(1,0)
A pele tem um importante aspecto na necropsia. Se a pessoa morreu recentemente, por exemplo, a pele fica pálida, com uma tonalidade azul e com aparência marmorizada nos ombros e peito. A respeito da pele, é correto afirmar que ela é um:
Há características morfológicas do esqueleto humano que podem auxiliar no diagnóstico do sexo biológico do indivíduo. Por exemplo, o tamanho da cintura escapular, que no homem é mais larga. A cintura escapular é formada pela escápula e pelo(a):
As articulações do esqueleto são pontos de encontro entre ossos e podem ser classificadas em diferentes categorias. As articulações entre as vértebras são do tipo:
No exame externo do cadáver há caracteres que devem ser observados e relatados no laudo cadavérico. Entre eles, o estado de nutrição, que pode ser avaliado pela quantidade de certo tipo de tecido que é o principal reservatório energético do organismo. Esse tecido e a substância armazenada em suas células são, respectivamente:
Quando comparamos determinada região do intestino de uma pessoa com doença celíaca com a mesma região de uma pessoa normal, observa-se que a pessoa portadora da doença tem perda das vilosidades das paredes do órgão. Para a pessoa doente, esse problema interfere na:
Características do esqueleto podem contribuir para estimar a idade de um cadáver, já que, durante o crescimento, surgem sinais de maturidade do desenvolvimento. A determinação da idade óssea pode ser feita, por exemplo, com a utilização da radiografia do punho e da mão esquerda. Dentre as mudanças que caracterizam o esqueleto de um adulto, está o(a):
Dados recolhidos em necropsias têm sido utilizados nos estudos de algumas doenças da vesícula biliar. Armazenada nessa vesícula, a bile é produzida no:
O esquema mostra o tipo celular presente em maior quantidade no sangue humano.
Essas células, altamente especializadas para realizar a sua função, apresentam estruturas como:
A rigidez cadavérica (rigor mortis) consiste num tipo específico de contração muscular do cadáver, que surge dentro de uma a três horas após a morte. Essa contração é resultado da perda da produção de energia pelas células. (Adaptado de https://www.nucleodoconhecimen... músculos da locomoção que sofrem com a rigidez cadavérica são classificados como:
Sobre a rigidez cadavérica, observa-se que os músculos permanecem rígidos até que proteínas musculares sejam desintegradas. (Adaptado de https://www.nucleodoconhecimen... regra, isso ocorre pela ação de enzimas digestivas liberadas do(s):
André foi aprovado em concurso público para o cargo de auxiliar de necropsia da Polícia Civil do Estado Alfa. Durante seu curso de formação na Acadepol, André e os demais novos policiais foram orientados a atender todas as normas sobre a cadeia de custódia. De acordo com o Código de Processo Penal, considera(m)-se cadeia de custódia:
Marta, auxiliar de necropsia da Polícia Civil do Estado Alfa, acaba de receber no departamento onde está lotada no Instituto Médico Legal (IML) um cadáver, para fins de perícia. Pela documentação que acompanhou o cadáver, percebe-se que a morte ocorreu há apenas duas horas. No caso em tela, de acordo com o Código de Processo Penal, a autópsia será feita:
A Lei nº 11.340/2006 cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e dá outras providências. De acordo com a mencionada Lei Maria da Penha, é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o:
João é auxiliar de necropsia da Polícia Civil do Estado Alfa e está lotado no Instituto Médico Legal. No exercício de suas funções, João recebeu o cadáver de um homem para limpeza e preparo para a autópsia. Ao abrir o invólucro onde o corpo estava acondicionado, João imediatamente reconheceu que o corpo era de seu vizinho José, seu desafeto de longa data. Tendo em vista que João também se considera inimigo de toda a família do agora falecido José e com o objetivo de prejudicar os parentes de seu vizinho, o policial resolveu atrasar ao máximo a autópsia do cadáver e deixou o corpo em local impróprio, por prazo muito superior ao previsto nas normas aplicáveis. Agindo da forma antes narrada, João violou diretamente o princípio expresso da administração pública da:
A auxiliar de necropsia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Maria está lotada em Posto Regional de Polícia Técnica e Científica do interior do Estado. Durante a madrugada, Maria, única policial de plantão, recepcionou de policiais militares um cadáver feminino para fins de perícia. Para adiantar o trabalho, mesmo não havendo naquele momento qualquer perito no órgão, Maria fez o exame pericial, além de ter emitido e assinado sozinha o auto de exame cadavérico (AEC), agindo em sentido contrário ao que dispõem as normas aplicáveis às atribuições de seu cargo. Pelos fatos narrados, percebe-se que a perícia feita por Maria é inválida, por vício no elemento do ato administrativo da:
Recuperar senha