(1,0)
Conforme a Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, assinale a alternativa correta a respeito da adoção.
De acordo com a Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a respeito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
Conforme a Resolução CNE/CEB nº 2/01, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns:I. professores das classes comuns e da educação especial capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos. II. distribuição dos alunos com necessidades educacionais especiais em classes específicas conforme suas condições, de modo que se ampliem positivamente as experiências de todos os alunos. III. temporalidade flexível do ano letivo, para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência mental ou com graves deficiências múltiplas. IV. serviços de apoio pedagógico especializado, realizado, nas classes comuns, mediante atuação colaborativa de professor especializado em educação especial.É correto o que se apresenta em
Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta.
Conforme a Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que concerne ao ensino fundamental, assinale a alternativa correta.
Conforme esta abordagem, segundo Mizukami:“A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são ‘instruídos’ e ‘ensinados’ pelo professor. Comumente, pois, subordina-se a educação à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as Informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados. Para este tipo de abordagem, a existência de um modelo pedagógico é de suma Importância para a criança e para sua educação. Em sua ausência, a criança permanecerá num mundo que ‘não foi ilustrado pelas obras dos mestres’ e que não ‘ultrapassará sua atitude primitiva’. Acredita-se implicitamente nas virtudes formativas das disciplinas do currículo. Acredita-se, ainda, que é falsa toda a crença em uma continuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamente porque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.”Trata-se da abordagem
No que concerne às capacidades linguísticas da alfabetização, a compreensão e valorização da cultura escrita (capacidades, conhecimentos e atitudes) diz respeito, entre outros, a
Leia ao trecho abaixo, a respeito das etapas do desenvolvimento da criança, conforme Henri Wallon, e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.A crise de personalidade ocorre por volta de ____________ e é marcada por um novo movimento de alternância, por um ensimesmamento da criança, para um novo esforço de libertação. Esforço voluntarista, idade negativista do “não”, do “eu”, do “meu”.
A respeito das fábulas e dos contos de fadas na sala de aula, assinale a alternativa correta.
Observe a escrita abaixo.
Para escrever a palavra “boneca”, a criança utilizou três vogais. Diante do observado, pode-se concluir que a criança está no nível
É um plano pedagógico e institucional, que visa ao saber e define como trabalhar o processo de ensino e aprendizado dos estudantes sistematicamente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. A definição acima refere-se ao(à)
No que concerne aos conteúdos referentes à Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A respeito da avaliação no processo de alfabetização, assinale a alternativa correta.
Cada uma das fases do desenvolvimento humano, conforme Jean Piaget, é caracterizada por formas distintas de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Neste período, de acordo com Piaget, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar. Trata-se do período
A respeito de alfabetização e letramento, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.1.Alfabetização 2.Letramento( ) Aquisição de uma tecnologia: o sistema alfabético e ortográfico. ( ) Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua. ( ) Habilita o sujeito a utilizar a escrita e a leitura nos mais diversos contextos. ( ) Desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita.
Recuperar senha