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Gutierrez e Catani, (In: Ferreira, 2008), apresentam o artigo: “participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades”. Analisam dados de pesquisas sobre a gestão democrática, a participação e seus velhos problemas, na universidade e na escola pública em geral. Examinam alguns avanços no plano da legislação, citando regulamentação da participação da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico curricular e dos pais por meio de conselhos, cuja implantação mostrou-se burocratizada. Ponderam que “o universo da escola é particularmente complexo e específico” e que, com as carências sociais que temos, “é necessário praticar constantemente o exercício da participação em todos os seus sentidos”; procurar tornar-se uma pessoa mais sensível, tolerante e atenta ao diferente, aos seus direitos e à contribuição que este seguramente tem para dar. Em resumo, buscar construir, comunicativamente, o consenso
Os desafios enfrentados pelos diretores de escola são muitos, tendo em vista a necessidade de trabalhar adequadamente, conforme a LDBEN, a gestão democrática do ensino público a qual engloba a participação de todos os envolvidos no processo educacional. Nesse sentido, de acordo com Vergara (2009), há de se destacar a complexa relação interpessoal, mais especificamente a gestão de pessoas ao trabalhar em equipe e como lidar com interesses concorrentes, contradições e conflitos. Em relação aos conflitos, percebe-se a necessidade do diretor de escola saber mediá-los. Segundo Burbridge (2012), são condições necessárias para o gestor atuar como mediador: a neutralidade; o tempo e o local adequados para o encontro; e, ainda,
Segundo Luck (2010), em todas as escolas, há um modo de ser e de fazer que é determinado pela ação conjunta de todos que dela participam. Esse modo constitui sua cultura organizacional, sendo um fator importante na determinação da qualidade do trabalho escolar. Desse modo, identificar caminhos para o exercício da gestão escolar demanda
A gestão democrática e a participação de todos os envolvidos na educação escolar foram objeto de exame nas obras de Luck (2010), Paro (2007) e Paro (2012), tendo em vista a existência de obstáculos que limitam a efetiva participação de professores, pais, alunos e comunidade na gestão democrática da escola pública. Paro (2012) destaca a existência de determinantes externos e internos à unidade escolar, que precisam ser trabalhados, a fim de viabilizar a participação de todos. Nesse sentido, é relevante destacar os quatro tipos de condicionantes ligados aos determinantes internos: materiais, institucionais, político-sociais e
Para promover a participação de todos os envolvidos na gestão escolar. Luck (2010) salienta a necessidade da criação de um ambiente e de uma cultura participativa como foco de atenção e objeto de liderança pelo gestor escolar, pois é possível promover gradualmente mudanças significativas na organização e orientação das escolas. Para a autora, faz-se necessário certas atenções básicas à participação como a criação de uma ação cooperativa, de um clima de confiança, de reciprocidade, de valorização das capacidades e aptidões dos participantes, quebrando arestas e eliminando divisões.De acordo com Luck, o estabelecimento desse trabalho deve ser centrado nas ideias e não nas pessoas e, centrado, também
Lucas, Djanira e Leila estão se preparando para o concurso de diretor de escola de Garça e leram a obra de Heloisa Luck: Liderança em Gestão Escolar (2010), e a de Sylvia C. Vergara, Gestão de Pessoas (2009). Puderam, assim, revisar as principais concepções de liderança, entendendo-a como o poder de influenciar pessoas, e também relacioná-la à gestão escolar, concluindo, de acordo com argumentação das autoras, que
Os diretores de escola de um município do interior paulista realizaram estudos e debates sobre a indisciplina na escola, apoiados em diversos artigos da obra organizada por Julio Groppa Aquino (1996). Todos foram proveitosos, mas o de autoria de Marlene Guirado: Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder foi o que provocou um maior número de questionamentos dos profissionais sobre suas próprias condutas diante dos casos de indisciplina. Isso se deveu à concepção de poder que a autora adota, com base na teoria de Foucault, na qual “poder é relação de forças, isto é, uma dimensão constitutiva de qualquer relação social ou discursiva”. Essa leitura evidenciou que o tema é complexo e exige novos estudos. No entanto, os educadores participantes compreenderam que, segundo Guirado, para Foucault, ao estigmatizar e reprimir, por meio de procedimentos institucionalmente legitimados e/ou legalmente previstos, o poder
As normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, devem atender aos seguintes princípios:
Conforme a Resolução CNE/CEB n- 4/2009, a criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação deve ser
Gilda e Sueli são diretoras substitutas em um município paulista e decidiram prestar o concurso para diretor de escola em Garça, onde residem. Da bibliografia, procuraram explorar as contribuições sobre autonomia da escola, verificando que, em Libâneo (2004), ela é o fundamento da concepção democrática participativa de gestão escolar, razão de ser do projeto pedagógico. Para ele, também, autonomia de uma instituição significa ter poder de decisão sobre seus objetivos e suas formas de organização. Sueli já havia estudado o artigo sobre a escola cidadã de Gadotti e Romão (In: Gadotti e Romão, 2001) e compreendeu que a luta pela autonomia da escola insere-se numa luta maior pela autonomia no seio da própria sociedade. Portanto, é luta dentro do instituído, contra o instituído, para instituir outra coisa. Assim, as duas diretoras puderam concluir que a eficácia dessa luta depende muito
No planejamento anual de Educação Física, para os anos iniciais do ensino fundamental, o professor deve distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1- a 4- série (2000) fazem um recorte possível da enorme gama de conhecimentos produzidos sobre a cultura corporal e os organizam em três blocos:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (2000), o conjunto de conteúdos de Arte está articulado, dentro do contexto de ensino e aprendizagem, em eixos norteadores, que estão articulados na prática, ao mesmo tempo que mantêm seus espaços próprios. Apreciar de forma significativa a arte e o universo a ela relacionado, contemplando a produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade, refere-se ao eixo:
Lerner (2002) afirma que há um grande desafio a ser enfrentado para construir uma versão de leitura que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e que permita ao aluno se apropriar efetivamente dela. Para a autora, a leitura na escola deve cumprir duplo propósito: um propósito didático e um propósito comunicativo, relevante desde a perspectiva atual do aluno. O propósito didático visa a
Jófoli analisa as contribuições de Piaget, Vygotsky e Freire para a construção do conhecimento na escola, discutindo como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Considera, neste aspecto, que uma característica importante do professor para um ensino construtivista é a empatia, entendida como a
Numa escola pública, o Conselho de Escola, em parceria com uma entidade da sociedade civil, a fim de atender ao proposto no projeto político pedagógico, desenvolveu um trabalho com os alunos, com vistas a promover atividades diferenciadas no contraturno escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de discutir com os educadores os problemas da comunidade local, observar o bairro e o entorno da escola, pensar em intervenções locais e de optar entre a prática de atividades culturais, artísticas e cuidados ambientais, inclusive de assumir a preservação e cuidados com a praça ao lado da escola. De acordo com Aguiar (2006), atividades como essas
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