(1,0)
A variedade de substâncias existentes, inúmeras vezes maior do que os elementos que temos na tabela periódica, é explicada pelo fato de que átomos de um mesmo elemento podem se ligar a vários outros átomos e de diversas maneiras. Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos isolados, agrupamentos de moléculas, cátions, ânions e elétrons semilivres ou grandes grupamentos de átomos neutros. Desse modo, características como temperatura de fusão e ebulição, solubilidade e condutividade elétrica são definidas pelo tipo de ligação química existente. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação entre as substâncias formadas pelos tipos de ligações químicas e suas características.COLUNA I 1. Iônica 2. Covalente 3. Metálica 4. MolecularCOLUNA II ( ) Possuem elétrons livres e, assim, podem conduzir energia elétrica. São consideradas ótimos condutores, principalmente na fase sólida. ( ) Não são formadas por moléculas ou por íons. Há uma rede de átomos ligados que se estendem por toda a substância. ( ) Conduzem corrente elétrica somente quando ionizadas em água. ( ) São maleáveis e possuem brilho intenso. ( ) São sólidos quebradiços.Assinale a sequência correta.
Na década de 1970, em meio à ditadura militar, houve a criação do Programa de Integração Nacional, assinada pelo então presidente general Médici. Esse programa visava utilizar a mão de obra nordestina, que se encontrava ociosa devido às secas que castigavam fortemente os sertões nordestinos, para povoar a região amazônica. Durante o movimento, foi cunhado o lema “terra sem homens para homens sem terra”, referindo-se ao escasso povoamento na região amazônica e aos cidadãos sem terra da região Nordeste que para lá migrariam. Levas de trabalhadores migraram para a região Norte, estradas foram abertas na floresta e foram implantados projetos de colonização agrícola. Nessa mesma época, houve um surto de malária na região que recebeu os migrantes, o que debilitou inúmeros desses trabalhadores e paralisou várias obras por algum tempo.O aumento dos casos de malária entre os trabalhadores migrantes se deve à(ao)
A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. Analise as afirmativas a seguir acerca da construção da identidade e da autonomia da criança.I. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição. II. Os modos como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor e pelo grupo em que se insere em nada interferem na formação de sua personalidade e de sua autoestima, pois sua identidade já está formada. III. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, e, dentro do possível, interferir no meio em que vivem.Estão corretas as afirmativas
A organização do espaço reflete a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola. Analise as afirmativas a seguir acerca da organização do espaço.I. A utilização e a organização dos espaços interferem diretamente na construção da autonomia dos alunos. II. As atividades desenvolvidas fora do espaço escolar pouco contribuem para o desenvolvimento da criança, pois a aprendizagem significativa acontece dentro da escola. III. Na organização do espaço, é preciso considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela decoração, ordem e limpeza da classe.Estão corretas as afirmativas
Foi realizada uma pesquisa com os 270 alunos da educação infantil de uma escola, a fim de se saber a quantidade deles que se vacinou ou não contra o sarampo ou contra a gripe. Todos os alunos responderam à pesquisa. Sabe-se que 141 alunos tomaram a vacina contra o sarampo, 147 alunos tomaram a vacina contra a gripe, e 27 alunos não tomaram nenhuma das duas vacinas.Logo, com relação aos alunos que participaram da pesquisa, o percentual dos alunos que tomaram a vacina contra o sarampo e contra a gripe é, aproximadamente, igual a
Recuperar senha