(1,0)
Julgue o próximo item, relativos à atuação do serviço social na saúde mental de usuários de drogas, à reforma psiquiátrica e à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Com o propósito de garantir aos servidores públicos usuários de crack o direito de acesso a bens e serviços, o assistente social que atue em órgão público pode, como intervenção, fomentar a intersetorialidade entre os serviços ofertados pela rede externa, composta, por exemplo, pelas unidades básicas de saúde.
Julgue o próximo item, a respeito de administração e planejamento em serviço social e do instrumental de pesquisa em processos de investigação social.
Na elaboração de projeto de pesquisa, as dimensões de interesse incluem a dimensão técnica, a ideológica e a científica, que estão interligadas entre si.
A técnica da entrevista, considerada uma das estratégias mais utilizadas no trabalho de campo, é classificada em: sondagem de opinião; semiestruturada; aberta ou em profundidade; focalizada; e projetiva.
Pesquisa consiste em atividade essencial da ciência, desde a indagação até a construção da realidade. No caso da pesquisa qualitativa, o objeto se restringe ao que pode ou que deve ser quantificado.
A respeito de conciliação e mediação de conflitos, julgue o item subsequente.
Independência e autonomia são princípios que regem a atuação de conciliadores na área judicial.
O mediador poderá atuar como árbitro e(ou) como testemunha, mesmo em processo judicial pertinente a conflito em que tenha atuado como mediador.
Os princípios da mediação de conflitos incluem a isonomia entre as partes, a informalidade, a confidencialidade, a autonomia de vontade das partes e a boa-fé.
No âmbito da administração pública, mediação de conflitos consiste em atividade técnica exercida por profissional qualificado, imparcial, nomeado por juiz de direito e independente das partes, com poder decisório, que auxiliará e estimulará a identificação e o desenvolvimento de soluções consensuais.
De acordo com a Política Nacional e Estatuto do Idoso, julgue o item a seguir.
Compete aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios elaborar proposta orçamentária que vise financiar programas nacionais compatíveis com a Política Nacional do Idoso, nas áreas de saúde, educação, trabalho, previdência social, cultura, esporte e lazer, e submetê-la ao respectivo conselho do idoso.
É assegurado a todos os idosos com idade a partir de sessenta e cinco anos o benefício mensal de um salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.
Se o idoso não estiver no domínio de suas faculdades mentais para optar pelo melhor tratamento de saúde, somente o curador, os familiares ou o médico responsável poderão decidir a respeito.
O Estatuto do Idoso assegura a prioridade especial, em relação aos demais idosos, daqueles com oitenta anos de idade ou mais.
A garantia de prioridade engloba todos os idosos e inclui o atendimento preferencial imediato e individualizado; a garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais; e a prioridade no recebimento de restituição do imposto de renda.
O idoso que não tenha condições econômicas de prover o próprio sustento pode ser amparado pelo Estatuto do Idoso, que impõe esse encargo ao poder público, por meio do benefício de prestação continuada, atualmente de responsabilidade da Previdência Social.
A respeito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, julgue o item que se segue.
A Atenção Primária em Saúde é ordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.
Recuperar senha