(1,0)
Acerca da Lei nº 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, analise as afirmativas abaixo:I. O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.II. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.III. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.Assinale a alternativa correta.
Acerca das disposições da Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).( ) O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).( ) O Sistema Único de Saúde (SUS) é mantido e executado pelo Poder Público, não havendo possibilidade da participação da iniciativa privada.( ) É objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros, a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Lei nº 12.550/2011 aborda as competências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresente incorretamente uma competência da EBSERH:
Acerca das disposições da Lei nº 12.550/2011 sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assinale a alternativa incorreta:
Acerca dos recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), segundo o disposto na Lei nº 12.550/2011, analise as afirmativas abaixo:I. O lucro líquido da EBSERH será reinvestido para atendimento do objeto social da empresa, excetuadas as parcelas decorrentes da reserva legal e da reserva para contingência.II. Constituem recursos da EBSERH os oriundos de dotações consignadas no orçamento da União.III. Constituem recursos da EBSERH as receitas decorrentes das aplicações financeiras que realizar.Assinale a alternativa correta.
Em relação à ingestão de corpos estranhos por crianças, assinale a alternativa incorreta.
Em relação a ingestão de cáusticos, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao uso de próteses em estenoses malignas de via biliar, assinale a alternativa incorreta.
Apesar de cerca de 20% das obstruções malignas acometerem o hilo, sendo o colangiocarcinoma o mais comum, outras lesões incluem o carcinoma hepatocelular, o câncer de vesícula e metástases hepáticas. Em relação a estas estenoses perihilares assinale a alternativa correta.
Em relação à pacientes portadores de colangite, comparando a CPRE (colangiopancreatografia) e a drenagem percutânea transparietal, assinale a alternativa incorreta.
A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é um quadro muito frequente e está, muitas vezes, associado a lesões por esforço repetitivo. O nervo comprimido na STC é o:
Paciente de 67 anos vem à consulta neurológica devido a quadro de alteração de memória rapidamente progressivo com início há quatro meses. Familiares relatam piora do nível de consciência no último mês, período em que também surgiram contrações musculares. Ao examinar o paciente, percebe-se que ele está sonolento e há presença de mioclonias (precipitadas por estímulo luminoso ou sonoro). Exames laboratoriais sem particularidades. Estudo de ressonância magnética revelou áreas de hipersinal em T2, FLAIR e DWI em regiões temporais e frontais bilateralmente. A principal hipótese diagnóstica para esse caso é:
A avaliação de morte encefálica é realizada com grande frequência em pacientes internados em UTI. Sobre essa avaliação, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma paciente de 62 anos previamente hígida vem à emergência devido a quadro de cefaleia de forte intensidade com início recente (24 horas de evolução). Descreve sua dor como mais intensa na região temporal esquerda, em que durante o exame físico evidencia-se na palpação da região um “cordão” endurecido. A paciente também reporta que sua visão no olho esquerdo parece estar alterada nas últimas horas. Realizou TC de crânio sem particularidades. Em seus exames laboratoriais, evidencia-se VSG: 118mm, demais sem particularidades. A melhor abordagem para esse caso será:
A toxoplasmose cerebral é uma situação que comumente afeta pacientes com imunossupressão. Sobre a toxoplasmose, pode-se afirmar que:I. A primeira infecção de toxoplasmose durante a gestação pode ocasionar microcefalia no feto. II. As lesões cerebrais da toxoplasmose em geral são pequenas e sem área de edema, não impregnando com contraste nos exames de neuroimagem, sendo semelhantes à microangiopatia. III. O uso de sulfadiazina associado à piremetamina e ácido folínico é uma possibilidade de tratamento.Quais estão corretas?
Recuperar senha