(1,0)
No Brasil, a problemática fundiária restringe-se à questões ligadas à distribuição de terras e afeta os diversos grupos sociais inseridos na categoria denominada povos tradicionais.
Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.
Os estudos urbanos na antropologia tendem a valorizar os métodos qualitativos tradicionais de investigação empírica em detrimento daqueles cuja ênfase está na observação participante.
O processo de urbanização resultou na criação de uma cultura urbana responsável pelo surgimento de atitudes individualistas e competitivas, pelo afrouxamento dos laços familiares e pela secularização dos costumes.
No Brasil, a autoatribuição de identidades étnicas está associada aos processos de organização política de grupos que reivindicam o reconhecimento dos territórios que ocupam.
No que concerne às lutas pela terra, é correto afirmar que os movimentos sociais rurais atuam de forma homogênea nas diversas regiões do Brasil.
Há um descompasso entre as representações contidas nas políticas adotadas pelas diversas instituições governamentais brasileiras e aquelas dos grupos sociais rurais aos quais essas políticas são destinadas.
Acerca de métodos e técnicas de pesquisa antropológica, julgue o item seguinte.
A grande mobilidade espacial de parte cada vez maior das populações mundiais faz que seja necessário propor novas técnicas de pesquisa de campo, como a etnografia multisituada.
O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à experiência direta do "outro". A monografia etnográfica, como forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A esse respeito, julgue o seguinte item.
Malinowski advogava a cooperação entre antropólogos e missionários na realização do trabalho etnográfico devido ao grande conhecimento que os missionários tinham dos povos nativos.
O funcionalismo, como perspectiva teórica, supõe a integração dos diversos aspectos de uma cultura compreendida como uma totalidade coerente.
Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.
As abordagens predominantes do direito no campo da antropologia jurídica são: como cultura, como dominação e como resolução de conflitos.
O contexto moderno tem estimulado a relação entre antropologia e direito no que diz respeito a políticas de identificação ou de reconhecimento.
Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.
A ideologia racial brasileira é assimilacionista e miscigenacionista e se efetiva no cotidiano dos indivíduos.
A respeito da antropologia na sociedade multirracional brasileira, julgue o item subsequente.
No Brasil, a classificação racial não está restrita à classificação preto e branco, pois considera-se a marca do tipo racial.
O mito da democracia racial brasileira é uma forma de assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações.
A antropologia da cidade estuda situações que ocorrem em cidades. O seu interesse limita-se aos efeitos dessas situações no contexto geopolítico urbano.
Recuperar senha