode ser aplicada, entre outros, por médicos, psicólogos e enfermeiros, apresenta-se como um instrumento eficaz com foco na prevenção ou promoção de saúde e na concepção de saúde ampliada.
O paradigma biopsicossocial amplia o significado sobre saúde-doença, proporcionando uma visão integral do ser e do adoecer, e compreende as dimensões físicas, psicológicas e sociais.
Na investigação de pensamentos, planos e comportamentos suicidas, deve-se evitar indagar especificamente sobre a presença de ideias de insatisfação com a vida, pois, quanto mais intenso for o desejo de morrer e menor a ambivalência entre morrer e viver, maior será o risco de suicídio.
Recuperar senha