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No artigo Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica (2011), Sasseron e Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e destacam algumas habilidades que, conforme Gerard Fourez, são necessárias para que uma pessoa seja considerada alfabetizada cientificamente. Uma das habilidades propostas envolve a necessidade de um ensino que possibilite aos alunos perceber os benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas e, na medida do possível, estabelecer julgamentos quanto a eles.A habilidade em questão é:
No livro A aprendizagem e o Ensino de Ciências, 2009, Pozo e Crespo discutem as cinco metas ou finalidades da educação científica, conforme proposto por Jiménez Aleixandre e Sanmartí (1997):
Essas metas podem ser traduzidas em três tipos de conteúdos concretos do ensino de Ciência; conceituais, procedimentais e atitudinais; que possibilitam o desenvolvimento, nos alunos, das capacidades correspondentes às cinco metas propostas.De acordo com Pozo e Crespo, o trabalho com conteúdos atitudinais possibilita atender à meta
A sistemática filogenética busca refletir o processo evolutivo, delimitando grupos naturais a partir de uma análise dos caracteres apresentados por esses grupos. A partir do estudo das espécies atuais e dos fósseis, pode-se inferir uma hipótese acerca da história evolutiva do grupo em estudo, bem como de suas características. Essas relações evolutivas entre os seres vivos são apresentadas por meio de cladogramas, como o representado a seguir. Nesse exemplo, encontram-se representantes de grupos de animais e números que indicam os caracteres presentes em cada grupo, surgidos em ordem cronológica.
Os números 1, 2, 3, 4 e 5 podem ser corretamente substituídos, respectivamente, pelos seguintes caracteres:
Cachapuz et al., no livro A necessária renovação do ensino das Ciências, 2005, discutem que a aceitação de uma teoria depende de sua capacidade de evitar disputas conceituais assim como de resolver problemas empíricos e prever fatos novos. As teorias científicas podem ser hierarquizadas em teorias centrais (núcleo interno: ideias sólidas e firmes, corrente principal da ciência), teorias de apoio (nível fronteiriço: fazem parte do corpo estabelecido de uma disciplina, baseadas em provas científicas sólidas, mas com algumas anomalias pendentes) e teorias marginais (periferia: teorias especulativas, que carecem de comprovação empírica). Para a adequada compreensão científica pelos estudantes é recomendado que discutam
No Manual de Educação para o Consumo Sustentável, publicado em 2005, é apresentado o gráfico a seguir a respeito da distribuição dos recursos hídricos de superfície no Brasil, de acordo com as diferentes regiões geográficas e suas populações.
As informações do gráfico fornecem subsídios para a melhor compreensão dos fenômenos ligados à água superficial no país, dentre eles o que justifica
A reportagem a seguir foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, em março deste anoMcDonald’s diz que carne de lanches no Brasil já é livre de antibióticosA Arcos Dourados, dona das franquias do McDonald’s no Brasil, disse, nesta quinta-feira (5), que a carne de seus lanches já é livre de antibióticos, usados, normalmente, na criação de animais –, mas que são proibidos para esse fim segundo norma do Ministério da Agricultura. A nota foi divulgada em resposta à polêmica criada em torno da decisão da rede de fast-food de oferecer, nos Estados Unidos, apenas carne de frangos que não tenham sido tratados com antibióticos usados em humanos. Segundo a nota da companhia, a Arcos Dourados “só oferece alimentos de fornecedores que garantem que seus animais são criados respeitando os seguintes princípios: Proibir o uso de qualquer antibiótico para promover o crescimento animal; proibir o uso, em animais, de qualquer antibiótico que não seja aprovado para uso veterinário; todos os antibióticos usados em tratamentos para curar ou prevenir doenças devem ser administrados sob a supervisão de um veterinário e promover o bem-estar dos animais; e condições de criação saudáveis, para reduzir a necessidade de antibióticos”. (Folha de S. Paulo, 05.03.2015. Adaptado)A utilização de antibióticos na criação de animais é proibida no Brasil porque essa prática
Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos. Esses primeiros seres eram bem simples, mas evoluiram com o passar do tempo. Durante esse processo, várias funções orgânicas realizadas pelos seres vivos foram surgindo e a complexidade desses seres também aumentou.Considere os seguintes processos biológicos e alguns tipos de organismos discriminados na tabela a seguir.
A sequência cronológica correta do surgimento dos fenômenos e seres vivos indicados na tabela é:
Um professor de Ciências, em um experimento de laboratório, forneceu a seus alunos um pedaço de batata cozida e os outros materiais necessários e solicitou que seguissem as seguintes etapas:1. amassar bem a batata com um garfo, misturar com um copo de água e distribuir em 3 tubos, em igual volume. Numerar os tubos de 1 a 3; 2. em um copo, coletar saliva e distribuir igualmente nos três tubos, misturando-a com a batata; 3. aquecer o tubo 1 até a fervura do material; 4. adicionar um colher de sopa de vinagre tubo 2; 5. manter o tubo 3 com a batata amassada e a saliva; 6. após 10 minutos, adicionar 5 gotas de lugol a cada tubo e anotar a cor.As etapas estão resumidas na tabela a seguir
Considerando as informações fornecidas, é correto afirmar que, após a realização da etapa 6,
Um dos temas dos PCNs para o 3o Ciclo do Ensino Fundamental é a compreensão do fenômeno das fases da Lua. Nesse sentido, um professor orientou seus alunos a montar o seguinte equipamento:Uma caixa cilíndrica, tendo em seu interior uma bolinha, a qual é iluminada por uma lanterna acoplada à lateral da caixa.As figuras a seguir representam essa caixa externamente (1) e internamente em corte (2). As letras A, B, C, D, E, F, G e H indicam, na figura 2, os orifícios da caixa, à altura da bolinha, através dos quais se pode visualizá-la.
(www.if.ufrgs.br/~fatima/Caixa_mar07.pdf. Adaptado)Obedecendo o sentido horário, um aluno, ao olhar através dos orifícios, observará as fases da Lua na ordem apresentada em:
O desenho a seguir representa um processo que ocorre em nosso planeta no que diz respeito às transferências e transformações de energia a partir da chegada da energia solar. As etapas desse processo estão indicadas pelos números 1 a 6.
(Manual de Educação para o Consumo Sustentável, 2005)
A intensa emissão de CO2 , resultante da queima de combustíveis fósseis, é uma atividade antrópica que, ao atuar
Considere a frase a seguir, de Leucipo de Mileto, 450 a.C.“Uma pedra pode ser partida em pedaços cada vez mais pequenos, pode ser pulverizada mais e mais e cada pedaço dela, ou cada partícula de pó segue sendo igual à matéria original”.O autor da frase estava referindo-se
A tabela a seguir indica os pontos de ebulição dos sub- -produtos do petróleo obtidos a partir de sua destilação fracionada.
O gráfico a seguir indica as temperaturas observadas durante o processo de destilação do petróleo.
Sabendo-se que o número 3 corresponde à temperatura de 170 ºC, assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o sub-produto do petróleo e as temperaturas indicadas no gráfico.
No recipiente representado a seguir, encontram-se dois sólidos misturados que foram coletados em ambiente marinho.
Com o objetivo de obter o sal, a sequência de procedimentos necessários para essa separação é:
No gráfico a seguir, está representada a curva de solubilidade do O2 na água em função da temperatura.
(http://qnint.sbq.org.br)Es... comportamento do gás oxigênio no ambiente aquático permite que seres vivos, como os peixes por exemplo, tenham maior disponibilidade desse gás em águas
Considere o gráfico a seguir em que está representada a velocidade de um veículo, registrada durante 6 horas. As letras A, B, C, D e E nomeiam intervalos de tempos representados pelas semirretas do gráfico.
Considerando os intervalos de tempo A, C e E, a distância percorrida pelo veículo, em km, foi
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