(1,0)
O Brasil, no momento em a que crise mundial de 1929 foi deflagrada, apresentava-se
Os economistas neoclássicos argumentavam, naquele momento, que o controle da inflação brasileira nos anos 1980 se daria por meio da redução da demanda. Contudo, outros modelos tentaram explicar o comportamento dos preços no País, entre os quais podemos destacar:
O I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova República – I PND/NR, do Governo Sarney, tinha como princípio original a reforma e o crescimento econômicos e o combate à pobreza. Mas a conjuntura do momento exigia algumas ações paralelas, tais como:
Até meados dos anos 1980, o Banco do Brasil funcionava como agente do Tesouro Nacional, efetuando gastos tipicamente fiscais a partir da determinação do Ministério da Fazenda. Em relação a essa condição do Banco do Brasil, pode-se afirmar que:
Após a implementação do Plano Real, o Governo Federal desenvolveu um conjunto de ações que foram além da criação da nova moeda denotada por “Real". Entre essas ações, destacamos a renegociação da dívida externa e suspensão da moratória, em que uma das características foi:
Em relação à chamada crise do subprime de 2008, no que diz respeito à economia brasileira, é incorreto afirmar que:
O Plano Brasil Maior expressa a política industrial do governo Dilma Rousseff. A proposta do Plano está organizada na forma de ações voltadas para o aumento da eficiência produtiva da economia como um todo, conjugadas com ações setoriais. Não faz parte das medidas propostas:
Nos três primeiros anos do governo Lula, pôde-se observar uma sobrevalorização da moeda doméstica frente ao Dólar. Esse comportamento da moeda Real pode ser explicado, em parte:
A noção de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) é geralmente identificada com as políticas econômicas implementadas por governos social-democratas europeus ocidentais e democratas (nos EUA a partir do New Deal), embora algumas formulações teóricas a respeito sejam encontradas antes disso. De um modo geral, objetivavam proporcionar aos cidadãos padrões de vida mínimos, por meio de políticas fiscais, sociais e de redução das desigualdades econômicas. Políticas dessa natureza também têm sido implementadas no Brasil. Os enunciados a seguir referem-se a isso. Assinale a opção correta.
O economista John Maynard Keynes defendia a superioridade dos sistemas políticos democrático-liberais sobre o liberalismo econômico clássico, o socialismo e o fascismo afirmando que apenas nos primeiros era possível combinar o máximo de eficiência econômica com a promoção de justiça social e a vigência das liberdades individuais. Os enunciados a seguir referem-se às características dessas correntes ideológicas. Assinale a opção correta.
A questão do tamanho da Administração Pública Federal é um tema recorrente no debate político e econômico brasileiro. Uma avaliação adequada da questão supõe a existência de dados que deem suporte à análise. Os enunciados abaixo referem-se a essa questão e foram elaborados a partir dos resultados de pesquisa de 2008, em parceria entre o Ipea e a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Assinale a opção correta.
A adoção de um sistema federativo por um país, como o Brasil, envolve uma série de questões relativas à coordenação das ações estatais. Os seguintes enunciados referem-se a esse fato. Assinale a opção correta em relação à realidade brasileira.
O processo democrático brasileiro, desde 1985, não foi isento de percalços. As opções a seguir referem-se a esse processo. Assinale a opção incorreta.
A administração pública deve construir um modelo de gestão capaz de tornar o Estado mais aberto às necessidades dos cidadãos, que responda ao interesse público e seja eficiente na coordenação da economia e dos serviços públicos. No Brasil, o gerencialismo e a gestão social são duas vertentes que se têm desenvolvido de forma paralela e em disputa visando alcançar esses objetivos. Em relação aos principais aspectos que diferenciam essas vertentes, assinale a opção correta.
O controle dos governantes é uma das exigências normativas para o funcionamento da democracia representativa e de sua burocracia pública. De quem é a responsabilidade por exercer esse controle? Assinale a opção correta.
Recuperar senha