(1,0)
Segundo o texto Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, de Maria Carmelita Yazbek, são vertentes de análise que emergiram no bojo do movimento de reconceituação, exceto:
Em seu texto Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional, a autora Maria Lúcia Martinelli afirma que o projeto ético-político que se tem hoje no âmbito do Serviço Social, cuja base de sustentação é a teoria social marxista, é uma construção coletiva.
Dessa construção não participaram os seguintes sujeitos:
No texto Desigualdade, pobreza e Serviço Social, José Paulo Netto afirma: “ao contrário do que sustentam alguns ideólogos, não estamos diante de uma ‘nova’ questão social – entendo que estamos confrontados com novas expressões da questão social.” Nesse contexto, o autor apresenta como novas problemáticas algumas situações que antes não eram socialmente reconhecidas como significativas, mas que adquiriram magnitude. Assinale a alternativa que não representa uma dessas novas problemáticas apontadas pelo autor.
De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, constitui atribuição privativa do assistente social
De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, não compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, a seguinte atribuição:
No artigo Política social e trabalho familiar: questões emergentes no debate contemporâneo, sua autora afirma que “o caráter familista da política social vem se efetivando e se reforçando em vários níveis e tem se refletido em especial no campo da oferta dos serviços sociais”.Segundo a autora, é incorreto afirmar que isso tem se realizado basicamente por meio de:
No que diz respeito aos movimentos específicos efetuados pelo conjunto CFESS / CRESS pela instituição e consolidação da Assistência Social como política pública, descritos nos Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, é incorreto afirmar:
As seguintes funções da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foram descritas por Aldaíza Sposati no texto Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. Com base nesse texto, analise as seguintes afirmativas:
I. A vigilância social é a capacidade de detectar e monitorar as ocorrências de vulnerabilidade e fragilidade que possam causar a desproteção, além da ocorrência de riscos e vitimizações.
II. A defesa de direitos trata-se de uma preocupação com os procedimentos dos serviços no alcance de direitos socioassistenciais e na criação de espaços de defesa para além dos conselhos de gestão da política.
III. A proteção social inclui a rede horizontal de serviços e benefícios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando que, como resultado das determinações constitucionais de 1988 e suas regulamentações, a proteção social no Brasil sofreu significativas alterações, assinale a alternativa incorreta.
Em relação à solidariedade e ao respeito crítico descritos na publicação O Código de Ética Comentado do Serviço Social, as relações profissionais, seja com colegas, com outros profissionais ou com usuários, não são pautadas pelo seguinte princípio e valor:
Recuperar senha