(1,0)
A respeito de editoração e edição de livros, julgue o item a seguir.
O material entregue pelo autor à editora é denominado original, e o conjunto de funções composto por pré-industrial, industrial e pós-industrial é denominado editoração.
Julgue os próximo item, referentes à composição de projeto gráfico.
O processo de composição a quente, denominação dada após a entrada das compositoras fotográficas no mercado editorial, reúne caracteres obtidos da moldagem do metal em fusão e possui dois sistemas: o linotipo e o monotipo.
O método de alinhamento mais utilizado na composição de um projeto gráfico é o justificado, pois, nele, todas as linhas do texto têm a mesma medida, o que confere um equilíbrio de brancos no conjunto da página.
A respeito de editoração e design de livros, julgue o item seguinte.
4 Ao escolher os tipos, o designer deve levar em consideração, além da legibilidade do texto, a medida ideal da linha de texto, o corpo ideal e o suporte.
O grau de legibilidade de um texto extenso é maior em itálico que em redondo.
Na divisão de um livro, os títulos figuram em páginas ímpares como os únicos elementos nelas apresentados; às vezes, eles são seguidos de pequeno texto introdutório, com mancha, tipologia e corpo iguais às demais aberturas de capítulos.
Os nomes dos meses e dos dias da semana nos idiomas espanhol e francês devem ser grafados com a letra inicial maiúscula; todavia, no idioma português a letra inicial desses nomes deve ser grafada em minúscula.
Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.
Apesar de sua breve duração, o tipo de fonte criado por Gutenberg, classificado como gótico, que cedeu lugar ao tipo old style, ainda hoje é utilizado quando se pretende ressaltar os valores tradicionais.
A maioria das pessoas consegue distinguir entre duas fontes semelhantes, mas não percebe uma mudança de meio ponto (0,175 mm) no tamanho de uma letra, embora isso não afete a legibilidade do texto.
A facilidade na leitura está mais associada à forma da letra que se está acostumado a ler, embora haja estudos que apontem o tipo serifa como o mais fácil para a leitura
Considerando que alguns tipos de texto apresentam especificidades que fogem à normalização geral, como é o caso de obras literárias, poéticas e teatrais, em que é necessário respeitar a liberdade de criação do autor, julgue o item subsequente, a respeito de normalizações especiais.
Do ponto de vista material, a padronização editorial dos elementos variáveis do texto teatral contemporâneo deve obedecer aos mesmos princípios dos textos gregos, tais como a indicação de prólogo e epílogo, que se dá de forma idêntica aos atos, cenas e quadro, enquanto o coro merece registro igual ao dos personagens, que pode ser uma espécie de personagem com função e apresentador.
Na editoração em obras teatrais, utilizam-se recursos como brancos marginais, para identificar o bloco de texto da “fala”, e brancos interlineares, ou intervocabulares, para registrar os personagens na valorização dos diálogos na peça.
Na padronização editorial de peças de teatro, não há necessidade de conduzir o leitor a uma identificação inicial das personagens da obra, uma vez que o conhecimento destas acontece ao longo do texto.
Recuperar senha