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Concurso: IFMG x
#166778
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O objetivo comunicativo do texto é:

#166777
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Leia as asserções abaixo:

I – "Não é por nada que a arte tem um poder tão grande, sendo, inclusive, um caminho para a cura psicanalítica." (linhas 19 e 20).

II – "Músicos, escritores, pintores e outros vagabundos, sabidamente, não trabalham." (linhas 34 e 35).

III – "Se conseguirmos fazer do nosso ofício, arte, talvez possamos trabalhar sem sofrimento (...) " (linha 46).

IV – "Ouçamos Nieztsche: 'Temos a arte para não morrer da verdade.'" (linha 48).

O texto faz uma analogia entre trabalho e arte. Diverge dessa analogia a asserção presente em:

#166776
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Leia as proposições sobre o Texto 1:

I – O temor em relação à morte advém do medo de uma existência sem sentido.

II – O poder de cura da arte relaciona-se ao caráter eterno de uma obra.

III – O discurso religioso sobre a eternidade constitui-se como uma apologia à morte.

IV – Atividades intelectuais não condizem com trabalho porque relacionam-se ao cansaço mental.

Assinale a alternativa CORRETA:

#166775
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Os excertos abaixo evidenciam uma tentativa de diálogo/interlocução com o leitor, EXCETO.

#166774
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Considerando o contexto enunciativo, assinale a alternativa em que o vocábulo destacado NÃO apresenta o sentido indicado:

#166773
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Analise as proposições referentes a fragmentos do texto 1.

I – "Ninguém, porém, tem provas consistentes da eternidade de nossas almas, nem da existência de Matusalém." (linhas 17 e 18) – o termo destacado dá ideia de explicação.

II – "E trabalhar para que o nosso nome não se esgote com a nossa existência é muito trabalhoso." (linhas 21 e 22) – o termo destacado dá ideia de finalidade.

III – "Eles são os mais hábeis em transformar o seu ócio em dinheiro – e, por óbvio, têm dificuldade de fazer o contrário – quando fazem, tendem a fazê-lo de alguma maneira brega e ridícula." (linhas 40 e 41) – o termo destacado dá ideia de tempo.

IV – "Se conseguirmos fazer do nosso ofício, arte, talvez possamos trabalhar sem sofrimento (...)" (linha 46) – o termo destacado dá ideia de concessão.

Assinale a alternativa CORRETA:

#166772
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Analise as proposições abaixo sobre o processo de coesão textual.

I – "Entretanto, a verdade é o oposto disso:" (linhas 6 e 7). O termo destacado refere-se a quando perdemos alguém.

II – "Mas para isso, têm de declarar (...)" (linha 39). O termo destacado refere-se à salvação de alguns profissionais do rótulo de homens que não trabalham.

III – "Talvez isso ajude a explicar o nosso enorme apreço pelo ócio improdutivo." (linhas 27 e 28). O termo destacado refere-se à fadiga.

IV – "e temos a mais absoluta certeza de que isso vai nos garantir a eternidade." (linha 43). O termo destacado refere-se a gastar a nossa saúde e encurtar as nossas vidas por conta do trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA:

#166771
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Assinale a alternativa em que a análise apresentada NÃO apresenta o sentido indicado pelos termos destacados:

#166770
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Releia os Textos 1 e 2 e observe as frases a seguir, retiradas de ambos os textos e marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:

( ) A palavra destacada em "E feito o sol faço calor" (Texto 2 / linha 7) pertence à mesma classe de palavras que a palavra destacada em: "Não faz muito tempo" (Texto 1 / linha 1).

( ) A palavra destacada em "Eu acordo compro o pão" (Texto 2 / linha 9) pertence à mesma classe de palavras que a palavra destacada em: "e que, um dia, o deixaremos. " (Texto 1 / linha 10).

( ) A palavra destacada em "Quentinho eu sou" (Texto 2 / linha 8) pertence à mesma classe de palavras que a palavra destacada em: "Porque somos insensatos, óbvio." (Texto 3 / linha 13).

( ) A palavra destacada em "Eu, porém, trabalho também por amor" (Texto 2 / linha 6) pertence à mesma classe de palavras que a palavra destacada em: "temos grande dificuldade em lidar com o trabalho." (Texto 1 / linhas 23 e 24).

Assinale a alternativa CORRETA:

#166769
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A autora apresenta conjecturas relacionadas ao mundo do trabalho. Essas conjecturas estão explicitadas nos seguintes excertos, EXCETO:

#166768
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No que se refere à Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que trata sobre o acesso à informação, faça a correspondência entre as colunas:

(1) Disponibilidade

(2) Integridade

(3) Autenticidade

(4) Primariedade

( ) Qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.

( ) Qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

( ) Qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

( ) Qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Marque a sequência CORRETA da segunda coluna de acordo com a primeira:

#166767
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Tendo em vista a lei que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/90 e suas alterações), leia as proposições e, a seguir, marque a opção CORRETA.

I – São requisitos básicos para investidura em cargo público: a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticos, a idade máxima de sessenta anos e a aptidão física e mental.

II – O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

III – Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

IV – Ao servidor é vedada a participação em conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a união detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros.

#166766
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Todo servidor deve exercer seu cargo ou função em conformidade com as regras estabelecidas pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto nº 1.171/94 e suas alterações). As proposições são verdadeiras, EXCETO:

#166765
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Apresentam-se, a seguir, proposições relativas ao Regimento Geral de 2010 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS):

I – As ações de pesquisa constituem um processo educativo para a investigação e o empreendedorismo, visando à inovação e à solução de problemas sociais, científicos e tecnológicos.

II – As ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar a relação transformadora entre o IFSULDEMINAS e a sociedade.

III – O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) é órgão normativo e consultivo, de assessoramento da reitoria e tem por finalidade subsidiá-la nos encaminhamentos das políticas de pessoal.

IV – O Colegiado de Administração e Planejamento Institucional (CAPI) é órgão normativo e consultivo, de assessoramento da Reitoria, no que tange às políticas de ensino, pesquisa e extensão.



Assinale a opção CORRETA:

#166764
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Leia as proposições sobre os dispositivos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações e, marque a alternativa CORRETA:

I – Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

II – Os vencimentos dos cargos do poder legislativo e do poder judiciário poderão ser superiores aos pagos pelo poder executivo.

III – Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

IV – As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.