(1,0)
Julgue o seguinte item, relativo a liderança e relações humanas no trabalho.
A comunicação é um dos elementos mais importantes no processo de liderança.
Liderança não é uma capacidade inata, mas sim uma competência que pode ser formada por meio de condutas adequadas.
Na atualidade, o papel do líder está ligado à capacidade de estimular o autogerenciamento, a autonomia e o empreendedorismo de equipes.
A abordagem das relações humanas no trabalho advém da teoria clássica da administração, que pauta o trabalho pela produtividade, pelo lucro e pelas capacidades física e fisiológica de produção.
Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.
De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
Para que o curso atenda à perspectiva dialética, a construção do conhecimento dos educandos deverá envolver três momentos: síncrese, análise e síntese.
Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.
A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.
A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.
Na literatura brasileira pertinente, os objetivos do projeto político-pedagógico se apresentam de diferentes formas, entre elas: consolidar a autonomia das escolas; articular concepções de mundo, de educação e de ensino definidas pela escola, com o propósito de realizar sua função social; fortalecer a gestão democrática nas escolas; afirmar a identidade da escola, sua organização, suas metas e seus planos.
De acordo com a legislação brasileira, os projetos político-pedagógicos das escolas devem contemplar propostas de formação continuada dos professores da educação básica.
Entre os princípios do projeto político-pedagógico descritos na literatura brasileira, incluem-se: a valorização do magistério; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; a coleta, análise e disseminação de informações sobre educação; a qualidade da educação e a liberdade e participação do educando.
Devem constar no projeto político-pedagógico da escola, necessariamente, a organização do trabalho educativo realizado na escola como um todo e a organização do trabalho do professor no contexto de sala de aula, e, de forma tangencial, o resgate da escola como espaço de debate e reflexão coletiva.
Tendo em vista que a Constituição Federal de 1988 (CF) estatui a gestão democrática do ensino público, e que essa modalidade de gestão foi regulamentada pela LDB e, posteriormente, reafirmada, entre outros dispositivos, pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares (Brasil, 2004), julgue o item a seguir, relativos aos conselhos escolares, foro por excelência da gestão democrática no ensino público.
Nas reuniões dos conselhos escolares, é apropriado discutir sobre o encaminhamento de sugestões referentes a processos avaliativos, a análise de resultados de avaliações nacionais de ensino, a exemplo do SAEB, e a exploração de avaliações desenvolvidas internamente na escola, pois tais conselhos foram criados para promover a cultura do monitoramento no âmbito dos respectivos estabelecimentos de ensino.
Se, por mera hipótese, a direção de uma escola de rede pública de ensino tiver a necessidade de mudar do turno matutino para o turno vespertino alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, será aconselhável que ela leve tal assunto à discussão do seu conselho escolar, pois este é o foro apropriado para o encaminhamento e a discussão de demandas educacionais, bem como para a tomada de decisão a respeito dessas demandas.
Recuperar senha