(1,0)
De acordo com a Lei Federal nº 8.213, de 24 de julho de 1991, art. 20, que dispõe sobre acidente de trabalho, define-se como Doença Profissional:
Ainda sobre a Lei Federal nº 8.213 de 24 de julho de 1991, equiparam-se como acidente de trabalho, EXCETO:
Também é considerado acidente de trabalho o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho, EXCETO:
Os custos de um acidente de trabalho é muito difícil de se estimar, devido a grandes fatores envolvidos. Normalmente dividem-se estes custos em custo direto e indireto. É exemplo de custo DIRETO:
Sobre Técnicas de Análise de Riscos, os métodos qualitativos gerais, considere:I. Checklists são utilizados para identificar fontes de riscos e agravantes em processos e instalações já existentes, através de listas de especificações técnicas e operacionais dos processos, equipamentos e procedimentos.II. Análise Preliminar de Perigos (APP) é utilizado para identificar fontes de perigo, consequências e medidas corretivas simples, sem aprofundamento técnico, resultando em tabelas de fácil leitura.III. Análise “What-If?" é normalmente utilizada nas fases iniciais de projeção. Trata-se de um método especulativo onde uma equipe busca responder o que poderia acontecer caso determinadas falhas surjam.IV. Matriz de Riscos consiste numa matriz onde se busca verificar os efeitos da combinação de duas variáveis. Um exemplo clássico é o das reações químicas avaliando-se os efeitos da mistura acidental de duas substâncias existentes.Quais alternativas estão CORRETAS?
Sobre a técnica HAZOP (Hazard and Operability Studies) de análise de risco, qual alternativa esta CORRETA?
Conforme norma regulamentadora NR-03, que dispõe sobre Embargo e Interdição assinale a alternativa INCORRETA:
Em uma determinada empresa, no mesmo mês ocorreram 6 (seis) acidentes com afastamento. O total de horas/homens trabalhadas foi de 500.000. A taxa de frequência para esta empresa é:
Nesta mesma empresa, os seis acidentes com afastamento geraram a seguinte estatística:
A taxa de gravidade desta empresa foi:
Sobre a NR-35 que dispõe sobre Trabalho em altura, considere:I. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.II. Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de dezesseis horas.III. O empregador deve realizar treinamento periódico trienal e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações: mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; evento que indique a necessidade de novo treinamento; retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias; mudança de empresa.IV. A capacitação deve ser realizada preferencialmente durante o horário normal de trabalho.Quais alternativas estão INCORRETAS?
Sobre a CIPA na indústria da Construção Civil, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a NR-05 que dispõe sobre a CIPA, da organização, indique a alternativa INCORRETA:
De acordo com a NR-17 que dispõe sobre Ergonomia, sobre as condições ambientais de trabalho, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:I. Os níveis de ruído em escolas nas salas de aula, conforme NBR 10152:1987 deve estar entre 40 e 50 decibéis.II. O índice de temperatura efetiva deve estar entre 20ºC (vinte) e 25ºC (vinte e cinco graus centígrados).III. A velocidade do ar não deve ultrapassar a 0,75m/s.IV. A umidade relativa do ar não deve ser inferior a 50 (cinquenta) por cento.Quais alternativas estão INCORRETAS?
De acordo com a NR-15 que dispõe sobre Atividades e Operações Insalubres, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o SESMT, considere:I. As empresas que possuam mais de 60 (sessenta) por cento de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II da NR.II. As empresas que optarem pelo serviço único de engenharia e medicina ficam obrigadas a elaborar e submeter à aprovação da Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho, até o dia 30 de março, um programa bienal de segurança e medicina do trabalho a ser desenvolvido.III. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.IV. As empresas de mesma atividade econômica, localizadas em um mesmo município, ou em municípios limítrofes, cujos estabelecimentos se enquadrem no Quadro II, podem constituir SESMT comum, organizado pelo sindicato patronal correspondente ou pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.Mediante estas assertivas, quais estão CORRETAS?
Recuperar senha