(1,0)
As Marcas de Canalização direcionam a circulação de veículos. A seguir, são apresentados dois exemplos, (I) e (II). Identifique o significado de cada um deles.
As figuras I e II significam, respectivamente:
Ao condutor do veículo que deixar, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública, o Código de Trânsito Brasileiro prevê uma pena, mínima e máxima, de:
Ao condutor que conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, o Código de Trânsito Brasileiro prevê detenção, de seis meses a três anos, além de
Estacionar o veículo em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar) constitui uma infração grave, passível de qual(is) penalidade(s)?
O recolhimento do Certificado de Registro dar-se-á mediante recibo, além dos casos previstos no Código de Trânsito Brasileiro, quando:I. houver suspeita de inautenticidade ou adulteração. II. alienado o veículo, não for transferida sua propriedade no prazo de sessenta dias. III. o prazo do certificado estiver vencido. IV. ocorrer retenção do veículo, se a irregularidade não puder ser sanada no local.Quantos estão corretos?
Identifique, entre as infrações de trânsito a seguir, aquelas que constituem uma infração média, marcando V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma.( ) Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança. ( ) Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança. ( ) Estacionar o veículo junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas, desde que devidamente identificados, conforme especificação do CONTRAN. ( ) Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito.A sequência correta está em:
Todos os sistemas e componentes do veículo se desgastam com o uso. O desgaste de um componente pode prejudicar o funcionamento de outros e comprometer a segurança no trânsito. Os pneus, por exemplo, têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. São causas ou sinais que podem reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo:I. Usar pneus de modelos ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante. II. Vibrações do volante, pois indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas. III. Veículo “puxando” para um dos lados indica um provável problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção.É correto o que se afirma em:
O cinto de segurança existe para limitar a movimentação dos ocupantes de um veículo, em casos de acidentes ou numa freada brusca. Nesses casos, o cinto impede que as pessoas se choquem com as partes internas do veículo ou sejam lançadas para fora dele, reduzindo assim a gravidade das possíveis lesões. Sobre o correto uso do cinto, aponte a afirmativa que não é verdadeira.
A falta ou o excesso de luminosidade pode aumentar os riscos no trânsito. Ver e ser visto é uma regra básica para a direção segura. A seguir, são listadas situações em que, quando o veículo estiver em movimento e deixar de manter a luz baixa, constituem infração média, e o condutor é penalizado com multa, com exceção de uma. Aponte qual.
Preservar o meio ambiente é uma necessidade de toda a sociedade, para a qual todos devem contribuir. Alguns procedimentos contribuem para reduzir a poluição atmosférica e a poluição sonora quando do uso do veículo. São eles:I. calibrar periodicamente os pneus. II. não carregar excesso de peso. III. trocar de marcha na rotação correta do motor. IV. desligar o motor numa parada prolongada. V. não acelerar quando o veículo estiver em ponto morto ou parado no trânsito.Quantos estão corretos?
A estabilidade do veículo está relacionada, entre outros, com a devida revisão e manutenção dos pneus. O pneu deve ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. A função principal dos sulcos é:
Para aumentar a vida útil da embreagem, o condutor deve conduzir sem apoiar o pé nela. O sistema de engrenagens que permite às rodas de tração girarem em rotações diferentes (quando o veículo faz uma curva) é chamado de:
O sistema elétrico tem uma interdependência muito grande com o motor e é composto pelos seguintes elementos, exceto:
Componente do sistema elétrico cuja função é difundir a corrente elétrica para cada cilindro no momento certo, quando a mistura ar-combustível está comprimida, pronta para explodir:
As correias são utilizadas como elemento de transmissão de movimento de uma polia para a outra ou entre engrenagens. Constitui-se de uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lona e borracha vulcanizada. Existem diversos tipos de correias, cada uma para determinada aplicação. Os principais tipos de correia utilizados são: a trapezoidal, a multi-v ou poli-v e a correia dentada. A principal causa de as correias com tensionamento inadequado "patinarem" é quando:
Recuperar senha