(1,0)
Com relação às normas do CFB, julgue o item a seguir.
A responsabilidade técnica da empresa ou da instituição na área de biblioteconomia e documentação poderá ser assumida por pessoa jurídica de acordo com o que estabelece a Resolução n.º 307/1984 do CFB.
Segundo a Resolução n.º 307/1984 do CFB, cabe ao conselho regional que efetuou o registro da empresa ou instituição que preste, execute ou exerça serviços ou atividades de biblioteconomia e documentação publicar, anualmente, em órgão oficial, a relação das empresas registradas.
A Resolução n.º 119/2011 do CFB estabelece como padrão para bibliotecas universitárias, sejam elas públicas ou privadas, o documento “Biblioteca universitária como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas universitárias”.
A história do CRB da 10.ª Região (CRB‐10) está intimamente relacionada à aprovação da Resolução n.º 4/1966 do CFB, que instituiu o Conselho de ética dos bibliotecários no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com a legislação federal sobre biblioteconomia, julgue o item que se segue.
É vedado o ensino das disciplinas específicas de biblioteconomia pelo profissional bibliotecário no âmbito do Decreto n.º 56.725/1965.
O Decreto n.º 56.725/1965 instituiu que a fiscalização do exercício da profissão de bibliotecário seria exercida pelos conselhos regionais de biblioteconomia, sob a supervisão do CFB.
A Lei n.º 7.504/1986 determina que, para o exercício do cargo técnico de bibliotecário, na Administração Pública Federal, estadual ou municipal, autárquica, paraestatal, nas empresas de economia mista ou nas concessionárias de serviços públicos, é obrigatória a apresentação de diploma de bacharel em biblioteconomia.
A Lei n.º 12.514/2011 dá aos conselhos federais, entre eles o CFB, autonomia para estabelecer o valor da anuidade, o desconto para profissionais recém‐inscritos e os critérios de isenção para profissionais registrados nessas instituições.
Segundo a Lei n.º 12.244/2010, será obrigatório um acervo de livros em bibliotecas escolares de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo CRB divulgar orientações gerais sobre a responsabilidade da gestão desse acervo bibliográfico.
A CF, em seu artigo 5.º, assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte quando necessário ao exercício profissional.
A Resolução n.º 42/2002 do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) dispõe sobre o Código de ética do CFB e traz, em seu escopo, o Código de ética profissional do bibliotecário. Já a Lei n.º 9.674/1998 dispõe sobre o exercício da profissão de bibliotecário. Com base nessas normas, julgue o próximo item.
O profissional bibliotecário pode recusar‐se a prestar conta de bens e numerários que lhes sejam confiados em razão de cargo, emprego ou função, uma vez que essa atribuição compete ao setor financeiro da biblioteca ou instituição para a qual trabalhe.
Quanto ao planejamento da automação, julgue o item a seguir.
Um sistema de gerenciamento de informação, também conhecido como sistema de informações gerenciais, auxilia o processo decisório, em nível tático e estratégico, e é utilizado para ajudar na realização de funções administrativas e de gerência em bibliotecas.
Cabe ao administrador de uma base de dados controlar a estrutura dos dados e o conteúdo das bases de dados, assegurando que o processo de transação atue de forma eficaz e que novas unidades ou registros de informação sejam incorporados no esquema da base, nos lugares apropriados e com enlaces adequados.
Os sistemas operacionais, relacionados às unidades centrais de processamento de base de dados, podem ser monousuário, multitarefa ou multiusuário.
O formato UNISIST foi criado com o intuito de sistematizar os diferentes tipos de registro bibliográfico para que houvesse uma maior facilidade na troca de informações entre as bibliotecas nacionais e internacionais.
Recuperar senha