(1,0)
A indicação mais frequente para o tratamento cirúrgico da doença de Crohn é a obstrução intestinal crônica, em 35% dos pacientes candidatos à cirurgia. Nos pacientes portadores de múltiplas zonas de estenose no intestino delgado, relativamente curtas, o tratamento cirúrgico preconizado é:
A doença oclusiva vascular aguda dos vasos mesentéricos tem consequências muito graves, cursando com sofrimento intestinal e enfarte mesentérico agudo com necrose. A oclusão aguda dos grandes troncos arteriais do abdome apresenta alto índice de mortalidade. Sobre o tema é correto afirmar que:
Um paciente apresentando hepatopatia, com níveis de bilirrubina de 3 mg/dL, tempo de protrombina de 6 segundos, discreta ascite, albumina de 3 g/dL, discreta encefalopatia, apresenta segundo a classificação de Child-Pugh a seguinte pontuação:
Pacientes submetidos a cirurgias de derivação do trânsito colônico com desfuncionalização de segmentos do cólon podem apresentar colite de derivação, cursando com descarga mucosa e sangramento. Em relação ao mecanismo de produção da colite de derivação, é correto afirmar que a(o):
Paciente do sexo masculino, 65 anos, foi recebido no hospital com quadro de pancreatite aguda alcoólica. Ao ser investigado nas 48 iniciais, apresentou os seguintes resultados: Leucócitos - 24.000 mm3, Glicose - 900 mg/100mL, Desidrogenase lática - 1200UI/L, Aspartato transaminase -1000U/100 mL, Cálcio - 6,5 mg/100mL, Hematócrito - 18%, Sequestro líquido para terceiro espaço -16 litros, Déficit de base - 5 mEq/L, PaO2 - 40 mmHg. Segundo os sinais prognósticos de Ranson para a pancreatite aguda, o paciente se apresenta:
Paciente do sexo masculino, 34 anos, é recebido no hospital com quadro clínico de hematêmese, melena, e dor em cólica intensa no quadrante superior direito do abdome. O paciente relata que sofreu acidente automobilístico com contusão abdominal três semanas antes do aparecimento dos sintomas. O exame clínico demonstra icterícia 3+/4+, e palidez cutâneo-mucosa. A hipótese diagnóstica do cirurgião assistente é:
Os leiomiomas do esôfago constituem 60% de todos os tumores esofágicos benignos. São achados em homens com um pouco mais de frequência que em mulheres e se apresentam na quarta ou quinta década da vida. Em relação aos leiomiomas do esôfago, é correto afirmar que:
A doença ulcerosa péptica ainda representa a causa mais frequente de hemorragia gastrointestinal alta, sendo responsável por cerca de 40% de todos os casos. Cerca de 10% a 15% dos pacientes com doença ulcerosa péptica desenvolvem sangramento em algum momento de sua doença. Na abordagem cirúrgica da úlcera duodenal sangrante, é correto afirmar que:
A síndrome do intestino curto resulta de um comprimento total de intestino delgado que é inadequado para manter a nutrição. Em geral resultam de uma ressecção intestinal maciça. Sobre esta síndrome, é correto afirmar que:
O carcinoma anaplásico da tireoide representa menos de 1% das doenças malignas da glândula. É a forma mais agressiva de câncer da tireoide. Apresenta crescimento muito rápido e é mais encontrado em pessoas idosas. Sobre este tipo de tumor tireoidiano é correto afirmar:
A ascite é frequentemente um indicativo de cirrose avançada e está associada a uma taxa de sobrevida de apenas 50% em 2 a 5 anos. O prognóstico das complicações nesses pacientes é sombrio. Em relação à ascite por hipertensão portal, é correto afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 39 anos, foi submetida à colecistectomia videolaparoscópica, obtendo alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia. Uma semana após, procura o hospital apresentando dor no quadrante superior direito, distensão abdominal, febre, anorexia, calafrios e hiperbilirrubinemia. Foram realizadas tomografia computadorizada abdominal e ultrassonografia que revelaram coleção líquida no quadrante superior direito. O estado geral da paciente é muito bom após hidratação venosa e analgesia. O cirurgião assistente diagnosticou uma fístula biliar.Aconduta ideal para a paciente é:
A biópsia para confirmar a presença e identificar o tipo de câncer de pâncreas é usualmente requerida antes da terapia radioquimioterápica de tumores pancreáticos irressecáveis, ou tratamento neoadjuvante de tumores ressecáveis. A biópsia pancreática deverá ser realizada de uma das seguintes formas:
A Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) caracteriza-se por uma baixa contagem de plaquetas, medula óssea normal, na ausência de outras causas de trombocitopenia. Em relação à PTI, é correto afirmar que:
O antígeno carcinoembrionário (CEA) é uma glicoproteína ausente na mucosa do cólon normal, mas presente em 97% dos pacientes com câncer de cólon. Em relação ao CEA, é correto afirmar que:
Recuperar senha