(1,0)
Paciente de 70 anos é obeso, diabético, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e possui baixa aptidão cardiovascular, além de apresentar eletrocardiograma de repouso com bloqueio de ramo esquerdo. Para investigação de doença coronariana obstrutiva, qual dessas características descritas teria como indicação classe III para realização de teste ergométrico (TE)?
Jovem, sem comorbidades prévias, está internado há 15 dias para investigação de quadro febril, perda de peso e taquicardia. Foi solicitada avaliação da cardiologia para investigação de endocardite infecciosa (EI). Das alternativas a seguir, qual é considerada critério menor para o diagnóstico dessa doença?
Estudante de medicina relata que seu pai é portador de aneurisma de aorta assintomático e pergunta ao seu professor de cardiologia em que situações haveria indicação de tratamento cirúrgico. Considerando a situação apresentada, a resposta correta desse professor apresentaria indicação de tratamento cirúrgico em caso de
Jovem de 25 anos, em investigação de hipertensão de difícil controle, apresenta a tríade: cefaleia, sudorese profusa e palpitações. Qual dos seguintes exames laboratoriais poderia auxiliar na confirmação da principal hipótese diagnóstica?
Paciente de 19 anos está em acompanhamento ambulatorial devido à lesão residual valvar (estenose mitral moderada) após febre reumática, há 6 anos. Qual é a melhor orientação em relação à profilaxia secundária para essa paciente?
Em atendimento no pronto-socorro médico, uma cardiologista se depara com quadro de taquicardia com QRS alargado (etiologia não definida). De acordo com o guideline europeu de taquiarritmia supraventricular (2019), qual conduta a seguir possui indicação classe III?
Senhor de 42 anos, em investigação de síncope recorrente e dispneia aos pequenos esforços, apresenta, ao exame ecocardiográfico transtorácico, insuficiência aórtica importante, fração de ejeção de 30% e diâmetro diastólico final de 72 mm. Assinale a alternativa correta em relação ao caso descrito.
Paciente com episódios de taquicardia supraventricular paroxística associada a intervalo PR curto sem presença de ondas delta (pré-excitação) apresenta qual condição a seguir?
Senhor de 70 anos é atendido em ambulatório de Cardiologia com queixa de dispneia aos pequenos esforços, com piora nos últimos 3 meses. Apresenta, ao exame físico, desdobramento paradoxal de segunda bulha (B2) e presença de quarta bulha (B4). Qual é o achado mais provável ao ecocardiograma transtorácico solicitado?
Qual das seguintes condições está associada à lesão miocárdica de etiologia não isquêmica?
Recuperar senha