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Concurso: CRA-GO x
#166232
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CRA-GO
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(1,0)

Leia as infrações relacionadas a seguir, previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
I. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança.
II. Dirigir veículo com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias.
III. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível.
Assinale a alternativa com as respectivas medidas administrativas para as infrações contidas em I, II e III.

#166231
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(1,0)

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é considerada uma infração de categoria média, sujeita à multa, dirigir o veículo:
I. com o braço do lado de fora;
II. transportando pessoas, animais ou volume à esquerda ou entre os braços e as pernas;
III. com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;
IV. usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;
V. com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo.
Está correto o que consta em:

#166230
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Qual das seguintes infrações não é classificada como gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro?

#166229
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Levando-se em conta a direção defensiva de um motorista na ultrapassagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos trechos em que houver sinalização permitindo a ultrapassagem, ou em que não houver qualquer tipo de sinalização, ele só deve ultrapassar se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre e, mesmo assim, somente tomar a decisão considerando a potência de seu veículo e a velocidade do veículo que vai à frente.
II. Nas subidas, só deve ultrapassar quando estiver disponível a terceira faixa, destinada a veículos lentos. Não existindo essa faixa, somente ultrapassar se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre. É importante considerar que a potência exigida de seu veículo vai ser maior que na pista plana.
III. Nos declives, as velocidades dos veículos são muito maiores. Para ultrapassar, tomar cuidado adicional com a velocidade necessária para a ultrapassagem (não exceder a velocidade máxima do trecho da via). Outros veículos vão querer ultrapassar. Não dificultar a ultrapassagem, mantendo a velocidade de seu veículo, ou até mesmo reduzindo-a ligeiramente.
Pode-se afirmar que:

#166228
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Sob o prisma do Código de Trânsito Brasileiro, analise as seguintes afirmativas.
I. A penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos.
II. Transitada em julgado a sentença condenatória, o réu será intimado a entregar à autoridade judiciária, em quarenta e oito horas, a Permissão para Dirigir ou a Carteira de Habilitação.
III. A penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor não se inicia enquanto o sentenciado, por efeito de condenação penal, estiver recolhido a estabelecimento prisional.
Pode-se afirmar que:

#166227
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Todos os sistemas e os componentes de um veículo se desgastam com o uso. O desgaste de um componente pode prejudicar o funcionamento de outro e comprometer a segurança. Portanto, fazer periodicamente a manutenção preventiva para manter o veículo em condições seguras é fundamental para minimizar o risco de acidentes de trânsito. Os pneus, por exemplo, têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Quanto aos cuidados com os pneus, leia as afirmativas.
I. Calibragem: seguir as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência ao piso com água.
II. Desgaste: o pneu deve ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.
III. Dimensões irregulares: não usar pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante, para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.
Pode-se afirmar que:

#166226
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O motor que normalmente equipa os automóveis movidos a gasolina é o motor de combustão interna, também chamado de motor de explosão interna ou motor a explosão de quatro tempos. Os termos “combustão” e “explosão” são usados no nome desse motor porque seu princípio de funcionamento baseia-se no aproveitamento da energia liberada na reação de combustão de uma mistura de ar e combustível que ocorre dentro do cilindro do veículo. Esse motor também é chamado de “motor de quatro tempos” porque seu funcionamento ocorre em quatro estágios ou tempos diferentes. Um motor de combustão interna possui duas partes principais – componentes fixos e componentes móveis. Assinale, a seguir, a alternativa que não apresenta um componente móvel.

#166225
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Embreagem (pedal, cabo, platô e disco); Caixa de Câmbio; Eixo Cardã; Diferencial; e Semi-Eixos ou Semi-Árvores (homocinética) são componentes do sistema:

#166224
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Da combustão de uma mistura de ar e gasolina nos cilindros de um motor a gasolina resulta a energia necessária, para mover um carro. O sistema elétrico produz a faísca elétrica que inflama a mistura contida nos cilindros. Qual componente do sistema elétrico produz essa faísca?

#166223
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No Sistema ABS, o sistema de freio de um veículo pode ser controlado também por um módulo eletrônico que regula as frenagens e evita o travamento do freio, em curvas com pista molhada, por exemplo. As peças de fricção são:
I. disco de freio – pode equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira;
II. tambor de freio – é utilizado na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos é também utilizado na dianteira;
III. pastilha de freio – é utilizada em conjunto com os discos.
Pode-se afirmar que:

#166222
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Quando se pisa a fundo no acelerador, cerca de 36% do calor desaparecem pelo sistema de escapamento, 7% perdem-se devido a atritos internos e no aquecimento do óleo de lubrificação e 33% dissipam-se no sistema de resfriamento. Existem dois tipos de sistema de resfriamento:

#166221
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Um sistema moderno de resfriamento por água apresenta, dentre suas partes essenciais, a bomba d’água. Sobre ela, leia as afirmativas.
I. Serve para auxiliar o deslocamento da água no sistema, ou seja, recalca o líquido do radiador para o motor, fazendo com que haja uma troca do líquido aquecido pelo resfriado. Mesmo se não houvesse a presença da bomba, o líquido iria circular por termofissão (a diferença de temperatura provocaria o movimento). A bomba é um dispositivo que melhora essa circulação.
II. A bomba d´água é acionada pelo próprio motor por meio de uma polia que está acoplada à árvore de manivelas (virabrequim) por intermédio de uma correia. Isso significa que, quanto maior for a rotação do motor, maior será sua capacidade de deslocamento.
III. É importante ficar atento ao correto tensionamento da correia da bomba d´água. Alguns motores utilizam a própria correia dentada para acionar a bomba. E também deve-se observar seu estado de conservação para um bom funcionamento do sistema. Uma correia gasta pode se romper, provocando o superaquecimento do motor.
Pode-se afirmar que:

#166220
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O sistema de escapamento é composto pelas seguintes peças: Coletor de escape, Tubos de Escape e Silencioso ou Silenciador. O coletor de escape tem como finalidade(s):
I. reduzir o barulho gerado pelo funcionamento do motor;
II. coletar os gases resultantes da queima de combustível e encaminhá-los para o tubo de descarga primário;
III. fazer a ligação entre todos componentes do sistema.
Pode-se afirmar que:

#166219
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Nos postos de combustível normalmente os frentistas fazem a verificação com o motor quente, o que é errado. Com o motor quente o lubrificante ainda não desceu todo para o cárter (o reservatório) e dá a falsa impressão de que o nível está baixo. Por isso, muitas vezes o lubrificante é completado sem necessidade. A medição deve ser feita com o motor frio, no mínimo 10 minutos após desligá-lo. E o veículo precisa estar em um lugar plano. Sobre os danos do excesso de óleo, analise as afirmativas.
I. Caso o óleo esteja acima do nível, o primeiro indício é aparecer vazamentos. Os retentores podem não suportar o aumento da pressão interna.
II. Um risco é que o excesso de óleo vá para a câmara de combustão, a que é para chegar somente ar e combustível. Isso afeta o consumo do carro e, mais grave, poderá danificar o catalisador, uma peça do sistema de exaustão dos automóveis.
III. Pode ocorrer de o óleo chegar às velas, ocasionando falhas e mais gasto na hora de abastecer. O excesso de lubrificante também mudará a taxa de compressão interna do motor, o que leva à redução da vida útil das peças.
Pode-se afirmar que:

#166218
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(1,0)

Fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá a partida ao motor) e é responsável por manter todo o sistema elétrico do veículo em funcionamento. Tal definição encerra o conceito de: