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As razões pelas quais a maioria dos repórteres critica a subutilização das mídias sociais pelas assessorias de imprensa, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Levando em conta que notícia é a cobertura dos fatos e reportagem é uma abordagem de um assunto em visão jornalística, assinale a opção que indica um exemplo de pauta para uma reportagem.
Usadas para a apuração de informações, as entrevistas são classificadas, quanto ao seu objetivo, em
Sobre a edição para radiojornais, analise as afirmativas a seguir. I. Quanto às sonoras, independentemente da informação contida, deve-se priorizar a divulgação daquelas cuja seleção léxica esteja baseada na linguagem erudita e eliminar as que tenham qualquer vacilação na voz. II. Os textos da notícia radiofônica, da apresentação dos entrevistados e dos comentários devem ser manchetados e lidos pelos locutores, que são responsáveis pelo crédito dado ao repórter em todas as matérias veiculadas. III. Ao emendar uma entrevista, caso não haja relação entre as ideias dos trechos selecionados, pode-se intercalar um texto a ser lido pelo locutor para que se faça a conexão. Assinale:
Sobre a relação entre fotografias e suas respectivas legendas no jornalismo impresso, analise as afirmativas a seguir. I. As legenda deve suprir o leitor de informações não contidas ou não evidentes na imagem fotográfica, de modo a facilitar e ampliar a apreensão da mensagem. II. A relação entre a legenda e a imagem fotográfica deve ser de redundância, cabendo à primeira a pormenorizada descrição da segunda. III. A legenda, além de conter o crédito do fotojornalista, deve funcionar como elo entre a imagem fotográfica e o lide da matéria, de modo a promover interpretações dissonantes em relação ao fato retratado. Assinale:
Ao preparar os títulos para as matérias a serem publicados em veículos impressos, o redator deve
O texto opinativo não assinado que reflete o posicionamento do veículo noticioso é conhecido como
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigor, assinale a afirmativa correta.
Sobre as notícias institucionais produzidas pelas assessorias de imprensa, leia o fragmento a seguir. “As instituições, conscientes da importância do acesso à mídia e do poder que têm junto a ela, trabalham para serem _____ pela imprensa, para _____ sua presença nos veículos e, mais do que isso, serem reconhecidas como referências. Para atingir esses objetivos, produzem textos _____ para divulgação jornalística (...). Ao produzir notícias para a imprensa, as instituições estão transformando ocorrências institucionais em _____, estão se pondo em visibilidade.” (Adaptado. Monteiro, G. in Duarte, J. 2003:146) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre a gestão de crise em tempos de mídias digitais, leia o fragmento a seguir. “As ações de comunicação das instituições, no contexto da sociedade de consumo globalizada, devem ser _____, pois, muitas vezes, em um episódio de crise, não basta tentar _____ as informações publicadas na grande imprensa, visto que a produção de sentidos se desdobra pelas redes sociais, ganhando força e voz por meio do cidadão comum. Nesse cenário, os processos de comunicação não se dão mais de forma _____, portanto é _____ pensar em gestão de crise nos mesmos moldes do passado.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
O Departamento de Comunicação em uma situação de crise de imagem que atinja a instituição assessorada deve
Para criar uma imagem favorável e manter a reputação de uma instituição no ambiente das mídias sociais, deve ser adotado o seguinte procedimento:
Sobre a natureza jornalística da notícia empresarial, analise o fragmento a seguir. "As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, e portanto, condutores da notícia, devem ter _____, isto é, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares. Precisam investir em fatos da _____ que formam o presente da empresa. Para assumir seu atributo de _____, as publicações podem, em princípio, apresentar informações sobre quaisquer áreas ou programas de interesse da empresa e seus públicos. Por último devem atender à(os) _____, chegando a todos os públicos de interesse da empresa." Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Com relação ao telejornalismo praticado na fase elitista da TV no Brasil (1950-1964), assinale a afirmativa correta.
Em 1971, a Rede Globo colocou, em sua grade, um noticiário em formato de revista eletrônica, apresentado por Léo Batista e Luís Jatobá, cujo alvo era o público feminino. Hoje, ancorado principalmente nos acontecimentos da manhã e com novos apresentadores, o telejornal continua no ar e é um dos mais longevos da emissora. Essas informações se referem ao
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