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Celina Arêas defende que cabe à escola contribuir para a construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social. Sendo assim, conforme a autora, a escola deve
O governo brasileiro confirmou que o gaúcho Jonatan Moisés Diniz, 31, preso em 27 de dezembro na Venezuela, foi libertado neste sábado (6 de janeiro) e voltou aos Estados Unidos depois de ser expulso do país caribenho. Ele havia sido capturado pelo Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência) e estava na prisão da sede da agência, em Caracas, conhecida por abrigar opositores ao regime.(Folha de S.Paulo, 06.01.2018. Disponível em: <;. Adaptado)Em relação ao episódio mencionado na notícia, é correto afirmar que
O presidente Michel Temer assinou, no começo da tarde desta sexta-feira (29 de dezembro), o decreto aumentando o salário-mínimo para 954 reais a partir do dia primeiro de janeiro de 2018. O valor é 17 reais acima do salário-mínimo atual.(EBC, 29.12.17. Disponível em: < https://goo.gl/7Zm krT>. Adaptado)Entre as críticas feitas no mês de janeiro de 2018 ao valor do novo salário-mínimo, é correto identificar o fato de que
Dois meses após o desaparecimento do submarino, ainda não há pistas sobre a sua localização. Há muito tempo se foram as esperanças de encontrar tripulantes vivos, mas permanecem diversos questionamentos sobre a operação internacional de buscas pela embarcação, principalmente sobre a eficácia dos equipamentos utilizados e como o país encararia a missão caso a ajuda estrangeira fosse retirada.(O Globo, 15.01.18. Disponível em: < https://goo.gl/UuZG 7X>. Adaptado)O submarino desaparecido pertencia à Marinha
Um atirador foi detido nesta quarta-feira (14 de fevereiro) após deixar mortos e feridos em uma escola em Parkland, na Flórida. O xerife do condado disse que 17 pessoas morreram. Um alarme de incêndio foi disparado por volta das 14h30, pouco antes do final das aulas, e os tiros começaram em seguida.(G1,14.02.2018. Disponível em: <;. Adaptado)O atirador detido era um
0 juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4a Vara Federal de Niterói (RJ), suspendeu nesta segunda-feira, 8 de janeiro, a nomeação e a cerimônia de posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como nova ministra do Trabalho do governo Michel Temer. O juiz disse que a escolha da parlamentar por Michel Temer desrespeita a moralidade administrativa.(IstoÉ, 08.01.2018. Disponível em: < ;. Adaptado)A decisão do juiz se deve ao fato de que a deputada
Fui à papelaria com o valor exato para comprar 15 unidades de um produto. Chegando lá, reparei que o preço desse produto tinha aumentado 10% em relação ao preço que pensei pagar. Dessa forma, comprei apenas 13 unidades, e voltei para casa com R$ 8,40. O valor total que paguei nessa compra foi
Em uma sala de aula, há 16 meninos e certo número de meninas. Se nessa sala tivesse um menino a menos e uma menina a mais, a razão entre o número de meninos e o número de meninas seria 3/ 4. Logo, o número total de alunos dessa sala é
Considere a seguinte situação problema proposta em um curso de formação de professores, após discutirem-se conceitos associados a problemas de juros simples:Uma aplicação de um ano e meio foi feita no sistema de juros simples, a uma taxa de juros de 15% ao ano. Relacione os juros dessa aplicação ao capital aplicado.Ao resolver corretamente a situação apresentada, chega-se à conclusão de que os juros da aplicação correspondem, do capital aplicado, a
A professora Márcia queria ensinar para seus alunos a relação existente entre litros e centímetros cúbicos. Para tanto, ela despejou o correspondente a um litro de água em um vasilhame, com formato interno de paralelepípedo reto retangular, cuja capacidade era também de um litro, e as dimensões da base eram 10 e 20 centímetros. A altura interna, em centímetros, desse vasilhame era
Geraldo, diretor de escola pública, atendeu a um pedido de seus professores para analisar e debater com eles alguns fundamentos do projeto político-pedagógico. Os docentes sugeriram que se examinasse esse tema a partir do Parecer CNE /CEB nº 07/2010, no qual consta que aquele projeto representa mais que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Em busca de ampliar essa reflexão, Geraldo sugeriu que o grupo se recordasse do que cada um já havia estudado sobre o assunto, no artigo de Veiga (In: Veiga – org. – 1995). Assim, eles debateram o artigo da autora com a participação de Geraldo e concluíram que, de acordo com Veiga, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: um deles, o da organização da escola como um todo, e o outro o da
A obra Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, de Vasconcellos (2002), explica que o projeto político-pedagógico envolve uma construção coletiva do conhecimento. Como diz o autor, tal projeto é uma tentativa, no âmbito da educação, de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. Ele pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, sendo, então, um instrumento teórico-metodológico
Diogo, professor de escola pública em Garça, está estudando o texto de Wolf e Carvalho (s.d.) sobre o Regimento Escolar (RE) para prestar concurso de diretor de escola, naquele município. Verificou, nesse artigo, ser frequente que tanto profissionais da educação, quanto pais e alunos, desconhecem o RE dos estabelecimentos a que estão vinculados. Em geral, só recorrem a ele em situações que envolvem indisciplina, embora a pesquisa de Wolf, citada pelas autoras, aponte que 60% dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer esse documento da escola. Mediante considerações de Wolf e Carvalho, Diogo concluiu que, conforme a legislação educacional vigente, o RE deve ser construído coletivamente e para sanar os problemas aqui descritos, ele precisa
A escola é uma organização social complexa, que demanda trabalho sobre o trabalho educativo, de natureza interdisciplinar, necessariamente coletivo e compartilhado, mediante objetivos comuns. O sistema de organização e de gestão da escola, compreende, de acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), as seguintes funções: planejamento; organização e racionalização dos recursos e condições para realizar o planejado; direção/coordenação do esforço humano coletivo; avaliação/comprovação do funcionamento da escola. Explicitando a função “direção/coordenação”, esses autores afirmam que ela corresponde a tarefas agrupadas sob o termo “gestão”, a qual significa
Naura Syria Carapeto Ferreira, em Ferreira e Aguiar (org., 2004), afirma que “a gestão da educação não só coloca em prática as diretrizes emanadas, como, também, interpreta e subsidia as políticas públicas na trama conturbada das relações econômicas, políticas e sociais globais que atravessamos e que se refletem no espaço escolar”. Argumenta que, nesse sentido, “a relação entre sociedade, educação/formação, políticas educacionais e gestão da educação é intrínseca e forte e necessita ser ressignificada nos contextos das determinações que se põem a cada ‘minuto histórico’”. A autora analisa a potencialidade da gestão democrática, da participação, da construção coletiva de uma sociedade mundial solidária. Nessa perspectiva, Ferreira entende que ressignificar a gestão da educação é fortalecer seu estatuto teórico/prático de conteúdos destinados a salvar a unidade humana e salvar a diversidade humana”. Para isso, com apoio na teoria crítica, é preciso encarar a realidade, sempre, como
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