(1,0)
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo acerca do continente africano, considerando a visão da historiadora Analúcia Pereira (2013).( ) O declínio Europeu na África teve relação com as consequências da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Soviética. ( ) No período de desmantelamento dos impérios coloniais africanos, os impactos econômicos e sociais se efetivaram em pequenas escalas, pois os fluxos financeiros estrangeiros já eram controlados pelas elites políticas e administrativas locais. ( ) Apesar do processo de descolonização africana ser atingido pelos acontecimentos internacionais, a Segunda Guerra Mundial não atingiu o Norte da África. ( ) A atual Etiópia, que no período da Segunda Guerra Mundial era a Abissínia, foi invadida pela Itália fascista em 1935.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas abaixo tendo como referência o pensamento de Analúcia Pereira (2013) no que diz respeito ao processo de colonização e descolonização da África:I. Quatro potências Europeias participaram da expansão colonial africana: Portugal, Grã-Bretanha, França e Eslovênia. II. O chamado domínio clássico Europeu nas colônias Africanas durou aproximadamente 75 anos. III. O Império Francês é considerado um dos maiores impérios coloniais africanos. IV. A experiência africana advinda do tempo e de sua relação com os impérios coloniais contribuíram para o amadurecimento africano, consolidando assim a incorporação de sua economia no cenário mundial.Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento de Roshen Dalal (2016) sobre o Continente Africano.
Considerando a visão de Leandro Karnal (2008), assinale a alternativa que representa o objetivo primeiro do conhecimento histórico.
Recentemente, no Brasil, entraram em vigor as novas regras da lei trabalhista, alterando pontos da CLT. Assinale a alternativa que representa historicamente a criação da CLT, considerando a visão do historiador Boris Fausto (2007).
Assinale a alternativa que representa um modelo clássico de conteúdo de história em sala de aula, considerando a visão de Leandro Karnal (2008).
Uma reta r, paralela à reta s de equação 3x – 2y + 5 = 0, passa pelo ponto P (2, 4). Assim, a reta r cruza o eixo das ordenadas no ponto:
Um eletrodoméstico estava sendo vendido por R$ 3.000,00 à vista ou com entrada de R$ 1.000,00 e uma parcela de R$ 2.180,00 para 60 dias, com taxa de juros simples mensal. Sendo assim, a taxa de juros mensal cobrada foi de:
Considere o gráfico de uma função quadrática definida por f (x) = x² + 6x – 3p em que p ∈ IR toca o eixo das abscissas apenas uma vez. Assim, o valor de p é:
Em uma sala de aula com 20 alunos, quatro são canhotos. O número de grupos de 3 alunos que pode ser formado com pelo menos um aluno canhoto é:
Duas pessoas fizeram uma sociedade, investindo R$ 32.000,00 e R$ 44.800,00 cada uma. Após um determinado tempo, os sócios receberam uma proposta para vender a sociedade pelo valor de R$ 268.800,00, divididos em partes diretamente proporcionais ao investimento inicial. O sócio que mais investiu receberá a mais que o sócio que menos investiu a quantia de:
Os lados de um triângulo retângulo estão em Progressão Aritmética crescente. A soma das tangentes dos ângulos agudos desse triângulo é:
Um grupo de amigos é formado por 6 homens e 8 mulheres. Desse grupo, foram escolhidos, ao acaso, 6 pessoas. A probabilidade de haver, nessa escolha, 3 homens e 3 mulheres é, aproximadamente, de:
Um reservatório de água estava, em um determinado momento, com 5.000 litros. Ficou assim por 1 hora, até que o responsável pelo reservatório ordenou que fosse ligada uma bomba para enchê-lo. Após duas horas da ligação da bomba, o reservatório estava com 7.000 litros. Como a velocidade de enchimento não foi satisfatória, foi ordenado que fosse ligada uma segunda bomba, sem desligar a primeira. Passadas mais duas horas da ligação da segunda bomba, o reservatório atingiu a marca de 10.000 litros. A capacidade de enchimento da segunda bomba, em litros por hora, é de:
Se M é uma matriz de 3ª ordem e tem seu determinante igual a 2, então o determinante de 3M vale:
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