(1,0)
A ciência da procrastinação A briga do ser humano com prazos é ancestral. Em 800 a.C., o poeta grego Hesíodo achou importante registrar que não se deve “deixar o trabalho para amanhã e depois de amanhã”, e o senador romano Cícero tachou de “odiosa” a mania de os políticos deixarem tudo para depois. Até hoje é assim. Todo mundo (todo mundo mesmo) já ______________ alguma vez. E estudos mostram que 20% dos adultos são procrastinadores crônicos – um batalhão de 20 milhões de pessoas só no Brasil. A procrastinação é “o atraso intencional e frequente no início ou no término de uma tarefa que causa desconforto subjetivo, como ansiedade ou arrependimento”, de acordo com Joseph Ferrari, professor da Universidade DePaul, de Chicago. A origem dessa conduta está numa batalha interna entre duas áreas cerebrais que se desenvolveram em momentos distintos da evolução humana. São o córtex pré-frontal, que está ligado à consciência e nos ajuda ___ pensar no futuro, e o sistema límbico, inconsciente, que só quer saber dos prazeres imediatos. Emoções e memórias são coordenadas pelo sistema límbico, também chamado de cérebro primitivo. Ele se desenvolveu privilegiando recompensas de curto prazo, como comidas que contêm muita energia – doces e gorduras, por exemplo. As recompensas imediatas não são só importantes. São boas. Cada vez que consumimos algo açucarado, uma cascata de dopamina, um dos neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar, é lançada no sistema nervoso. Ao receber esse reforço da dopamina, nosso cérebro foi sendo “ensinado” a favorecer as recompensas de curto prazo. Ações de longo prazo, como estocar comida para o inverno, não _________ nenhuma gota de dopamina no cérebro. Por isso são chatas – não dão prazer.https://super.abril.com.br... - adaptado.Conforme o texto, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:( ) O sistema límbico tem relação com as emoções e a memória.( ) O córtex pré-frontal é responsável somente pelo prazer.( ) Ações de longo prazo não dão prazer.
A ciência da procrastinação A briga do ser humano com prazos é ancestral. Em 800 a.C., o poeta grego Hesíodo achou importante registrar que não se deve “deixar o trabalho para amanhã e depois de amanhã”, e o senador romano Cícero tachou de “odiosa” a mania de os políticos deixarem tudo para depois. Até hoje é assim. Todo mundo (todo mundo mesmo) já ______________ alguma vez. E estudos mostram que 20% dos adultos são procrastinadores crônicos – um batalhão de 20 milhões de pessoas só no Brasil. A procrastinação é “o atraso intencional e frequente no início ou no término de uma tarefa que causa desconforto subjetivo, como ansiedade ou arrependimento”, de acordo com Joseph Ferrari, professor da Universidade DePaul, de Chicago. A origem dessa conduta está numa batalha interna entre duas áreas cerebrais que se desenvolveram em momentos distintos da evolução humana. São o córtex pré-frontal, que está ligado à consciência e nos ajuda ___ pensar no futuro, e o sistema límbico, inconsciente, que só quer saber dos prazeres imediatos. Emoções e memórias são coordenadas pelo sistema límbico, também chamado de cérebro primitivo. Ele se desenvolveu privilegiando recompensas de curto prazo, como comidas que contêm muita energia – doces e gorduras, por exemplo. As recompensas imediatas não são só importantes. São boas. Cada vez que consumimos algo açucarado, uma cascata de dopamina, um dos neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar, é lançada no sistema nervoso. Ao receber esse reforço da dopamina, nosso cérebro foi sendo “ensinado” a favorecer as recompensas de curto prazo. Ações de longo prazo, como estocar comida para o inverno, não _________ nenhuma gota de dopamina no cérebro. Por isso são chatas – não dão prazer.https://super.abril.com.br... - adaptado.Em relação à colocação pronominal, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:( ) Deu-me o que pedi.( ) Quem disse-me o valor errado?( ) Ele pode-me contar.
Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão.
Considerando-se o Mozilla Firefox 61, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Adicionar aos Favoritos.( ) Salvar no Pocket.( ) Ações da Página.
Segundo o Código de Ética Profissional, quanto aos Direitos Humanos, são algumas vedações feitas aos Médicos:I. Deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte.II. Deixar de garantir ao paciente o exercício do direito de decidir livremente sobre sua pessoa ou seu bem-estar, bem como exercer sua autoridade para limitá-lo.III. Desrespeitar a integridade física e mental do paciente ou utilizar-se de meio que possa alterar sua personalidade ou sua consciência em investigação policial ou de qualquer outra natureza.Está(ão) CORRETO(S):
Em conformidade com o Caderno de Atenção Básica nº 34 - Saúde Mental, as intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e os modos de vida, orientando-se pela produção de vida e de saúde e não se restringindo à cura de doenças. Sobre as intervenções em saúde mental na atenção básica, analisar os itens abaixo:I. O desenvolvimento de intervenções em saúde mental é construído no cotidiano dos encontros entre profissionais e usuários, em que ambos criam novas ferramentas e estratégias para compartilhar e construir juntos o cuidado em saúde.II. Os profissionais de saúde realizam diariamente, por meio de intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, atitudes que possibilitam suporte emocional aos pacientes em situação de sofrimento.III. O acolhimento realizado nas unidades de saúde é um dispositivo para a formação de vínculo e a prática de cuidado entre o profissional e o usuário.Está(ão) CORRETO(S):
Em relação às complicações pulmonares e sistêmicas da ventilação mecânica, a lesão pulmonar pode resultar do(a):I. Barotrauma.II. Volutrauma.III. Diminuição da pressão intracraneana.IV. Acidose respiratória.V. Toxidade do oxigênio.Está(ão) CORRETO(S):
Em relação às drogas utilizadas no tratamento da hipercalemia, assinalar a alternativa CORRETA:
De acordo com GUSSO, sobre os quatro estágios da nonicepção, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:(1) Modulação. (2) Percepção. (3) Transdução. (4) Transmissão.( ) Experiência subjetiva, sensorial e emocional.( ) Impulsos são propagados através do SNC.( ) Atividade elétrica nas terminações nervosas sensoriais.( ) Transmissão noniceptiva é modificada por influências sensoriais.
A pigmentação normal requer migração dos melanoblastos da crista neural para a junção dermoepidérmica, processos enzimáticos para formar pigmento, componentes estruturais para conter o pigmento (melanossomos) e transferência do pigmento para os queratinócitos ao redor. O escurecimento da pele pode ser generalizado ou localizado e pode resultar de vários defeitos em qualquer um dos requisitos mencionados. Algumas dessas aberrações são manifestações de doença sistêmica, outras representam defeitos do desenvolvimento generalizado ou focais, outras ainda podem ser inespecíficas e decorrer de inflamação cutânea. Diante do exposto, assinalar a alternativa CORRETA:
De acordo com as estratégias de aconselhamento médico na cessação do tabagismo, sobre o item que mais provavelmente aumentará a taxa de abandono do tabagismo de seus pacientes, assinalar a alternativa CORRETA:
A partir dos anos 1980, no Brasil, a desnutrição paulatinamente se tornou uma importante causa de morbidade e mortalidade em idosos. A regra mnemônica dos 9 Ds é um recurso muito útil na identificação dos fatores de risco e causas de desnutrição. Sobre os fatores compreendidos pela regra dos 9 Ds, analisar os itens abaixo:I. Dentição, diarreia, demência.II. Disgeusia, doença crônica, drogas.III. Disfunção, disfagia, depressão.Está(ão) CORRETO(S):
Em relação à etiologia potencial da insuficiência renal aguda isquêmica, analisar os itens abaixo:I. Diminuição da vasodilatação glomerular em resposta ao óxido nítrico.II. Aumento da adesão dos leucócitos dentro do glomérulo.III. Apoptose e necrose das células tubulares.IV. Aumento da vasoconstrição glomerular em resposta a níveis elevados de endotelina.Está(ão) CORRETO(S):
Sobre as hérnias da parede abdominal, analisar os itens abaixo:I. Uma hérnia encarcerada é aquela na qual não é possível reposicionar o conteúdo ao seu local de origem com manobras simples.II. Quando a hérnia ocorre abaixo do ligamento inguinal, é chamada de hérnia femoral.III. As hérnias umbilicais apresentam um risco diminuído de encarceramento e estrangulamento devido à relativa rigidez de seu anel herniário.Está(ão) CORRETO(S):
Em relação ao transtorno de humor bipolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:( ) É comum a confusão entre o diagnóstico de transtorno de humor bipolar e o transtorno de personalidade borderline, pois a instabilidade afetiva e a impulsividade são características centrais dos dois transtornos.( ) A ocorrência de virada maníaca é superior com os tricíclicos em relação aos demais antidepressivos.( ) Ao se usar a lamotrigina para o tratamento, deve-se alertar o paciente quanto a possíveis reações dermatológicas.
Sobre os sinais clínicos de desproporção cefalopélvica, analisar os itens abaixo:I. Bolsa rota.II. Bossa serossanguínea.III. Edema de colo.IV. Parada de progressão.Está(ão) CORRETO(S)
Recuperar senha