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Leia as infrações relacionadas a seguir, previstas no Código de Trânsito Brasileiro.I. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança.II. Dirigir veículo com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias.III. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível.Assinale a alternativa com as respectivas medidas administrativas para as infrações contidas em I, II e III.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é considerada uma infração de categoria média, sujeita à multa, dirigir o veículo:I. com o braço do lado de fora;II. transportando pessoas, animais ou volume à esquerda ou entre os braços e as pernas;III. com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;IV. usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;V. com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo.Está correto o que consta em:
Qual das seguintes infrações não é classificada como gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro?
Levando-se em conta a direção defensiva de um motorista na ultrapassagem, analise as afirmativas a seguir.I. Nos trechos em que houver sinalização permitindo a ultrapassagem, ou em que não houver qualquer tipo de sinalização, ele só deve ultrapassar se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre e, mesmo assim, somente tomar a decisão considerando a potência de seu veículo e a velocidade do veículo que vai à frente.II. Nas subidas, só deve ultrapassar quando estiver disponível a terceira faixa, destinada a veículos lentos. Não existindo essa faixa, somente ultrapassar se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre. É importante considerar que a potência exigida de seu veículo vai ser maior que na pista plana.III. Nos declives, as velocidades dos veículos são muito maiores. Para ultrapassar, tomar cuidado adicional com a velocidade necessária para a ultrapassagem (não exceder a velocidade máxima do trecho da via). Outros veículos vão querer ultrapassar. Não dificultar a ultrapassagem, mantendo a velocidade de seu veículo, ou até mesmo reduzindo-a ligeiramente.Pode-se afirmar que:
Sob o prisma do Código de Trânsito Brasileiro, analise as seguintes afirmativas.I. A penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação, para dirigir veículo automotor, tem a duração de dois meses a cinco anos.II. Transitada em julgado a sentença condenatória, o réu será intimado a entregar à autoridade judiciária, em quarenta e oito horas, a Permissão para Dirigir ou a Carteira de Habilitação.III. A penalidade de suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor não se inicia enquanto o sentenciado, por efeito de condenação penal, estiver recolhido a estabelecimento prisional.Pode-se afirmar que:
Todos os sistemas e os componentes de um veículo se desgastam com o uso. O desgaste de um componente pode prejudicar o funcionamento de outro e comprometer a segurança. Portanto, fazer periodicamente a manutenção preventiva para manter o veículo em condições seguras é fundamental para minimizar o risco de acidentes de trânsito. Os pneus, por exemplo, têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Quanto aos cuidados com os pneus, leia as afirmativas.I. Calibragem: seguir as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência ao piso com água.II. Desgaste: o pneu deve ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.III. Dimensões irregulares: não usar pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante, para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.Pode-se afirmar que:
O motor que normalmente equipa os automóveis movidos a gasolina é o motor de combustão interna, também chamado de motor de explosão interna ou motor a explosão de quatro tempos. Os termos “combustão” e “explosão” são usados no nome desse motor porque seu princípio de funcionamento baseia-se no aproveitamento da energia liberada na reação de combustão de uma mistura de ar e combustível que ocorre dentro do cilindro do veículo. Esse motor também é chamado de “motor de quatro tempos” porque seu funcionamento ocorre em quatro estágios ou tempos diferentes. Um motor de combustão interna possui duas partes principais – componentes fixos e componentes móveis. Assinale, a seguir, a alternativa que não apresenta um componente móvel.
Embreagem (pedal, cabo, platô e disco); Caixa de Câmbio; Eixo Cardã; Diferencial; e Semi-Eixos ou Semi-Árvores (homocinética) são componentes do sistema:
Da combustão de uma mistura de ar e gasolina nos cilindros de um motor a gasolina resulta a energia necessária, para mover um carro. O sistema elétrico produz a faísca elétrica que inflama a mistura contida nos cilindros. Qual componente do sistema elétrico produz essa faísca?
No Sistema ABS, o sistema de freio de um veículo pode ser controlado também por um módulo eletrônico que regula as frenagens e evita o travamento do freio, em curvas com pista molhada, por exemplo. As peças de fricção são:I. disco de freio – pode equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira;II. tambor de freio – é utilizado na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos é também utilizado na dianteira;III. pastilha de freio – é utilizada em conjunto com os discos.Pode-se afirmar que:
Quando se pisa a fundo no acelerador, cerca de 36% do calor desaparecem pelo sistema de escapamento, 7% perdem-se devido a atritos internos e no aquecimento do óleo de lubrificação e 33% dissipam-se no sistema de resfriamento. Existem dois tipos de sistema de resfriamento:
Um sistema moderno de resfriamento por água apresenta, dentre suas partes essenciais, a bomba d’água. Sobre ela, leia as afirmativas.I. Serve para auxiliar o deslocamento da água no sistema, ou seja, recalca o líquido do radiador para o motor, fazendo com que haja uma troca do líquido aquecido pelo resfriado. Mesmo se não houvesse a presença da bomba, o líquido iria circular por termofissão (a diferença de temperatura provocaria o movimento). A bomba é um dispositivo que melhora essa circulação.II. A bomba d´água é acionada pelo próprio motor por meio de uma polia que está acoplada à árvore de manivelas (virabrequim) por intermédio de uma correia. Isso significa que, quanto maior for a rotação do motor, maior será sua capacidade de deslocamento.III. É importante ficar atento ao correto tensionamento da correia da bomba d´água. Alguns motores utilizam a própria correia dentada para acionar a bomba. E também deve-se observar seu estado de conservação para um bom funcionamento do sistema. Uma correia gasta pode se romper, provocando o superaquecimento do motor.Pode-se afirmar que:
O sistema de escapamento é composto pelas seguintes peças: Coletor de escape, Tubos de Escape e Silencioso ou Silenciador. O coletor de escape tem como finalidade(s):I. reduzir o barulho gerado pelo funcionamento do motor;II. coletar os gases resultantes da queima de combustível e encaminhá-los para o tubo de descarga primário;III. fazer a ligação entre todos componentes do sistema.Pode-se afirmar que:
Nos postos de combustível normalmente os frentistas fazem a verificação com o motor quente, o que é errado. Com o motor quente o lubrificante ainda não desceu todo para o cárter (o reservatório) e dá a falsa impressão de que o nível está baixo. Por isso, muitas vezes o lubrificante é completado sem necessidade. A medição deve ser feita com o motor frio, no mínimo 10 minutos após desligá-lo. E o veículo precisa estar em um lugar plano. Sobre os danos do excesso de óleo, analise as afirmativas.I. Caso o óleo esteja acima do nível, o primeiro indício é aparecer vazamentos. Os retentores podem não suportar o aumento da pressão interna.II. Um risco é que o excesso de óleo vá para a câmara de combustão, a que é para chegar somente ar e combustível. Isso afeta o consumo do carro e, mais grave, poderá danificar o catalisador, uma peça do sistema de exaustão dos automóveis.III. Pode ocorrer de o óleo chegar às velas, ocasionando falhas e mais gasto na hora de abastecer. O excesso de lubrificante também mudará a taxa de compressão interna do motor, o que leva à redução da vida útil das peças.Pode-se afirmar que:
Fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá a partida ao motor) e é responsável por manter todo o sistema elétrico do veículo em funcionamento. Tal definição encerra o conceito de:
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