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Concurso: Câmara Municipal de Colombo-PR x
#177653
Concurso
Câmara Municipal de Colombo-PR
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“Em cada país, a comunicação pública possui características diferentes. Em democracias europeias, nasceu como monopólio estatal e se manifesta atualmente na forma de corporações mantidas pelo Estado, como é o caso da BBC (Reino Unido), France Télévisions (França), Rai (Itália) e ARD e ZDF (Alemanha). Nos Estados Unidos, é o universo de todos aqueles veículos que não são comerciais, incluindo aí emissoras de prefeituras, de ONGs e de universidades.” (Observatório do Direito à Comunicação. Disponível em: <www. http://www.intervozes.org.br/d.... Acesso em 9.set.2019>
Sobre a comunicação pública no Brasil é CORRETO afirmar que:
I– Nasceu como radiodifusão educativa na década de 1960, fazendo tele-educação. II–Durante o período da ditadura, consolidou-se a organização do sistema com uma estrutura nacional, a Radiobrás, e uma rede de emissoras estatais comandada pela TVE-RJ e, depois, pela TV Cultura. III– Nos anos 2000 foi aprovada a Lei 11.652/2008, que criou a EBC. IV– O modelo de financiamento brasileiro vem do repasse de recursos oriundos da taxação de operadoras privadas de comunicações.

#177574
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“Organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. Suas licenças de direitos autorais livres e fáceis de usar fornecem uma maneira simples e padronizada, que permite ao público a permissão para compartilhar e utilizar o seu trabalho criativo – sob condições de sua escolha. Estas licenças não são contrárias aos direitos de autor. Elas funcionam complementarmente aos direitos autorais e permitem que o próprio autor modifique seus termos de direitos autorais para melhor atender às suas necessidades.”

A que organização o texto dado faz referência?

#177573
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“O relato jornalístico não é um ato de descrever ou dizer de forma direta, determinada e precisa um fato empírico acontecido no mundo exterior, mas é um ato de apresentação de uma realidade que se constitui inclusive com a participação ativa do leitor (...) mas isso não equivale a dizer que imprensa mente, inventa ou diz inverdades. Significa apenas que os nossos discursos são condicionados pelos limites de nossos modos de dizer, ou seja, são construções do mundo dentro de certos limites impostos pelos nossos jogos de linguagem.” (CORREIA, J. C. “A verdade, a objectividade e a “seriedade” dos enunciados jornalísticos”, in Teoria e Crítica do Discurso Noticioso. LabCom, 2009, p. 22)
De acordo com o texto dado é CORRETO afirmar que:
I– Nunca há uma descrição completa da realidade senão muitas, todas diferentes. Portanto, cada texto pode trazer uma verdade em si, mas nunca uma verdade absoluta. II– O autor refuta a condição de imparcialidade no jornalismo, pois cada relato de um fato, ainda que comprometido com a realidade, é narrado segundo os critérios e as características de seu autor. III– No jornalismo, a verdade passa por uma reconstrução, que permite contextualizar os fatos, procurar as suas causas e apresentá-los na sua coerência.

#177572
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Segundo esta hipótese, lançada em 1972, os temas discutidos no cotidiano são determinados pelas mensagens da mídia. Esta ideia foi antecipada por Walter Lippmann em “Opinião Pública” (1922), obra na qual o autor destacava o papel da imprensa no enquadramento da atenção dos leitores em direção a temas impostos por ela.
O texto dado aborda que teoria da comunicação e seus autores respectivamente?

#177571
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São teorias da comunicação de massa, EXCETO:

#177570
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São gêneros jornalísticos, EXCETO:

#177569
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O lançamento deste jornal marcou oficialmente o início da imprensa no Brasil, em 10 de setembro de 1808. Até antes da chegada da Família Real ao País, toda a atividade da imprensa era proibida. Mesmo sendo um órgão oficial do governo português, no início o periódico era editado sob censura prévia. Entretanto, em terras brasileiras já havia a circulação clandestina de jornais impressos em outros países.
O texto faz referência a que periódico?

#177568
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Em 10 de junho de 1900, o “Jornal do Comércio”, do Rio de Janeiro, relatou a experiência em 1893 de um padre gaúcho com vários aparelhos de sua invenção. No Alto de Santana, em São Paulo, o jovem sacerdote e promissor cientista, em meio a seus estudos, fizera importantes descobertas sobre a propagação do som, da luz e da eletricidade, através do espaço, da terra e dos mares. Sem recursos e sem apoio, porém, ele nunca patenteou seus inventos. (Adaptado de “A história do rádio no Brasil”. Disponível em: <https://www.abert.org.br/web/i...;)
O texto faz referência a:

#177567
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Segundo Brian Wieser, da Pivotal Research (Nova Iorque), um dos analistas de meios mais respeitados de Wall Street, a relação do espectador com a forma de assistir à televisão tem passado por algumas tendências:
-Cord cutting: o consumidor está reduzindo o seu acesso à TV paga, por ter acesso à televisão aberta digital, streaming e TV on demand gratuitamente. -Cord shaving: o consumidor seleciona um número menor de canais para seguir; as televisões abertas, por sua qualidade de produção, jornalismo e coberturas esportivas, acabam na preferência do consumidor. -A receita gerada pela TV paga local facilitará a produção continuada de conteúdo de alta qualidade pela televisão aberta. -O futuro do entretenimento está no conteúdo e a televisão aberta tem o conhecimento e o poder de investimento para produção que outros meios não possuem. (Adaptado de “Mitos e realidades da TV aberta”. Disponível em: )
De acordo com o texto é CORRETO afirmar que:
I– Para o pesquisador, o telespectador tem deixado de assistir à televisão paga por uma questão de economia, já que a internet tem conteúdo gratuito. II– As grandes geradoras têm aproveitado a maior seletividade de canais pelo espectador (cord shaving) para investir em programação de melhor qualidade na TV aberta. III– Apesar da profusão de conteúdos sob demanda da internet e da televisão paga, as grandes emissoras ainda têm poder financeiro para investir em produções atrativas na televisão aberta.

#177566
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Leia a seguir a coluna de Flávio Ricco, publicado no portal UOL em 04/09/2019.
“Levantamento realizado pela coluna aponta que a digitalização já atingiu 130 milhões de brasileiros em mais de 1.300 grandes cidades das 62 principais regiões do país. Agora faltam perto de 4.000 municípios menores e mais complexos economicamente. Muitos deles recebem os sinais de TV através de torres, construídas pelas prefeituras. Para o digital, existe a possibilidade de várias emissoras compartilharem a mesma torre e um transmissor único para 4 ou 6 sinais. A questão é que não há recursos para esse investimento, e a lei de responsabilidade fiscal limita a ação das prefeituras. Diferentemente do passado, não é mais permitida a colocação de dinheiro público em torres de televisão. A proposta da radiodifusão é usar parte do R$ 1 bi que sobrou da primeira etapa para financiar a conversão no restante do país. Mas o processo está parado. O próprio governo já fala em destinar uma parcela desse valor para o programa de ampliação da internet na Amazônia. O fato é que, diante do colocado, a implantação do digital está momentaneamente paralisada. E não há qualquer informação de quando e em quais condições será restabelecida.” (Disponível em: <;. Acesso em 15.set.2019)

De acordo com o texto dado, é CORRETO afirmar que: I– A ampliação da TV digital está paralisada porque o Governo pretende destinar a verba da radio fusão na ampliação da internet na Região Norte. II– Mais de dez anos depois da primeira transmissão oficial de televisão digital no Brasil, o País ainda passa por obstáculos em implantar o sistema em regiões consideradas remotas e de pouca visibilidade econômica. III– A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe uso de recursos municipais na ampliação do sistema digital de radiofusão porque a ação é de responsabilidade do Governo Federal.