(1,0)
Mulher de 58 anos com hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia foi encaminhada para a realização de um risco cirúrgico para colecistectomia por videolaparoscopia. Relata que caminha 3 vezes por semana durante 1 hora, sem limitações. Está em uso de losartana, atenolol, metformina e sinvastatina. Frequência cardíaca: 66 bpm; pressão arterial: 126 x 74 mmHg e o restante do exame físico normal. Eletrocardiograma e laboratório sem alterações.Em relação ao manejo do risco cardiovascular na avaliação pré-operatória, assinale a opção mais adequada.
Identifique a droga hipoglicemiante a seguir que está associada à redução de mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida.
Homem de 64 anos, tabagista, hipertenso e diabético em tratamento irregular, procura atendimento de urgência relatando dispneia aos pequenos esforços há uma semana associada a tosse com expectoração amarelada e calafrios noturnos. Negava dor torácica, palpitação ou síncope.Ao exame: taquidispneico, sudoreico, frequência cardíaca 110 bpm; pressão arterial 190 x 110 mmHg, SatO2 86%, temperatura 37,8ºC. Ritmo cardíaco regular, sem sopros, murmúrio reduzido na base direita e com estertores até os ápices pulmonares bilateralmente.Assinale a melhor alternativa considerando o diagnóstico na sala de emergência, o fator precipitante e a terapêutica medicamentosa imediata a ser instituída.
O seguinte anticoagulante atua como um inibidor direto da trombina:
O seguinte achado clínico constitui um critério maior de Jones para o diagnóstico de febre reumática:
O seguinte agente etiológico está associado à presença de neoplasias colorretais em pacientes com endocardite infecciosa:
Assinale a opção que apresenta apenas fatores de risco cardiovasculares não-modificáveis.
Dos anti-hipertensivos relacionados a seguir, assinale a opção mais adequada como monoterapia em um homem de 60 anos sem outras comorbidades e com hipertensão estágio I não responsiva a medidas não-farmacológicas.
Um medicamento inibidor da enzima HMG-CoA redutase é o(a)
Em relação à doença tromboembólica venosa é correto afirmar que
Recuperar senha