(1,0)
Acerca das infrações no trânsito, das penalidades e das medidas administrativas, julgue o item.
Dirigir o veículo utilizando‐se de telefone celular é uma infração média e sujeita o infrator à penalidade de multa.
Bloquear a via com veículo é infração gravíssima, sendo que, além da penalidade de multa e apreensão do veículo, também é possível a medida administrativa de remoção do veículo.
O condutor de veículo que for alvo de fiscalização de trânsito não poderá ser obrigado a se submeter a teste ou exame clínico para certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.
O recolhimento do certificado de licenciamento anual ocorrerá se o prazo de licenciamento estiver vencido.
Conforme cresce o uso da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades, cresce o número de ciclistas no trânsito, sendo cada vez mais comuns os encontros entre motoristas e ciclistas. Considerando essa informação, julgue o item no que diz respeito à postura do motorista em relação aos ciclistas, segundo a Lei n.º 9.503/1997 (Código Brasileiro de Trânsito).
Em vias movimentadas, com trânsito intenso, onde não existam ciclovias, ciclofaixas ou acostamento, os ciclistas devem circular pelo passeio, e nunca pela pista.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, uma bicicleta é considerada como um veículo de passageiros.
Ao ultrapassar um ciclista, o motorista deve diminuir a velocidade e manter uma distância lateral da bicicleta de 1,5 m.
Conforme o conceito de direção defensiva apresentado pelo Conselho Interamericano de Segurança, o motorista deve planejar todas as ações ao volante, prevenindo‐se, com antecedência, com relação ao comportamento de outros motoristas e a condições adversas. Acerca das condições adversas climáticas e de iluminação da via, julgue o item.
Quando o veículo que vem na via em sentido contrário usa o farol alto, é recomendado sinalizar a ele tal fato, piscando brevemente os faróis. Caso a situação persista, deve‐se colocar também os faróis altos, ligando, inclusive, os faróis de neblina, caso o veículo possua.
Em situação de mau tempo, como chuvas fortes, granizo, neblina intensa etc., deve‐se reduzir a velocidade, acender as luzes do carro (lanternas) e redobrar a atenção. Contudo, independentemente da intensidade do mau tempo, jamais se deve estacionar o carro fora da estrada, mesmo que uma área segura para o estacionamento exista.
Para diminuir o risco de aquaplanagem, é necessário rodar com pneus calibrados, com profundidade dos sulcos de drenagem de, no mínimo, 1,6 mm, e reduzir a velocidade sob chuva intensa.
Ventos laterais intensos podem desestabilizar um veículo e causar acidentes. Ao conduzir um veículo mais alto, como uma van ou um ônibus, esse risco é menor e pode ser anulado com o fechamento dos vidros das janelas de ambos os lados do veículo.
Examinando periodicamente a banda de rodagem, é possível avaliar o estado de desgaste dos pneus e detectar diferentes problemas. Considerando a figura acima, em que as linhas tracejadas representam regiões com desgaste acentuado, julgue o item.
O desgaste representado na figura I é característico de pneus calibrados com pressão de ar excessiva.
O desgaste mostrado na figura II é característico de um ângulo incorreto de cambagem ou convergência.
O desgaste mostrado na figura III ocorre quando o pneu opera com excesso de pressão de ar.
Na figura IV, as setas apontam para um defeito de fabricação comum, que ocorre pela dilatação dos arames internos do pneu quando este opera em altas temperaturas.
Recuperar senha