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O atual regime de acumulação flexível, que se constituiu a partir da crise capitalista que se alastra desde 1973, com a crise do petróleo, é resultado da confluência de diversas configurações que caracterizam o cenário capitalista mundial e a ofensiva neoliberal. Diversas são as modalidades de combate do capital e do Estado, comandado por governos neoliberais, contra o trabalho, como forma de diminuir e até eliminar qualquer tipo de resistência ao processo de reformas neoliberais, dentre as quais destaca-se
Há consenso entre os estudiosos do EBES (Estado de Bem-Estar Social) de que este se define, de modo geral, pela responsabilidade do Estado pelo bem-estar de seus membros. Trata-se de manter um padrão mínimo de vida para todos os cidadãos, como questão de direito social, por intermédio de um conjunto de serviços provisionados pelo Estado, em dinheiro ou em espécie. No entanto, na visão marxista, o EBES é
Ao longo dos anos 1990, propagou-se na mídia falada e escrita e nos meios políticos e intelectuais brasileiros uma avassaladora campanha em torno de reformas. A era Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi marcada por esse mote, que já vinha de Collor. Tratou-se de reformas orientadas para o mercado, num contexto em que os problemas no âmbito do Estado brasileiro eram apontados como causas centrais da profunda crise econômica e social vivida pelo país desde o início dos anos 1980. A garantia para o novo projeto de modernidade dar-se-ia pela Reforma do Estado, com ênfase especial
As estratégias para o enfrentamento da questão social tem sido tensionadas por projetos sociais distintos, que presidem a estruturação e a implementação das políticas sociais públicas e que convivem em luta no seu interior. Vive-se uma tensão entre a defesa dos direitos sociais e a mercantilização e a re-filantropização do atendimento às necessidades sociais, com claras implicações na(s)
Pensar o cotidiano é pensar em tudo que se refere ao dia a dia das pessoas: suas vivências, suas experiências, suas atitudes mecanizadas ou refletidas, seus desejos, sua ação profissional. O cotidiano é a vida de todo homem na sua simplicidade e complexidade, na sua diversidade e unicidade. A vida cotidiana se caracteriza por um espaço de tensão simultânea entre
Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, por meio da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do método do Serviço Social de ________ . Na aplicação desse método, as relações sociais dos indivíduos eram compreendidas no plano do ________ .
Os estudos socioeconômicos/estudos sociais se realizam pela abordagem de determinados sujeitos implicados, direta ou indiretamente, na situação a ser estudada. A abordagem ocorre, portanto, de diferentes formas. Nos estudos socioeconômicos são mais comuns as abordagens _______ e _______ , realizadas por meio de instrumentos tradicionalmente definidos pela profissão: a entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos referentes à situação.
Das ações socioeducativas participam indivíduos, famílias e grupos de indivíduos que, de forma direta ou indireta, se referenciam entre si. Quando um indivíduo participa de encontros com o assistente social, muito provavelmente ele está referenciado em uma família ou em um grupo. Esta condição de co-referencialidade imprime às ações socioeducativas vários efeitos. Esses efeitos se materializam à medida que os sujeitos, ao se transformarem,
No desenvolvimento da prática profissional do assistente social, as ações e relações são sempre determinadas pelo(a)
O Serviço Social nasce e se desenvolve nos marcos do pensamento conservador, como um estilo de pensar e de agir na sociedade capitalista. Da crítica romântica à crítica teórica radical da sociedade capitalista, percorreu um caminho que passou pelo Movimento de Reconceituação e hoje pode-se afirmar que não se tem um único Serviço Social, tem-se um conhecimento do Serviço Social o qual, historicamente, sofre a dominação de determinados modos de pensamento. Tem-se, no Serviço Social, a hegemonia de um pensamento forjado na
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