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Concurso: CEDERJ x
#120124
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(1,0)

Algumas amostras, que apresentam teores da espécie SO4 = que variam de 20.0 a 48.0%, foram analisadas pelo método BaSO4 (que consiste na precipitação como BaSO4 ). Para produzir um precipitado de BaSO4 de massa 3.0g, a menor quantidade de amostra a ser utilizada e a correspondente quantidade máxima de BaSO4 a ser precipitada são, respectivamente:

#120123
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(1,0)

A capsantina é um corante vermelho natural da classe das xantofilas . Ela é o principal carotenoide no pimentão vermelho ( Capsicum annuum ) e um componente da oleorresina de pimentão .

A molécula de capsantina apresenta

#120122
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(1,0)

São processos com ΔH positivo:

#120121
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(1,0)

Em um balão volumétrico de 1 L, foi preparada uma solução aquosa, adicionando-se uma massa correspondente a 0.06 mol de dihidrogenofosfato de potássio (KH2 PO4 ) sólido a 300 mL de uma solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH) 0.1 mol.L-1 e completando-se o volume do balão com água destilada. Adicionando-se a 100 mL dessa solução 1 mL de solução aquosa de KOH 0.1 mol.L-1 obtem-se uma segunda solução.
Sabe-se pKa = - logKa = 7.20, em que Ka é a constante de dissociação do H2 PO4 - em água a 25 ºC.


O pH da primeira solução e a relação do pH da segunda solução com o pH da primeira são, respectivamente:

    #120120
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    (1,0)

    Em uma célula eletrolítica contendo solução de CoSO4 , dois eletrodos inertes foram imersos. Sabe-se que as semi reações são:

    Co+2 + 2e- → Co(s) Eº = - 0.28 V
    4e- + O2 (g) + 4 H+ → 2H2O Eº = 1.23V

    Após a passagem, pela célula, de uma corrente de 5.0 A durante 1.5 h, as massas de cobalto metálico e de gás oxigênio produzidas são, respectivamente:

      #120119
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      (1,0)

      NOS ANOS 1940, MULHERES FORAM PRESAS POR JOGAR FUTEBOL NAS RUAS DE BELO HORIZONTE

      Renan Damasceno /Estado de Minas

      Página original do Diário da Tarde (Foto: Arquivo EM)

      Em 1940, mulher jogando futebol em Belo Horizonte era caso de polícia. “Mulheres jogavam futebol à noite, no fim da linha de Lourdes”, chamava a atenção o Diário da Tarde de 20/4/1940. “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”. O caso parece pitoresco, não fosse trágico, e revela um pouco sobre o preconceito dos primeiros registros de mulheres jogando futebol na capital mineira encontrados nos arquivos dos Diários Associados.

      Disponível em: https://www.mg.superesportes.c... 2019/03/22/noticia_interior,574010/nos-anos-1940-mulheres-foram-presas-por-jogar-futebol-nas-ruas-de-bel. shtml?fbclid=IwAR3S-N0oyIuAcC-U6vICoxuxSKonZYQ9p1 iMmDNHIqQvgPWDGB-Kb2_a__E?utm_ source=whatsapp&utm_medium=social

      Em “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. – Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”, os elementos sublinhados atuam em uma

      #120118
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      (1,0)

      NOS ANOS 1940, MULHERES FORAM PRESAS POR JOGAR FUTEBOL NAS RUAS DE BELO HORIZONTE

      Renan Damasceno /Estado de Minas

      Página original do Diário da Tarde (Foto: Arquivo EM)

      Em 1940, mulher jogando futebol em Belo Horizonte era caso de polícia. “Mulheres jogavam futebol à noite, no fim da linha de Lourdes”, chamava a atenção o Diário da Tarde de 20/4/1940. “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”. O caso parece pitoresco, não fosse trágico, e revela um pouco sobre o preconceito dos primeiros registros de mulheres jogando futebol na capital mineira encontrados nos arquivos dos Diários Associados.

      Disponível em: https://www.mg.superesportes.c... 2019/03/22/noticia_interior,574010/nos-anos-1940-mulheres-foram-presas-por-jogar-futebol-nas-ruas-de-bel. shtml?fbclid=IwAR3S-N0oyIuAcC-U6vICoxuxSKonZYQ9p1 iMmDNHIqQvgPWDGB-Kb2_a__E?utm_ source=whatsapp&utm_medium=social

      A grafia de “ha”, “Bello Horizonte”, “team”, “ellas” e “rehabilitar” em “Ha dias noticiamos que em Bello Horizonte ia ser formado um ‘team’ feminino de futebol. Ellas, as doces filhas de Eva, queriam, segundo declaravam, rehabilitar o esporte...” provam que o texto é

      #120117
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      (1,0)

      O trecho do poema de Cora Coralina revela inquietação quanto

      #120116
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      (1,0)

      O enunciado “A rua... a rua!...”, no contexto do poema, constitui uma frase

      #120115
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      (1,0)

      Na segunda estrofe, as expressões “Na quietude sepulcral”, por um lado, e “a fala alta”, “a risada franca”, “o grito espontâneo” e “a turbulência ativa das crianças”, por outro, sublinhadas no poema, transmitem uma dualidade vivenciada pela enunciadora em sua infância. Estilisticamente, essa situação é expressa, nessa estrofe, pela figura de linguagem:

        #120114
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        (1,0)

        “A gesta dentro de mim... / um mundo heroico, sublimado, / superposto, insuspeitado, / misturado à realidade.”

        Os vocábulos acima sublinhados foram formados, respectivamente, pelos processos de

        #120113
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        (1,0)

        TEXTO 3

        A tirinha em tela foi publicada às vésperas do dia internacional da mulher deste ano de 2019. A referência à data está expressa na placa que a menina carrega: “8M” (8 de março).

        Nos enunciados “A LUTA”, “HÁ LUTA” e “À LUTA”, observam-se três

        #120112
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        (1,0)

        Clarissa e Gabi são personagens que exemplificam visões de mundo e comportamentos diferentes.
        Assinale a alternativa em que se resume adequadamente a diferença entre as duas jovens.

        #120111
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        (1,0)

        Existe uma diferença no modo de narrar os dois textos. Observe os períodos iniciais:

        Texto I: “Clarissa vai andando...” Texto II: “Toda a vida, Bruno e eu sempre conversamos muito sobre ecologia, meio ambiente, essas coisas.”

        Leia as afirmações a respeito do papel do narrador nos dois textos e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação a elas.
        I Em Clarissa, a narração em 3ª pessoa instala um narrador que observa as ações, pensamentos e emoções do personagem.
        II Em Clarissa, o narrador em 3ª pessoa não demonstra simpatia pelo personagem, adotando uma visão crítica do comportamento e emoções da jovem.
        III Em Gabi, o narrador em 1ª pessoa torna a narrativa subjetiva e emocional, deixando sem voz os outros personagens.
        IV Em Gabi, a narração em 1ª pessoa põe a própria personagem no comando da narrativa.

        #120110
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        (1,0)

        No Texto II, são exemplos do uso coloquial, informal, da língua portuguesa as seguintes passagens:

        “Desde o começo, sempre foi um assunto em que a gente estava de acordo.” (linhas 2-3)
        “Aí eles engolem aquele plástico que pode asfixiar os coitados de uma hora para outra.” (linhas 18-19)
        Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de traços de oralidade nas frases destacadas.