(1,0)
A publicidade dos atos administrativos é feita tanto na esfera federal (por meio do Diário Oficial Federal) como na estadual (por meio do Diário Oficial Estadual) ou municipal (por meio do Diário Oficial do Município). A Publicidade deve ter objetivo educativo, informativo e de interesse social, não podendo ser utilizados símbolos, imagens etc. que caracterizem a promoção pessoal do Agente Administrativo. A Publicidade, ao mesmo tempo que inicia os atos, também possibilita àqueles que deles tomam conhecimento, utilizarem os remédios constitucionais contra eles. Assim, com base em diversos incisos do art. 5° da CF, o interessado poderá usar o(a): I. Direito de Petição. II. Mandado de Segurança. III. Ação Popular. IV. Habeas Data. V. Habeas Corpus.Pode-se afirmar que:
Os principais serviços notariais e registrais dos cartórios são: registro civil das pessoas naturais, interdições e tutelas; registro civil das pessoas jurídicas; registro de títulos e documentos; registro de imóveis; registro de distribuição; tabelionato de protestos; tabelionato de contratos marítimos; e tabelionato de notas. No Ofício de Registro de Títulos e Documentos são registrados, dentre outros:I. contratos, atos constitutivos, estatuto ou compromissos das sociedades civis, religiosas, pias, morais, científicas ou literárias, bem como o das fundações e das associações de utilidade pública.II. sociedades civis que revestirem as formas estabelecidas nas leis comerciais, salvo as anônimas.III. os atos constitutivos e os estatutos dos partidos políticos.IV. caução de títulos de crédito pessoal e da dívida pública federal, estadual ou municipal, ou de Bolsa ao portador.V. instrumento de cessão de direito e de crédito, de sub-rogação e de dação em pagamento.Está correto o que se afirma em:
Atualmente, devem-se considerar alguns aspectos relevantes para atingir a eficiência e a eficácia dos sistemas informatizados desenvolvidos, a fim de atender a seus usuários nos mais variados domínios de aplicação: automação de escritórios, sistemas de apoio a decisões, controle de reserva de recursos, controle e planejamento de produção, alocação e estoque de recursos, entre outros. Na arquitetura do Banco de Dados Cliente-Servidor, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída). O servidor (back_end) executa as consultas no Data Base Management System (DBMS) e retorna os resultados ao cliente. Apesar de ser uma arquitetura bastante popular, são necessárias soluções sofisticadas de software que possibilitem: o tratamento de transações, as confirmações de transações (commits), desfazer transações (rollbacks), linguagens de consultas (stored procedures) e gatilhos (triggers). A principal vantagem desta arquitetura:
O aprimoramento da comunicação emissor x receptor é de suma relevância não apenas para o sucesso pessoal, mas, principalmente, para manter o poder de comunicação. A fim de garantir melhor comunicação e interação com o público, aperfeiçoar a eloquência é fundamental. Além de pronunciar bem as palavras durante o atendimento ao público, interno e externo, quais atitudes estão relacionadas ao falar com eloquência?I. Um vocabulário amplo não significa necessariamente um vocabulário forte. Quando se trata de sonoridade eloquente, menos é mais. Uma explicação prolixa não é mais eloquente do que uma explicação simples e clara, se ambas atingem o mesmo objetivo.II. Tente aprender vocabulário novo sempre que possível, mas quando estiver falando, prefira as palavras que você já conhece. Uma das coisas menos eloquentes que se pode fazer é usar indevidamente uma palavra grande, ou combinar muitas palavras difíceis e deixar o seu ouvinte confuso.III. Quando for o caso, faça alusões ou referências a coisas que ajudem a explicar um pensamento ou ideia, para que o ouvinte tenha uma melhor noção do que você está tentando dizer.IV. Nada parece menos profissional e eloquente do que preencher silêncios e espaços entre palavras com palavras de enchimento como "hum", "tipo", "então", e "é isso". Faça um esforço consciente para não encher seus discursos com estas palavras, e não sinta que você precisa dizer alguma coisa, seja o que for, em cada espaço vazio. Se for útil, pense exatamente no que você vai dizer antes de falar, para não precisar recorrer a esses enchimentos.V. Formule a sua frase com antecedência. Para evitar tropeçar em seus pensamentos e pular direto para a fala, pense no que você vai dizer primeiro. Mas tenha cuidado para não criar uma espécie de roteiro e soar falso, ou acidentalmente deixar de fora palavras importantes. Pode-se afirmar que:
As técnicas administrativas, associadas a programas adequados de computação, constituem valiosos instrumentos na administração. Vejamos um exemplo de aplicação da estatística à administração.“Os Conselhos Regionais de Biblioteconomia de Fortaleza, de Recife, de Salvador e de São Luís querem promover um grande evento para falar dos projetos para 2016 e, para tanto, querem a opinião/sugestão dos seus funcionários. Para isso, podem fazer uma pesquisa entrevistando um número X de funcionários de cada departamento de cada Conselho, que tenham entre 26 e 45 anos. Assim, poderão usar os resultados para estimar as sugestões mais relevantes de todo o quadro de funcionários das entidades.”Sobre os conceitos relacionados à estatística, leia as afirmativas seguintes.I. A principal razão para o uso de amostras é que seria por demais dispendioso pesquisar toda a população.II. A inferência estatística tem como objetivo estudar generalizações sobre uma população por meio de evidências fornecidas por uma amostra retirada desta população.III. Não há maneira de saber, com certeza, se a amostra representa perfeitamente a população, a menos que se faça um censo sobre toda a população. Pode-se afirmar que:
Há várias estruturas organizacionais vigentes na Administração Pública. A abordagem divisional ou divisionalizada, por exemplo, ocorre quando os departamentos são agrupados em divisões com base nos resultados organizacionais. Na estrutura divisional, cada divisão é criada como uma unidade autocontida e autossuficiente para produzir um determinado produto ou serviço. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço ou parte dele. A abordagem divisional pode ser feita por, exceto:
É composta de pessoas de vários departamentos funcionais que resolvem problemas mútuos. Cada pessoa reporta-se a seu departamento funcional, mas também reporta-se à equipe. Um dos membros é o líder da equipe. Essas equipes criam uma atmosfera de trabalho em grupo e representam abordagem multidisciplinar na departamentalização, embora não cheguem a constituir órgãos propriamente. O trecho refere-se a qual estrutura organizacional?
Uma equipe bem-sucedida requer habilidades especiais que devem ser inter-relacionadas, mutuamente reforçadas e interdependentes entre si. A articulação dessas habilidades pode ajudar uma equipe a definir melhor o que ela deve fazer e como fazer. Clock e Goldsmith propõem algumas habilidades que os membros de uma equipe devem desenvolver, dentre as quais a habilidade que a equipe deve utilizar para identificar desafios e oportunidades de maneira colaborativa e influenciar o ambiente no qual os problemas surgem. A equipe deve criar visões, definir objetivos, analisar barreiras, selecionar estratégias e gerar um plano de ação que comprometa os membros em sua implementação. Tal habilidade é chamada de:
As organizações, cada vez mais focadas em estratégias de concorrência, passaram a valorizar mais a função de compras, considerando-a como uma aliada que interfere diretamente em suas áreas produtivas e financeiras. Um dos processos para aquisição de materiais e equipamentos é determinado pela estratégia da horizontalização. Sobre ela, julgue as afirmativas seguintes.I. Consiste num processo de comprar de terceiros o máximo possível dos itens necessários que compõem o produto final ou os serviços de que necessita.II. Uma de suas maiores vantagens é o maior controle tecnológico.III. É o processo aquisitivo de materiais, equipamentos e serviços mais apropriado. É uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.Pode-se afirmar que:
A execução das obras e dos serviços deve programar-se, sempre, em sua totalidade, previstos seus custos atual e final e considerados os prazos de sua execução, conforme estabelecido na Lei nº 8.666/93. As obras e serviços poderão ser executados nas seguintes formas: execução direta e execução indireta. Esta última ocorre nos seguintes regimes, exceto:
Para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa à(ao): I - habilitação jurídica; II - qualificação técnica; III - qualificação econômico-financeira; IV - regularidade fiscal e trabalhista; V - cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal. A documentação referente à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em, exceto:
Há três tipos principais de decisões que os gerentes de produção precisam tomar em relação a planejamento e controle dos seus estoques. São: quanto pedir cada vez que houver um pedido de reabastecimento de estoques; quando pedir o reabastecimento de estoques; e como controlar o sistema de planejamento e controle de estoques. A decisão de quanto pedir envolve equilibrar os custos associados à colocação de um pedido. Os principais custos de manutenção de estoques são usualmente relacionados ao capital de giro, enquanto os principais custos de pedidos são usualmente associados às transações necessárias para gerar informação para colocação do pedido. A abordagem mais comum para determinar a quantidade de um pedido é a fórmula de lote econômico de compra (LEC), cuja fórmula pode ser adaptada para diferentes tipos de perfil de estoque usando diferentes pressuposições de comportamento de estoque. No entanto, tal abordagem para determinar a quantidade de pedidos tem sido sujeita a algumas críticas:I. que os pressupostos em relação à LEC são às vezes irrealistas.II. que o custo real de estoque em termos de seus efeitos dentro de uma operação é muito maior que o suposto.III. que o uso dos modelos tipo LEC, de forma prescritiva, parece enfatizar uma abordagem que considera muitos dos custos associados a pedidos como fixos, em vez de incentivar uma abordagem que tente reduzir ou melhorar custos.Pode-se afirmar que:
Nas rotinas das áreas administrativa e financeira, é comum que seja solicitado ao Assistente Administrativo um pagamento via Transferência Eletrônica Disponível (TED). Sobre tal transferência, leia as afirmativas seguintes.I. Não há mais limite mínimo para realizar a TED (que antes já foi de R$ 250), o que facilita a vida do consumidor que tem de fazer uma transferência de dinheiro entre bancos diferentes.II. Ao utilizar a TED, o valor da transferência de um banco para o outro é creditado na conta do favorecido no mesmo dia, se a transferência for realizada até às 23h.III. Não existe limite máximo para a emissão de uma TED, ao contrário do Documento de Crédito (DOC), cujo valor máximo é de R$ 4.999,99 e cuja compensação demora, no mínimo, 1 (um) dia útil. Pode-se afirmar que:
Ao organizar os documentos, o arquivo atende, fundamentalmente, a duas finalidades distintas: à administração e à história. Julgue as afirmativas seguintes.I. Os arquivos corrente (1ª idade) e intermediário (2ª idade) são os responsáveis pela guarda dos documentos desde o momento de sua criação até a prescrição para fins administrativos.II. Alguns documentos, mesmo depois de prescritos para fins administrativos, são conservados pela instituição por serem considerados importantes para preservar a memória ou história da empresa ou da sociedade. São os chamados documentos de valor secundário ou histórico. Na prática, nem todos os documentos apresentarão esse valor (a maioria dos documentos não apresentará valor secundário/histórico).III. A eliminação de documentos deve ser feita de forma racional. Os processos mais indicados são a fragmentação e a maceração (reciclagem). Antes de eliminados, deve-se elaborar a listagem de eliminação de documentos, que conterá a relação de todos os documentos submetidos a este processo.Pode-se afirmar que:
No arquivamento de documentos por nome, existem algumas regras, chamadas de regras de alfabetação, que devem ser consideradas. Assinale a alternativa que traz uma regra incorreta.
Recuperar senha