(1,0)
A Hanseníase ainda constitui um relevante problema de saúde pública. Nesse sentido, as ações preventivas, promocionais e curativas que vêm sendo realizadas pelas equipes de saúde da família já evidenciam um forte comprometimento com os profissionais de toda a equipe. É correto afirmar, EXCETO:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Os profissionais de Saúde da rede básica têm importante papel no controle da Hipertensão Arterial. No entanto, será classificado em indiv íduo adulto com mais de 18 anos com Pré-Hipertensão Arterial , quando este apresentar
A Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objetivos, EXCETO:
Na maternidade do Bom Parto, o fisioterapeuta foi chamado para avaliar uma puérpera, JHN, 32 anos, no 3º dia pós-operatório, pós-cesárea. Ela apresentava risco de complicações vasculares, dor e desconforto pós-cirúrgicos, má postura, disfunção do assoalho pélvico, diástase dos retos abdominais e restrições funcionais gerais do pós-parto. Das alternativas abaixo, qual seria a orientação/intervenção fisioterapêutica inadequada?
No dia 06 de abril de 2010, LJS, 65 anos, morador da comunidade Lago dos Sapos, sofreu um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico e foi levado ao Hospital Santa Lúcia. Ficou hospitalizado por 15 dias, e ao retornar a sua residência, recebeu a visita da ESF que logo solicitou o apoio do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e do fonoaudiólogo do NASF. Na visita desses profissionais, LJS estava acamado e sendo alimentado por uma sonda nasogástrica. Apresentava hemiparesia à direita, com discreta postura flexora e disartria. LJS estava acompanhado da filha JJS, sendo esta a única cuidadora do idoso. Ao conversar com o fisioterapeuta, a filha mostrou-se insegura com relação aos cuidados e ansiosa em relação à recuperação da marcha do pai. Diante do caso acima, o fisioterapeuta utilizou as 5 intervenções abaixo.Assinale a alternativa em que o profissional NÃO agiu corretamente.
Sr. Tadeu é fumante desde a adolescência e, aos 46 anos, foi diagnosticado como enfisematoso. Como resultado da DPOC, desenvolveu muitos comprometimentos físicos com o tempo. Apresenta tosse produtiva crônica, dispneia, taquipneia, diminuição da mobilidade da caixa torácica, postura anormal e diminuição da resistência geral à fadiga durante as atividades funcionais. Ao receber a visita do NASF em sua residência, o fisioterapeuta traçou um plano de tratamento associado a intervenções que pudessem ser realizadas no domicílio do usuário. Qual das alternativas abaixo relacionadas ao plano de tratamento/intervenções fisioterapêuticas está inadequada?
Em uma visita à casa de uma senhora que tinha sido diagnosticada como tendo uma psicose e que vivia com sua filha pequena Clara e sua irmã, esta última descreveu a sobrinha como uma criança ajuizada, sossegada, sensata e tranquila que permanecia na mesa, após as refeições e só se levantava quando lhe davam permissão. Uma criança perfeita, disse a tia, uma criança-modelo. Durante a visita a essa família, a mãe, com o olhar vago , fazia meneios com a cabeça, e Clara, sentada ao seu lado, demonstrava muita preocupação e uma atitude de grande vigilância. Do ponto de vista de Béguier (2004), quando se trabalha a parentalidade de pacientes com diagnóstico de psicose, qualquer que seja a modalidade de atendimento, a visão deve ser sempre a mesma. Assinale a alternativa CORRETA sobre tal abordagem.
Considerando o que Solis-Ponton (2004) define como parentalidade, assinale a alternativa CORRETA.
Quanto à s questões abordadas por Ayres (2001), ao discutir sobre o lugar do sujeito nas práticas de saúde, assinale a alternativa CORRETA
Na perspectiva de Dimenstein (1998), para sairmos dos impasses vi vidos hoje pelos psicólogos no campo da assistência à saúde pública , é preciso
Recuperar senha