(1,0)
A farmacoterapia consiste no uso de medicamentos para o tratamento, prevenção, diagnóstico e controle de sinais e sintomas das doenças.Considerando as vias de administração dos medicamentos, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) A administração intradérmica (ID) é empregada para fins de diagnóstico, quando testam alergias ou reação para tuberculose.( ) A via endovenosa (EV) é utilizada para administrar soluções aquosas e oleosas garantindo rápida absorção através de uma veia.( ) A primeira via de acesso para administração intramuscular (IM) é o músculo vasto lateral e depois o glúteo.( ) A via subcutânea (SC) permite a administração de medicamentos cujo volume pode variar de 0,1 ml a 2,0 ml.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Durante a internação de um paciente adulto, foram-lhe prescritos 125 mg (EV) do medicamento Ampicilina a ser administrado de 6 em 6 horas. A farmácia disponibilizou frasco ampola de 1 g, em 10 ml.Considerando a informação anterior, calcule quantos ml deverão ser administrados para que a dose em cada horário seja de 125 mg e assinale a alternativa CORRETA.
Foram prescritas para um paciente adulto 20 UI de insulina regular de 100 UI. No momento da aplicação, no posto de enfermagem, só havia seringa de 3,0 ml.Qual a quantidade de ml deverá ser administrada para que a dose seja a prescrita?
O funcionamento dos sistemas orgânicos mais importantes para a manutenção da vida é expresso por meio dos sinais vitais: temperatura, respiração, pulso e pressão arterial.Considerando a importância da atuação do técnico de enfermagem, na observação dos sinais vitais dos pacientes, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) No lactente e, sobretudo, no recém-nascido prematuro, os movimentos respiratórios podem ser irregulares, arrítmicos, intermitentes e ainda com alternância de profundidade.( ) A elevação da temperatura pode ocorrer pela excitação, superalimentação, desidratação e pode ser avaliada em vários locais: boca, axila, orelha e reto.( ) A frequência dos batimentos por minutos nos lactentes gira em torno de 50 a 80 bmp, sendo considerada bem menor do que nos adolescentes e adultos, cuja média é de 80 a 160 bmp.( ) A pressão arterial varia de acordo com a idade da criança e está intimamente ligada ao seu peso e altura, sendo rotineiramente mais observada quando a criança apresenta problemas cardíacos e renais dentre outros.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“A drenagem pleural, também chamada torácica, é um procedimento cirúrgico que visa promover a saída contínua de qualquer conteúdo anômalo (ar ou líquido) que se coloca na cavidade pleural” (SCHMITZ, 2000, p.445).Considerando os conhecimentos necessários ao técnico de enfermagem para prestar assistência ao paciente com drenagem torácica, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
A capacidade de realizar a punção venosa, para obtenção de acesso ao sistema venoso a fim de administrar líquidos e medicamentos, é uma habilidade dos profissionais de enfermagem. Essa responsabilidade inclui selecionar o local apropriado para a punção venosa, o tipo de material e a habilidade técnica de punção venosa.Considerando os conhecimentos necessários para prestar os cuidados de enfermagem ao paciente que recebe terapia venosa, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) São consideradas complicações potenciais da instalação do cateter central a trombose, a flebite, os problemas renais e hepáticos, a infecção local e os processos alérgicos entre outros.( ) Ao selecionar o local da punção venosa, deve-se considerar os seguintes fatores: condição da veia, tipo do líquido ou medicamento a ser infundido, idade e tamanho do paciente e habilidade do profissional para realizar a punção entre outras.( ) Os curativos transparentes permitem a avaliação do sítio de inserção quanto à presença de complicações e deve-se ter cuidado com o uso de esparadrapo aplicado ao redor do membro pelo risco de ele atuar como um torniquete, impedindo o fluxo sanguíneo.( ) Ao detectar a infiltração de uma terapia venosa ou da infusão de um medicamento, o profissional de enfermagem deve rapidamente preparar uma compressa úmida de calor, aplicar sobre o local e, depois, comunicar ao médico para avaliação da interrupção da terapia.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Uma das técnicas de enfermagem com que nos deparamos frequentemente em clinicas e hospitais é a administração de dieta e medicamentos por meio de sondas introduzidas no aparelho digestivo. Cada sondagem tem uma indicação específica e exige conhecimento adequado para a seleção do material, introdução da mesma e sobre os cuidados dispensados ao paciente.Considerando o contexto descrito anteriormente, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Segundo Brunner e Suddarth (2009, p.1201), [...] “o diabetes constitui a terceira causa principal de morte por doença, principalmente devido à elevada taxa de doença cardiovascular (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica), entre indivíduos com diabetes”.Considerando os conhecimentos necessários para prestar os cuidados de enfermagem ao paciente com diabetes, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas.( ) A cetoacidose diabética (CAD) pode provocar sinais e sintomas, como dor abdominal, náuseas, vômitos, hálito com odor de fruta e, se não for tratada, alteração no nível de consciência, coma e morte.( ) O diabetes tipo 2 está associado à intolerância lenta e progressiva a glicose e, quando começa a se manifestar, o paciente pode apresentar febre intensa, poliúria, polidpsia e alteração no nível do ferro sanguíneo entre outros.( ) O Diabetes Melito Gestacional (DMG) refere-se a qualquer grau de intolerância a glicose com início durante a gravidez, e a hiperglicemia ocorre devido à secreção de hormônios placentários, que provocam resistência a insulina.( ) A adesão ao tratamento (capacidade de seguir a prescrição medicamentosa, a dietoterapia e a prática de exercícios físicos), estilo de vida, fatores culturais, psicossociais e econômicos são fatores que podem influenciar a vida do paciente com diabetes.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A insulinoterapia é indicada em todos os casos de diabetes mellitus, nos quais o controle metabólico não foi conseguido pelo uso da dieta ou hipoglicemiante oral.Considerando a importância desse conhecimento para que o técnico de enfermagem ministre a insulina ao paciente com diabetes, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.COLUNA I1. Insulina de ação rápida.2. Insulina de ação intermediária.COLUNA II( ) Na sua utilização, é importante inverter o frasco e rolar lentamente entre as mãos antes de aspirar a solução.( ) É ministrada pelo técnico de enfermagem, após prescrição médica sendo utilizada principalmente para tratamento da cetoacidose.( ) É cristalina e também conhecida como insulina regular.( ) Tem aparência leitosa e seu tempo de ação é maior.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A penicilina cristalina é um medicamento muito utilizado em vários processos infecciosos e é encontrada em soluto em pó, em frasco ampola de 5.000.000.000 e 10.000 UI. Foi prescrita para um paciente adulto a dose de 500.000 UI (EV) de penicilina cristalina a ser administrada de 6 em 6 horas. A farmácia disponibilizou frasco ampola de 5.000.000 UI.Considerando a informação anterior, calcule em quantos ml o medicamento deverá ser diluído para que 01 ml seja correspondente à dose prescrita de 500.000 UI e assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com a Lei nº 8.080, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.Considerando o disposto na Lei nº 8.080, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
O prontuário do paciente é um importante documento no qual são registrados os cuidados prestados aos pacientes por todos os profissionais da área da saúde envolvidos com a assistência.Considerando essa informação, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
A Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.Considerando os dispositivos da Lei nº 8.080, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.COLUNA I1. Vigilância sanitária.2. Vigilância epidemiológica.3. Saúde do trabalhador.4. Sistema Único de Saúde.COLUNA II( ) Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.( ) Conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.( ) Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, das administrações direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.( ) Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde .Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O controle da infecção hospitalar se relaciona intimamente com a finalidade dos serviços prestados na unidade de internação e envolve a eficácia das práticas médicas e de enfermagem, bem como todo o instrumental utilizado na rotina da unidade de internação.Considerando a importância da atuação do técnico de enfermagem no controle de infecção hospitalar, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas( ) Artigos parcialmente críticos são aqueles que penetram nos tecidos subepiteliais, no sistema vascular e em outros órgãos isentos de flora microbiana própria, bem como todos os que estejam diretamente conectados com eles.( ) Artigos semicríticos são todos aqueles que entram apenas em contato com a mucosa íntegra, capaz de impedir a invasão dos tecidos subepiteliais.( ) A desinfecção é o processo de destruição e eliminação total de todos os microrganismos na forma vegetativa e esporulada.( ) Artigos não críticos são todos aqueles que entram em contato apenas com a pele íntegra e ainda os que não entram em contato direto com o paciente.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A maioria das infecções hospitalares é provocada por bactérias de baixa virulência que constituem a microflora humana. Com o objetivo de evitar, reduzir e controlar o risco de infecções hospitalares, é importante que os profissionais de enfermagem tenham conhecimento sobre esses riscos, de forma a prestar uma assistência adequada ao paciente hospitalizado.Considerando o exposto acima, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Recuperar senha