(1,0)
Considerando as regras da Classificação Decimal de Dewey (CDD) e da Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho), julgue o item.
Suponha‐se que um bibliotecário tenha dúvidas ao classificar um documento que aborda o tema “ouro”, pois pode haver a classificação sob o ponto de vista da química e pode haver a classificação sob o ponto de vista da economia. Nesse caso, o bibliotecário deverá consultar o índice relativo da Classificação Decimal de Dewey (CDD) como complemento auxiliador no processo classificatório.
Segundo a Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho), o número 341.6 é utilizado para o direito previdenciário. Na tabela de números de forma, 03 destina‐se a dicionários e enciclopédias. Sendo assim, o número de classificação para o livro Dicionário do Direito Previdenciário é 341.6003, uma vez que, na classe geral ou em subdivisões em que o zero (0) estiver utilizado como subdivisão de forma, devem ser utilizados dois zeros (00) para indicar os números de forma.
Na Classificação Decimal de Dewey (CDD), os símbolos parênteses e colchetes podem ser aplicados à notação a ser impressa na etiqueta do documento classificado.
Um livro intitulado Estudo do Direito Público no Brasil deve ser classificado, segundo a Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho), conforme a seguir. Direito Público – número 341 + Estudo (Forma) – número 07 + Brasil (localização geográfica) – número 81, com a notação final 341.0781.
Julgue o item.
Os estudos de idade da literatura têm aplicabilidade em políticas de seleção e aquisição de bibliotecas.
O Conspectus, modelo de estrutura para coleções, determina os temas e os assuntos das coleções por meio da concentração de exemplares em classes e subclasses de um esquema de classificação.
No contexto do planejamento bibliotecário, a missão da biblioteca corresponde às diretrizes para o processo decisório e à orientação da conduta dos seus colaboradores.
A elaboração de cenários para a biblioteca é constituída das seguintes fases: identificação dos elementos do ambiente organizacional; coleta de variáveis; análise do comportamento de variáveis e suas relações de causa e efeito; e elaboração de cenário tendencial.
Criado e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT), o software gratuito Koha permite o gerenciamento digital de bibliotecas via web.
Operando de forma independente entre si, a Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional (RVBI) e a Rede de Informação Legislativa e Jurídica (LexML) são dois exemplos de cooperativas de bibliotecas que agregam recursos bibliográficos, materiais e humanos de bibliotecas conveniadas.
Uma biblioteca digital é uma biblioteca informatizada que, para funcionar, necessita de equipamentos eletrônicos, como, por exemplo, grandes computadores, computadores pessoais ou terminais.
São características da biblioteca digital: acesso remoto ao documento; utilização simultânea dos documentos presentes no acervo por diversas pessoas; e possibilidade de acesso ao texto completo, não somente à referência.
Somente o Conselho Federal de Biblioteconomia poderá expedir um registro provisório, com prazo de seis meses, autorizando o exercício da profissão ao bacharel em biblioteconomia que ainda não tenha seu diploma devidamente registrado nos órgãos competentes.
Se assim julgar necessário, o Conselho Federal de Biblioteconomia tem autonomia para alterar o regimento interno dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
Em 2011, por meio da Resolução n.º 119, o Conselho Federal de Biblioteconomia estabeleceu, como padrão para bibliotecas da rede de ensino fundamental e médio, o documento “Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares”.
Recuperar senha